Logo

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

Coronavírus - O governo do Vietnã colocou uma comunidade rural de 10.000 habitantes em quarentena por 14 dias para conter a epidemia do coronavírus (Covid-19), segundo informa a agência Associated Press.

USDA - O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim mensal de oferta e demanda confirmando as expectativas do mercado com redução nos estoques norte-americanos e aumento das exportações de soja.

Coronavírus - O avanço do coronavírus na China deve afetar mais os mercados agrícolas do que o Sars em 2003, já que a China é atualmente um consumidor muito maior de produtos globais, avalia o chefe de pesquisa em alimentos e agronegócios do Rabobank na Austrália, Tim Hunt.

EUA x China – O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou ao ataque, tirando a China, e outros 20 países, da lista de países classificados “em desenvolvimento”, condição que lhes permitia gozar de certas preferências especiais nas relações comerciais com o país norte-americano. A decisão atinge a Argentina, que também foi retirado da lista, assim como o Brasil e a Colômbia.

Aumento de mortes pelo coronavírus - A Comissão Nacional de Saúde da China informou que mais 108 pessoas morreram pelo novo coronavírus nessa segunda-feira (10), elevando o número de mortes no país para 1.016.

Brexit - A saída do Reino Unido da União Europeia significa mais liberdade de negociação com o Brasil, na visão de Daniel Toledo, da Toledo e Advogados Associados. “Há dois anos, o Reino Unido vem tentando essa separação, que é um conglomerado de dez países que mais investem e possuem parcerias com o Brasil, ocupando o 7º ou 8º lugar”, explica. 

Comércio mundial - Enquanto o Brasil avançou na redução da burocracia para exportar e importar, países da América do Sul ainda precisam investir em modernização dos processos relacionados ao comércio exterior. Para estimular esses países, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem feito convênios com entidades do setor industrial para levantar os gargalos que impedem um fluxo de comércio mais rápido.

Tarifas/China - O governo chinês afirmou ontem que irá reduzir pela metade tarifas sobre cerca de 1,7 mil produtos dos Estados Unidos.

USDA - O Brasil deverá colher uma safra recorde de 124,5 milhões de toneladas de soja em 2019/20, disse na quarta-feira o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), em relatório, elevando sua previsão para a temporada.

Sexta, 07 Fevereiro 2020 13:56

EUA buscam maior renda agrícola em 7 anos

Renda agrícola - Devido a uma recuperação constante, a renda agrícola dos Estados Unidos este ano será a mais alta desde 2013, o pico do boom das commodities, disse o governo na quarta-feira.

Cereais/FAO – A FAO publicou a estimativa da produção mundial de cereais em 2019, que pode chegar ao nível recorde de 2.715 milhões de toneladas, uma alta dde 2,3% em relação ao ano anterior.

Produção local - A China irá diversificar canais de importação, aumentar as aquisições de produtos agrícolas que atendam à demanda doméstica e intensificar o apoio ao cultivo de soja com alto rendimento, disse ontem a imprensa estatal do país.

Coronavírus pode afetar o PIB - A epidemia de coronavírus na China e seus efeitos sobre a economia global devem contribuir para a desaceleração da atividade no Brasil no primeiro trimestre de 2020, o que tem levado economistas a rever para baixo as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB).

Parceria FAO -  A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil e o Governo do Piauí estão discutindo parcerias para execução de ações no estado com o apoio da agência da ONU.

Projeção de crescimento mundial - O medo da propagação do vírus paralisou a China, o que tem efeitos para a economia mundial ainda difíceis de quantificar.

Reunião - A relação comercial entre Brasil e China foi o tema central da reunião entre a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o embaixador chinês Yang Wanming, na manhã desta terça-feira (4).

Emissões de gases - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, diz que "grandes emissores" de gases causadores do efeito estufa deveriam se esforçar mais para chegar à neutralidade de carbono no combate às mudanças climáticas.

La Niña - De acordo com o Climate Prediction Center, há previsão de um novo episódio de La Niña que vai influenciar todo o clima global no segundo semestre deste ano. 

Coronavírus - O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, disse nesta terça-feira que é muito cedo para adotar outras medidas de flexibilização, embora ele prestará "atenção máxima" ao impacto econômico do surto de coronavírus na economia e na inflação do Japão.

Grãos/AR - As exportações argentinas de grãos e derivados geraram receita de US$ 1,614 bilhão em janeiro.