Logo

SETORIAL

Crédito Rural - O Banco do Nordeste atendeu solicitação feita pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e anunciou a prorrogação do prazo das operações de crédito rural para auxiliar os produtores rurais durante a crise do coronavírus.

IPPA/Cepea - Em março, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) teve alta expressiva de 6,5% frente a fevereiro, em termos nominais.

Financiamento - Nos últimos oito meses, até março deste ano, os financiamentos contratados pelos produtores rurais somaram R$ 140,8 bilhões, aumento de 11% em comparação a igual período da safra passada.

Abastecimento agrícola - Dados levantados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que o Brasil tem condições de suprir as necessidades básicas de consumo da população durante e após a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Soja - A colheita de soja atinge 82,2% da área estimada, conforme o levantamento semanal de Safras & Mercado para o andamento dos trabalhos, com dados recolhidos até 3 de abril. Na semana anterior, a colheita estava em 74,4%.

Máquinas agrícolas - As vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias pela indústria a concessionárias no Brasil saltaram 10% em março quando na comparação com mesmo mês do ano passado, enquanto também avançaram fortemente ante fevereiro.

Soja - O Brasil está colhendo uma safra de soja de 123,5 milhões de toneladas - a melhor da história, superando em 1,5 milhão de toneladas o recorde anterior, 2017/18, numa área de 36,8 milhões de hectares, conforme dados divulgados pelo Rally da Safra.

Pandemia - O produtor rural brasileiro tem buscado informações para encarar o novo coronavírus, de forma a evitar que o prejuízo já esperado fique ainda maior.

Vacinação - A última etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul vai até o dia 14 e vem acontecendo em ritmo semelhante ao da etapa realizada em novembro.

Homeopatia - Tratamentos alternativos, como homeopatia e fitoterápicos, além de boas práticas em sistemas de produção animal, podem contribuir para redução do uso de antibióticos e antiparasitários.

Estiagem/SC - Lavouras de Santa Catarina sofrem com a falta de chuvas. Desde junho de 2019, o estado vem passando por períodos de estiagem, que afetam principalmente a produção de milho, feijão e leite.

Milho - Começaram a ser comercializado no Rio Grande do Sul as primeiras sacas de milho a preço de balcão e trazido da região centro-oeste para amenizar as perdas com a estiagem e o já elevado déficit do grão no Estado.

PIB agronegócio - O Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio de Minas Gerais cresceu 5,12% em 2019, representando 36% do PIB estadual.

Vacinação - Os produtores agropecuários não serão cobrados pelas declarações de comprovação em caso de atraso no calendário de vacinação contra febre aftosa do rebanho bovino e bubalino no primeiro semestre.

Logística - O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou ontem, 30, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto que a logística de transporte do país está funcionando, principalmente para garantir o abastecimento de insumos essenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

Safra de grãos - A produção nacional de soja na temporada 2019/2020 deve alcançar 124,2 milhões de toneladas, estimou a consultoria Safras & Mercado na sexta-feira, ante previsão de 124,55 milhões de toneladas divulgada em fevereiro.

Comercialização de alimentos - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu com o governo federal medidas de apoio à comercialização de alimentos por meio de programas públicos de aquisição direto dos produtores rurais, além de ações voltadas para o crédito rural e para a garantia da logística de distribuição e abastecimento para a população durante este período de pandemia do Covid-19.

Seca/RS - Prejuízos afetam da produção de soja até a pecuária de leite. Estudos apontam aquecimento global como motivo.

FCO Rural - Um total de 17 cartas foi aprovado para receber recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), na linha FCO Rural, nesta quinta-feira, 26 de março.

Agricultura Familiar - A determinação do Governo do Estado de que, mesmo com a situação criada pela pandemia do coronavírus, não apenas está mantida a compra de alimentos da agricultura familiar, como o volume será ampliado com aporte extra de R$ 20 milhões, animou as associações e cooperativas de produtores, que veem nisso a possibilidade de manutenção dos planos para seus negócios.