Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
3 de novembro de 2020

Piercristiano Brazzale é eleito presidente da FIL/IDF para os próximos 4 anos

ESPECIAIS
Terra Viva

FIL/IDF – Em uma assembleia realizada ontem (02/11/2020) o italiano Piercristiano Brazzale, que já era o presidente do Comitê de Ciências, foi eleito para a presidência da Federação Internacional do Leite/International Dairy Federation (FIL/IDF), indicado pelo Comitê Brasileiro da FIL/IDF. É a primeira vez que um país latino-americano elege um presidente para a entidade.

Piercristiano Brazzale pertence à 8ª geração da família Brazzale que fundou o Grupo Brazzale em 1784, e o grupo desembarcou no Mato Grosso do Sul no Brasil em 1976. Em 2002 assinou um “protocolo verde”, depois de uma década de pesquisas, para criar um ciclo sustentável com foco no bem-estar e eficiência animal, adotando o modelo de agroflorestas.

Em seu discurso de agradecimento, após a eleição, Piercristiano fez um breve histórico de sua trajetória na FIL, dizendo que conheceu a entidade durante o World Dairy Submit realizado em 2010 em Auckland, quando o foco já foi a sustentabilidade.

“Para mim, um empreendedor, nascido e criado no setor lácteo, com uma paixão natural pela produção de leite até sua transformação e comercialização, aquele foi o momento em que comecei um extraordinário e maravilhoso capítulo de minha vida que me deu a possiblidade de conhecer e trabalhar com centenas de profissionais e técnicos incríveis do setor”, disse Piercristiano.

O novo presidente da FIL/IDF passou por diversas comissões da entidade, até ser nomeado para a Presidência do Comitê de Coordenação de Ciência e Programas (SPCC) em outubro de 2018, quando passou a conviver diretamente com os pesquisadores da Federação.

“Minha eleição representa o reconhecimento máximo do trabalho desenvolvido durante meus anos de FIL/IDF”. Ele afirmou que tem consciência da grande responsabilidade que está assumindo, bem como dos enormes desafios que vão além das dificuldades representadas pelo Covid-19, como as mudanças de comportamentos, as relações de trabalho, e um mundo que precisa fazer mudanças rápidas e profundas. “Muitas vezes esses momentos difíceis, podem nos trazer oportunidades”, destacou em seu discurso, acrescentando: “De fato, durante as dificuldades de 2020, a FIL/IDF demonstrou uma excepcional capacidade de reação e resiliência, tendo sido capaz de continuar  trabalhando tanto internamente, através da realização de webinars oportunos e interessantes em benefício de todas as partes interessadas, além de várias reuniões virtuais com as organizações com as quais colaboramos, e mantendo a não menos importante participação nos trabalhos da assembleia geral do Codex, da qual participei junto com uma equipe de alto nível”.

“Ser parte de uma comunidade única do setor lácteo, sem fronteiras, foi bem representado pela minha candidatura como representante do Comitê Brasileiro, embora eu seja italiano. O único lema da FIL/IDF é o bem maior e absoluto do setor de laticínios”, ressaltou Piercristiano, acrescentando que é sua intenção manter a linha de trabalho de sua antecessora, e que irá “reforçar as relações com as instituições e organizações FAO, OMS, ISSO, CODEX, OIE, etc”. 

(Foto da Capa: Facebook.com)

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado