Logo

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

Exportação - A economia da zona do euro deve ter recuperação modesta neste ano, mas a hesitante confiança de empresários e consumidores indica que não se deve esperar aceleração do crescimento nos próximos dois anos nos 19 países da união monetária, apontam analistas.

Segunda, 27 Julho 2015 16:18

Economia mundial patina

Índice PMI - O índice PMI, que mede a atividade manufatureira, continua alternando altas e baixas, mostrando que a economia mundial continua patinando. O índice de gestores de compras (PMI, na sigla inglesa) para a indústria e serviços da Zona Euro, apurado pela Markit Economics, desceu de 54,2 pontos em junho – recorde de quatro anos – para 53,7 pontos em julho. O valor fica acima do limite de 50 pontos, que separa o crescimento da contração. Nos Estados Unidos, o PMI Flash subiu ligeiramente, de 53,6 em junho (menor em 20 meses) para 53,8 pontos em julho.

Segunda, 27 Julho 2015 16:17

Preços agrícolas devem cair 11%

Preços agrícolas - Os preços agrícolas médios devem cair em torno de 11% neste ano em comparação com 2014.

China - O índice de desemprego urbano na China no primeiro semestre de 2015 manteve-se abaixo de 4,5%, evidenciando a "estabilidade do mercado laboral", anunciou hoje (24) o ministério chinês dos Recursos Humanos e Segurança Social. Entre janeiro e junho, o número de novos postos de trabalho nas zonas urbanas da China atingiu 7,8 milhões, mais da metade dos 10 milhões prometidos pelo governo, indicou um porta-voz do ministério.

 

Notícia na íntegra

Zona do euro - O aumento dos receios de que a Grécia poderia sair da zona do euro contribuiu para um leve abrandamento do ritmo da atividade econômica no bloco monetário em julho, de acordo com a leitura preliminar do índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta sexta­-feira pela Markit. As sondagens, contudo, mostram que a região segue em recuperação, ainda que modesta.

Segunda, 27 Julho 2015 14:52

Trabalho na Espanha

Espanha - O desemprego na Espanha caiu ao menor nível em quase quatro anos no segundo trimestre, aumentando as expectativas de que o aumento do crescimento esteja se traduzindo na criação de postos de trabalho. O índice de desemprego caiu de 23,8% no primeiro trimestre para 22,4% no período entre junho e abril, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas.

Grécia - O Parlamento grego aprovou esta noite, com ampla maioria, apesar das dissidências no Syriza, o segundo pacote de medidas acordado com os parceiros da Zona do Euro.

Protestos/França - Os agricultores franceses barraram as vias em várias partes do país, inclusive arredores de Lyon, exigindo que as autoridades tomem medidas para o aumento de preços de compra de produtos agrícolas, transmite a RTL.

Ásia - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, iniciou nesta quarta-feira, 22, um périplo de uma semana por quatro países asiáticos: Cingapura, Timor-Leste, Vietnã e Japão.

EUA - O número de novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caiu na semana passada ao menor nível em mais de 41 anos e meio, sugerindo que o mercado de trabalho manteve um ritmo sólido de crescimento em julho.

Grãos/Irã – Importadores iranianos arremataram mais de 200 mil toneladas de milho e soja da América do Sul nas últimas semanas, as primeiras grandes compras de grãos em meses para reforçar os estoques domésticos, disseram operadores do mercado nesta terça-feira.

El Niño – El Niño no oceano Pacífico está ganhando intensidade e deverá se prolongar, elevando as temperaturas e reduzindo as chuvas na Austrália até o ano que vem, disse o escritório de meteorologia do país.

Emergentes – O desemprego aumentou muito nos mercados emergentes neste ano, revertendo uma queda que já durava seis anos. Nos países desenvolvidos, no entanto, a redução continua.

Quarta, 22 Julho 2015 23:51

Mercado de milho de olho em Pequim

Milho/China – A China continua a provocar sobressaltos no mercado internacional de milho. É assim desde que o país, em meio ao crescente consumo de carnes de sua população, há alguns anos deixou de ser um exportador relevante do grão e passou a sinalizar que, em algum momento, se transformaria em grande importador.

Commodities – Bloomberg Commodity Index – um dos índices internacionais que reflete a evolução dos preços dos contratos futuros de matérias-primas – chegou a registrar 96,19 pontos (o menor nível desde junho de 2002). No último ano acumula queda superior a 25%.

Eurozona – A proposta de realizar um referendo na Finlândia sobre a saída do país da zona do euro obteve já 26.000 assinaturas logo nos primeiros dias após a sua apresentação. Para que a proposta seja submetida à votação no Parlamento são precisas pelo menos 50.000 assinaturas, coletadas no período de seis meses.

 

 

Grécia – O governo grego apresentou nesta terça-feira ante o Parlamento um projeto de lei com um segundo pacote de medidas acordadas com os credores para garantir um novo resgate ao país, indicaram fontes parlamentares.

Taxa/Peru – O Peru perdeu sua apelação, nesta segunda-feira, em uma disputa sobre taxação da importação de produtos agrícolas, um caso levado à Organização Mundial do Comércio pela exportadora de açúcar Guatemala dois anos atrás.

Seca/Itália – Uma onda de calor na Itália já custou ao setor agrícola pelo menos 200 milhões de euros (215 milhões dólares) em prejuízos com a seca nas plantações, o sofrimento do gado e a escalada geral dos preços, disse uma associação de agricultores italianos nesta terça-feira.

Importações/China – As aquisições externas de soja pela China em junho subiram para o segundo nível mensal mais alto uma vez que os compradores do maior importador do mundo estocaram o grão barato dos produtores da América do Sul, mostraram nesta terça-feira dados da alfândega.