Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Especiais Selectus nº 5597

O Brasil volta a se filiar à FIL/IDF

Comitê Brasileiro da FIL/IDF – Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2019 estiveram em Brasília a Diretora Geral da Federação Internacional do Leite (FIL/IDF), Caroline Edmond, e o Presidente do SPCC (FIL/IDF), Piercristiano Brazzale para participar do lançamento oficial do Comitê Brasileiro da entidade, e seus subcomitês.

Fonte: Terra Viva

O Brasil volta a se filiar à FIL/IDFCaroline Emond - Diretora Geral da FIL/IDF); Piercristiano Brazzale - Presidente do Comitê SPCC (Science and Programme Coordination Committee); Guillaume Tessier - Secretário Nacional do CB FIL/IDF; Marcelo Bonnet – Diretor Técnico Científico do CB FIL/IDF

Durante o evento, foram apresentadas várias palestras sobre o papel da FIL/IDF e as necessidades do Brasil ser um membro ativo da organização. Estiveram presentes, entre outros, o Senhor Secretário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, o Diretor-Presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, o Diretor-Executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Oliveira Soares, o Representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala e a Diretora Adjunta da Anvisa, Alessandra Bastos Soares. Todos saudaram o retorno do Brasil à FIL/IDF e afirmaram a importância desse retorno para o setor lácteo brasileiro.

O Brasil volta a se filiar à FIL/IDF

Izis Madruga – Vice-Presidente do CB FIL/IDF; Wilson Massote – Diretor Geral do CB FIL/IDF; Vasco Gama Filho – Presidente do CB FIL/IDF; Piercristiano Brazzale - Presidente do Comitê SPCC (Science and Programme Coordination Committee)

A nova inscrição no Brasil na FIL/IDF ocorreu em junho de 2018, através do esforço das indústrias de laticínios filiadas à Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Indústrias de Laticínios (G100), junto com outras associações (ABIQ e ABLV), que deram o pontapé inicial. Após a constituição do Comitê Brasileiro FIL/IDF (CB FIL/IDF), nomeação do Presidente, Vasco Praça Filho, do Diretor Geral, Wilson Massote Primo, do Diretor Científico, Marcelo Bonnet e do Secretário Geral, Guillaume Tessier, em julho de 2018, foi o momento de constituir os subcomitês, que se reportam tecnicamente aos Comitês Internacionais da FIL/IDF no que se refere ao desenvolvimento de trabalhos técnicos ao longo da cadeia do setor lácteo, bem como poderão opinar sobre o setor como um todo, e trocar opiniões com cientistas e técnicos do mundo todo que sejam filiados à FIL/IDF.

O Brasil volta a se filiar à FIL/IDF

Esses subcomitês são constituídos por especialistas e pesquisadores de cada área, oriundos do meio acadêmico, de entidades de pesquisas, da indústria e do setor produtivo.

Os subcomitês brasileiros e seus chefes titulares são:

- Ciência e Tecnologia: Paulo Henrique Fonseca da Silva – UFJF

- Economia & Política: Paulo do Carmo Martins – Embrapa CNPGL

- Gestão & Sistemas Produtivos: Leorges Fonseca – UFMG

- Higiene & Segurança: Célia Lucia Ferreira - UFV

- Marketing & Comunicação: Elissa Maria Guimarães Massote – Terra Viva Consultoria

- Meio Ambiente: Guillaume Tessier – Terra Viva Consultoria

- Métodos de Amostragem & Análise: Danielle Braga Chelini Pereira - Piracanjuba

- Nutrição & Saúde: Marco Antonio Sundfeld da Gama – Embrapa CNPGL

- Normas, Padrões & Legislação: Geórgia Castro – Arla Foods, Vivanutri

- Saúde & Bem-Estar Animal: Marcos Veiga dos Santos - USP

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients