Recuo no Índice FAO dos preços dos alimentos em dezembro

07/01/2016 – FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura

Tradução Livre: Terra Viva


Uma oferta abundante e fraco crescimento econômico pressionam as cotações para baixo pelo quarto ano consecutivo

As cotações dos principais alimentos caem pelo quarto ano consecutivo em 2015, perdendo 19,1% de seu valor em relação ao ano precedente à medida que a contração da economia mundial mostra baixas acentuadas dos metais e ao mercado de energia.

O Índice FAO dos preços dos alimentos foi de 164,1 pontos em 2015, fechando o ano com 154,1 ponto.

Em dezembro, o índice caiu 1% em relação ao valor revisado de novembro. A baixa nos preços da carne, dos produtos lácteos e dos cereais foram compensadas pelos ganhos do açúcar e óleos vegetais.


“Uma oferta abundante dentro de um contexto de fraca demanda mundial e a valorização do dólar são as principais razões da fraqueza geral que domina os preços dos alimentos em 2015”, disse Abdolreza Abbassian, economista chefe da FAO.

O Índice FAO dos preços dos alimentos é um índice ponderado que mede a variação mensal de cinco categorias principais dos gêneros de primeira necessidade no mercado internacional: cereais, óleos vegetais, produtos lácteos, carne e açúcar.

 

FRACO PREÇO DO MILHO, E AUMENTO NO DE AÇÚCAR

 

O índice FAO dos produtos lácteos caiu 1% em dezembro. A média anual ficou 28,5% abaixo do nível médio de 2014, sendo responsável pela mais forte queda registrada entre todos os alimentos.

O índice FAO dos preços da carne em dezembro caiu 2,2% pelo fato de uma alta produção de carne suína na Europa e de uma demanda de carne bovina importada dos Estados Unidos. A média anual do índice da carne caiu 15,1% em relação a 2014.

O índice FAO dos preços dos óleos vegetais aumentou 2,1 % em dezembro, sobre o efeito das incertezas em relação à colheita de soja no Brasil, mas, mesmo assim, a média do ano está 19% menor que o ano precedente.

O índice FAO dos preços do açúcar subiu 0,6% em dezembro, mas a média anual é 21% menor que a verificada no ano passado.

 

O Índice FAO dos preços dos alimentos chegou em 154,1 pontos em dezembro de 2015, perdendo 1,5 pontos (1%) em relação ao valor revisado de novembro. As cotações internacionais de todos os alimentos utilizados no cálculo do índice caíram, exceto açúcar e óleos vegetais. Na média do ano, o índice atingiu a média de 164,1 pontos, ou seja, perto de 19% menos que o verificado em 2014, constituindo, pois, o quarto ano consecutivo de queda.