Logo

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

Brics - A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu ontem (24), em São Paulo, os ministros de Agricultura dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Cotação - Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fecharam a terça-feira com preços em elevação. A China isentou de tarifa a compra de um bom volume de soja americana por empresas do país asiático. O novo sinal de avanço nas negociações entre os dois países assegurou a elevação.  

 

Bolhas financeiras - Ao longo do tempo, a história econômica, de certo modo, se resume à repetição de uma narrativa que descreve a formação de bolhas financeiras e seus posteriores estouros, aos quais se seguem períodos de correção dos desequilíbrios e recuperação da atividade, até a formação da próxima bolha.

USDA – A qualidade das lavouras de milho nos Estados Unidos melhorou na semana passada, de acordo com o Departamento de Agricultura do país (USDA).

Inflação/Venezuela - A ditadura de Nicolás Maduro iniciou um processo de tentativas de conter a inflação que pode, ao exemplo do visto em outros países latino-americanos, motivar a sua própria queda.

Mercado/China - O 2º seminário Serviços Financeiros Brasil/China promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na última quinta-feira (19/9), chamou atenção para a parceria entre empresas que desejam acessar o mercado chinês e instituições bancárias do gigante asiático.

Guerra comercial - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que seu governo estava "fazendo muito progresso" com a China, à medida que as negociações comerciais entre autoridades de menor escalão continuam pelo segundo dia, com Washington retirando tarifas sobre mais de 400 produtos chineses.

Temperatura do planeta - Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a média da temperatura do planeta poderá aumentar em até 3,4 º C até o final deste século.

Greve pelo clima - Uma greve global pelo clima começou nesta sexta-feira (20) em mais de 130 países. O objetivo é exigir ações concretas contra as mudanças climáticas.

EUA x China - Na tentativa de, finalmente, buscar um acordo comercial com os Estados Unidos, um grupo de oficiais chineses irá visitar áreas de produção agrícola norte-americanas nos próximos dias. De acordo com agências internacionais de notícias, o objetivo dos representantes da nação asiática é o de encontrar pessoalmente os produtores rurais para conhecer os problemas que vêm enfrentando com a guerra comercial. 

Veto ao acordo - Parlamentares do Conselho Nacional da Áustria, que é a Câmara Baixa do Legislativo local, aprovaram uma resolução obrigando o governo federal a vetar, nas instâncias europeias, o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.

Brexit sem acordo - A União Europeia emitiu um alerta contundente, nesta quarta-feira, afirmando que o Reino Unido ruma para uma separação danosa do bloco, já que as ideias do governo britânico sobre a polêmica envolvendo a fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte não resultaram em um acordo, seis semanas antes de o país romper com a UE.

Taxa de juros/EUA - O Federal Reserve cortou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira pela segunda vez este ano, em uma medida amplamente esperada e com o objetivo de sustentar a expansão econômica do país - que já dura uma década -, mas deu sinais mistos sobre o que pode acontecer a seguir.

Projeção do PIB - A OCDE cortou a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano e no próximo, projetando expansão do PIB de 0,8% e 1,7% – respectivamente. A estimativa anterior era de crescimento de 1,4% em 2019 e de 2,3% em 2020.

Taxa de juros - O BoJ (Bank of Japan) manteve sua política monetária nesta quinta-feira (19), permanecendo com a taxa básica de juro em território negativo, de 0,1%.

Reunião dos Brics - Os ministros da Agricultura dos países que compõem o Brics se reunirão nos próximos dias 25 e 26 de setembro em Bonito, principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.

Cobrança de impostos - Quem recebe altos salários no Brasil paga, em média, 32% menos impostos do que pessoas de alta renda em países que compõem o G-7 (grupo das nações mais industrializados do mundo, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e 31% menos que a média de pessoas nas mesmas condições na União Europeia.

Brasil x China -  De janeiro a agosto as exportações brasileiras para a China tiveram uma queda de 2,28% e somaram US$ 45,532 bilhões. No mesmo período, as importações totalizaram US$ 23,736 bilhões, com uma contração de 2,26%.

Comércio de serviços - O comércio mundial de serviços comerciais perdeu força no segundo trimestre de 2019, de acordo com o novo Barômetro de Comércio de Serviços da OMC, lançado em 16 de setembro.

China - O premiê chinês, Li Keqiang, disse nesta segunda-feira que é "muito difícil" para a economia da China crescer a uma taxa de 6% ou mais por causa base elevada de onde estava partindo e do cenário internacional complicado.

"plano de saúde"