Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Negócios Selectus nº 5637

Pão de Açúcar e Extra iniciam parcerias com foodtechs

Parcerias foodtechs - O GPA está formalizando parcerias com foodtechs (startups que aplicam tecnologia à maneira de produzir, vender ou servir alimentos), oferecendo condições especiais para que elas comercializem seus produtos nas redes varejistas.

Fonte: Newtrade

Atualmente, mais de 200 produtos dessas empresas podem ser encontrados nas gôndolas das redes Extra e Pão de Açúcar.

“Iniciar uma parceria comercial com uma foodtech exige cuidado especial que passa tanto pela negociação comercial, quanto pela estipulação de prazos de entrega e pagamento. Sabemos que muitas dessas dificilmente conseguiriam entrar, ou manter uma relação de longo prazo em um grande varejista, por conta da quantidade de processos e condições de prazos e volumes envolvidos. Por isso o GPA, exercendo seu papel de pioneiro no varejo em transformação digital e inovação, revisitou seus procedimentos e criou condições especiais, permitindo que foodtechs e startups com produtos inovadores negociem conosco em uma relação saudável, que beneficie ambas as empresas, respeitando seus tamanhos e objetivos”, explica Illan Israel, Head de Inovação do GPA. “Um exemplo é o processo fast track, que trouxe agilidade ao cadastro. Com um fornecedor tradicional, isso pode levar até 120 dias. Com as foodtechs, conseguirmos reduzi-lo a 30. Temos ainda um processo próprio de logística e prazo de pagamento, criados para atender a realidade de uma startup, e uma área comercial dedicada a produtos e fornecedores diferenciados”, completa o executivo. A partir disso, as startups conseguem acesso mais fácil ao GPA.

Além disso, para facilitar o contato com as foodtechs, a empresa criou o espaço próprio “GPA – Foodtech”, no Cubo Itaú, e mantém parceria com a Liga Retail para a prospecção e relacionamento. Trata-se de um trabalho focado que já tem gerado resultados. A primeira foodtech a fazer parceria com a empresa foi a Cheftime – que inicialmente comercializava exclusivamente por um e-commerce kits gastronômicos já porcionados, ficando para o cliente a responsabilidade da finalização. Após a parceria com o GPA em novembro de 2018, os kits passaram a ser vendidos em lojas físicas e no e-commerce do Pão de Açúcar.

Este ano, a parceria ganhou mais fôlego e começou a aparecer em mais lojas – atualmente ele pode ser encontrado em 28 unidades, incluindo alguns Minuto Pão de Açúcar.

Além da Cheftime, os clientes já encontram nas lojas Pão de Açúcar – e em algumas do Extra – produtos das foodtechs Juice Lab (sucos 100% frutas, sem conservantes, sem corantes e sem açúcar), Organique (chás e energéticos orgânicos), Flow (snacks superfoods veganos e orgânicos), B.eat (snacks saudáveis e naturais), Moti-Moti (mochi recheado com sorvete), Helpie (congelados sem conservantes) e +Mu (alimento em pó hiperproteico). Para as próximas semanas, mais de 30 outras mapeadas entrarão nas lojas. “A escolha do sortimento passa por itens desejados pelos nossos clientes e que tragam novas experiências sensoriais e de consumo – agregando inovação e diferenciação ao portfólio de lojas – ou que estejam focados em necessidades específicas de alimentação, como saudáveis, veganos, low sugar e hiperproteícos, por exemplo”, explica Israel.

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients