Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
13 de outubro de 2022

Primeira deflação no grupo de Alimentação e Bebidas em 10 meses com queda no preço do leite longa vida

DESTAQUE
Fonte: Terra Viva | Dados: IBGE | Foto de capa: Adobe Stock | Monticellllo

leite longa vida- Essa semana o IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA de setembro. O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor produz esse índice desde 1979 com pequenas alterações na abrangência geográfica.

Neste último mês o IPCA registrou deflação de 0,29%, menor variação para um mês de setembro desde o início da série histórica. Ainda assim, a inflação acumula alta de 4,09% no ano e 7,17% nos últimos 12 meses, que mesmo alta é abaixo do que o IPCA acumulado nos 12 meses anteriores, de 8,73%.

O grupo de transportes registrou a menor queda (-0,41%), porém é possível verificar uma desaceleração de agosto (-3,37%) para setembro. A queda dos combustíveis (-8,50%), em particular a gasolina (-8,33%) é o motivo desta deflação no grupo de transportes.

O grupo de alimentação e bebidas registrou a sua primeira deflação em 10 meses, com queda de 0,51% que foi puxado também pelos preços do leite longa vida que caíram 13,71% contribuindo com -0,15 pontos percentuais no resultado do mês. O leite longa vida ainda está em destaque de inflação que já acumula 36,93% nos últimos 12 meses.

Com exceção do preço do requeijão – com dados da pesquisa em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro – que registrou queda de 0,81%, os demais produtos lácteos registraram aumentos no preço, com destaque para o leite condensado com aumento de 5,54%.

 

 

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado