Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Negócios Selectus nº 5527

Secretário de Agricultura destaca ações para fomento da pecuária na região de Guaratinguetá, durante a LeiteShow 2018

LeiteShow 2018 - O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, destacou a importância da pecuária da Região do Vale do Paraíba durante a abertura da LeiteShow 2018, no dia 24 de outubro de 2018, em Guaratinguetá. Na oportunidade, o titular da Pasta lembrou que a região já foi a maior produtora de leite do País e possui a melhor genética da raça Holandesa.

Fonte: SAA/SP

A pecuária é a principal atividade da região de Guaratinguetá, sendo que a produção de carne bovina é a principal, seguida da produção de leite. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), em 2017, o Valor da Produção Agropecuária (VPA) da região para a pecuária de corte foi de R$ 225.692.109,00 e a pecuária leiteira foi de R$ 172.710.200,00. Foram produzidos 132.854 de litros de leite no último ano.

Para o secretário de Agricultura, o leite é fundamental para a qualidade de vida do cidadão paulista. “Fornece proteína, energia, vitaminas e sais minerais, sendo um importante alimento, além de ser uma atividade econômica geradora de emprego e renda no campo, na indústria e no comércio, ou seja, é um forte vetor do desenvolvimento social e econômico”, destacou Jardim.

Em 2017, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento lançou o Plano Mais Leite, Mais Renda, com o objetivo de fortalecer a bovinocultura de leite paulista, gerando emprego e renda, principalmente à agricultura familiar; alimentos seguros e em harmonia com o meio ambiente; e a retomada do protagonismo do Estado de São Paulo na produção leiteira.

“Atualmente, o Estado de São Paulo produz apenas 30% do que consome, tendo que importar leite. Nós temos como meta ampliar, até 2027, a produção de 1,77 bilhão para 2,5 bilhões/litros/ano, o equivalente a 41%, elevando a produtividade de 1.380 para 2.000 litros/vaca/ano, com uma taxa de crescimento geométrico de 3,5% ao ano”, disse o secretário.

Brasil alimentando o mundo

O secretário de Agricultura destacou que o Estado tem a função de criar novas políticas públicas, incentivar novas tecnologias para aumentar a produtividade do setor agropecuário “para que o País atinja sua expectativa de ser um dos principais fornecedores de alimentos para o mundo”, disse.

De acordo com Francisco Jardim, a estimativa de aumento de produção de alimentos mundial é de 20% a cada dez anos até 2050. “A responsabilidade do setor produtivo brasileiro é muito grande. Enquanto outros países têm que elevar sua produção, o Brasil terá que produzir 40% a mais neste mesmo período para atender a sua demanda interna e externa. Nossa natureza é abençoada. Temos terra fértil, temperaturas favoráveis e água. Por isso, é preciso incentivar novas pesquisas e tecnologias para produzirmos cada vez mais, com qualidade e sustentabilidade”, afirmou.

Concessão de uso do Ribeirão Piaguí

Durante a LeiteShow, o secretário de Agricultura autorizou a concessão administrativa para o uso da água da Microbacia do Ribeirão Piaguí, em Guaratinguetá, com o objetivo de regularizar a situação dos produtores rurais que dependem desses recursos hídricos para fomentar sua produção agropecuária.

O polder Piaguí foi construído pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) na década de 60, e tem 16 quilômetros de extensão. São 1.300 hectares de canais de irrigação por gravidade e drenos coletores, beneficiando mais de 150 mil pessoas de mais de 100 famílias de produtores rurais.

Para o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, a concessão fomentará a produção agropecuária da região. “Nós sabemos da importância do campo para a produção de alimentos, então temos que incentivar o produtor rural a aumentar sua capacidade de produção, buscando novos mercados, oferecendo recursos e tecnologias para melhorar sua produtividade, pois uma agricultura forte fortalece no município”, declarou.

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients