Logo

ESPECIAIS

Proagro - Por conta das restrições impostas pelo combate à disseminação do novo coronavírus, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou que os produtores rurais beneficiários do Proagro façam a comunicação de perdas de forma remota. 

Quinta, 02 Abril 2020 11:24

EUA - Leite indo pelo ralo

Leite/EUA – De Nebraska a Pensilvânia fazendeiros estão jogando leite pelo ralo.

Mercados/UE – À medida que mais e mais mercados se fecham em todo mundo na tentativa de conter a disseminação do coronavírus, a falta de demanda e as incertezas em torno do comércio futuro enfraquecem o mercado de lácteos.

Plantadeira de Palma - A primeira plantadeira de palma forrageira do Brasil conseguiu aliar tecnologia a produtividade. 

Recessão – O mundo está mergulhando em uma recessão devastadora provocada pela pandemia de coronavírus.

Exportações/NZ – A Fonterra anunciou que suas exportações de lácteos a partir da Nova Zelândia, em fevereiro, caíram 6,1%.

Preço/MG - Em Minas Gerais, o preço do leite pago ao produtor em março (referente ao volume captado em fevereiro) registrou alta de 1,78% em relação ao mês anterior, chegando a R$ 1,45 por litro na média líquida, segundo a pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Doações de laticínios - As empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) estão juntas em uma grande ação de responsabilidade social neste momento de crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Coronavírus - Uma medida do Ministério da Agricultura vai beneficiar pequenos laticínios com dificuldades de vender sua produção por causa da pandemia do coronavírus.

Serviço de Inspeção - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem mantido em funcionamento suas atividades essenciais, com todos os cuidados necessários.

Pecuária Leiteira - Com área ocupada de cerca de 15 milhões de hectares no Brasil, segundo estudo dados do Censo Agropecuário 2017 do IBGE, os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) favorecem diversas estratégias produtivas, entre elas a pecuária leiteira – com maior produção de leite e embriões – e a produção de madeira.

Leite/Japão – O governo do Japão anunciou que estará aumentando o apoio aos produtores e processadores de leite para mitigar o impacto com a redução do consumo de leite nas escolas, decorrente da decisão governamental de fechar todas as instituições de ensino por causa do Covid-19.

Produção/AR – Dados do boletim publicado pelo Observatório da Cadeia Láctea da Argentina (OCLA) mostra que em fevereiro houve aumento de 15,4% na produção de leite na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Terça, 31 Março 2020 07:55

NE: Impacto das chuvas no mês de março

Chuvas/NE - Segundo Merinaldo Alvez Bezerra, Pós graduado pela Esalq- MBA em agronegócios, produtor de leite em Pernambuco,  com larga experiência técnica de gestão em diversos laticínios do Nordeste, o impacto positivo das fortes chuvas que aconteceram nos últimos dias no Nordeste será a  redução dos custos com o suporte forrageiro abundante.

SIF - OFÍCIO-CIRCULAR Nº 28/2020/DIPOA/SDA/MAPA

Preço CEPEA – O preço do leite pago ao produtor em março (referente ao volume captado em fevereiro) registrou alta de 1,4% em relação ao mês anterior, chegando a R$ 1,4376/litro na “Média Brasil” líquida, segundo pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Importações/China – Dados recentemente divulgados sobre as importações de lácteos pela China destacam que o coronavírus não impactou tanto as compras do país como o previsto.

Coronavírus e o agro - Confira os impactos da doença em cada cultura do agronegócio, segundo levantamento da consultoria Cogo – Inteligência em Agronegócio.

Descarte do leite - Na região de Serra Dourada, na Bahia, 15 mil litros de leite estão sendo descartados diariamente.

Pecuária leiteira 4.0 - Agricultura 4.0 é um termo ao qual já estamos habituados mas e pecuária 4.0? E na atividade leiteira?