Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Especiais Selectus nº 5766

Parceria entre Sistema FAEMG/SENAR MINAS e Cooprovi investe na capacitação de produtores para produção de leite

Qualidade do leite - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fixou novas regras para a produção de leite no país, especificando os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A.

Fonte: Faemg

As mudanças foram publicadas no fim do ano passado, no Diário Oficial da União, nas Instruções Normativas (INs) 76, e, na 77. Na IN 78, foram definidos os critérios a serem seguidos nas provas de produção.

Para atender os anseios das cooperativas de leite que buscam atender as normas para a qualidade do leite, produtores rurais do Vale do Rio Doce buscam qualificação por meio de cursos do Sistema Faemg/Senar Minas, no município de Virginópolis. Quem tem interesse na qualificação dos produtores e tem dado todo apoio para a promoção dos cursos na região é a Cooprovi - Cooperativa dos Produtores Rurais de Virginópolis.

Somente neste segundo semestre, quatro cursos de Qualidade do Leite foram promovidos na região pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Virginópolis, em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas e apoio da Cooprovi. O mais recente aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro e dez produtores rurais foram capacitados. Ao todo, 40 participantes receberam as instruções de Alberto Magno de Assis.

O instrutor explica que o curso de Qualidade do Leite mostra aos produtores rurais a importância de produzir um leite de qualidade superior, dentro das novas normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Além disso, os produtores vão perceber as vantagens que terão com esse leite de melhor qualidade, conhecer, avaliar esse leite; aprender técnicas para produção e manter as vacas mais sadias e saudáveis o que obviamente também resulta em qualidade”.

Parceria entre Sistema FAEMG/SENAR MINAS e Cooprovi investe na capacitação de produtores para produção de leite

Um dos participantes do curso encerrado no último sábado é funcionário da Cooprovi. Waldeide Costa destacou a importância do curso que ele classificou como fantástico. “Com essa exigência da nova normativa é essencial que todos nós, seja da cooperativa ou produtores que entregam leite façamos esse curso. É uma exigência essa capacitação. Eu fiz pela cooperativa, mas a nossa expectativa é de que todos os cerca de 40 funcionários façam, assim como os quase 400 produtores rurais que entregam o leite falam também. O curso é fantástico e é uma forma de termos segurança na atividade e maior qualidade do nosso leite”, afirma.

A mobilizadora do Sindicato Rural de Virginópolis, Zariff Hercy de Oliveira e Silva, corroborou a fala de Waldeide Costa. “Para que o leite chegue com qualidade até a cooperativa ele precisa ser instruído e é aí que entram Sindicato Rural e o Sistema Faemg/Senar Minas realizando cursos para ensinar aos produtores a produção do leite com qualidade. Dois cursos aconteceram em setembro e outros dois em outubro, o mais recente terminou no último sábado (19)”, contou a mobilizadora.

Parceria entre Sistema FAEMG/SENAR MINAS e Cooprovi investe na capacitação de produtores para produção de leite

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients