Hoje é comemorado o Dia da Educação Rural no Uruguai
Educação Rural/Uruguai – Hoje é comemorado o Dia da Educação Rural. Cada ano um lugar diferente é escolhido para a realização da festa, ainda que a homenagem seja realizada em todo o país.
Este ano será o Departamento de Tacuarembó, mais precisamente em Laguna de las Lavanderas, o lugar escolhido para festejar a riqueza desta poderosa e imensa rede educativa que se extende por todo o país em mais de 1.100 escolas, cuja identidade pedagógica trabalha pelo futuro melhor para todas as crianças que vivem no meio rural”, expressou o Conselho de Educação inicial e Primária (CEIP). “Participarão delegações de alunos de escolas rurais de todos os departamentos, que se reunirão em Laguna de las Lavanderas, para mostrar a poderosa e imensa rede educativa distribuída em todo o território nacional”.
15 de maio de 1958
A CEIP lembrou que o Dia da Educação Rural é comemorado no dia 15 de maio porque foi nessa que no ano de 1958, o então Conselho de Educação Primária e Normal aprovou a criação de uma Departamento de Educação Rural, antecessor do atual Departamento de Educação para o Meio Rural.
Escolas Rurais em Crise
A data é oportunda para refletir sobre a importância dos centros educativos no meio rural, que além de sofrerem com a crise pela qual passa toda a educação, sofre ainda com as dificuldades próprias do meio rural.
No Uruguai existem 1.125 escolas rurais, com 20.000 alunos, cerca de 18 alunos por unidade, informou CEIP. Desse total, 590 escolas têm menos de 10 alunos, 250 têm até 5 crianças e 20 escolas contam com apenas um aluno. O ano passado, um boletim publicado em El País destacou que “cada ano se perdem dez escolas rurais por falta de alunos. As matrículas foram reduzidas para menos da metade em quatro décadas, e a tendência é cair mais”.
















