Logo

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

Acordo Mercosul-UE - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na quarta-feira, 20, ao receber uma delegação de parlamentares da Dinamarca que a aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia pelos parlamentos de todos os países europeus envolvidos vai depender muito de o Brasil, que é o principal país do Mercosul, ser capaz de mostrar que tem posições claras sobre temas como o meio ambiente, que gera muita sensibilidade entre os europeus.

Guerra comercial - O presidente da China, Xi Jinping, disse que o país asiático quer “trabalhar em um acordo” com os Estados Unidos para resolver a guerra comercial, mas alertou que, caso contrário, revidará, se necessário.

Milho/AR - Em levantamento semanal, realizado pelo Ministério da Agricultura da Argentina, indicou que o plantio de milho safra 2019/2020 atingiu 46% da área prevista em um pouco mais de 9 milhões de hectares até essa quinta-feira, 21.

Taxa de juros - O Banco da Reserva da África do Sul (SARB, na sigla em inglês) decidiu nesta quinta-feira manter a taxa básica de juros em 6,50% ao ano. A decisão foi apoiada por três membros do comitê de política monetária, enquanto dois votaram por um corte de 25 pontos-base neste mês.

Nitrogenados - O óxido nitroso (N2O) (mais conhecido como gás hilariante) é um poderoso contribuidor para o aquecimento global, sendo 265 vezes mais eficaz na retenção de calor na atmosfera do que o dióxido de carbono e esgota nossa camada de ozônio. Foi isso que informou um estudo publicado na Nature Climate Change. 

Acordo comercial - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu que a China faça mais concessões para que as duas maiores economias do mundo concluam a primeira fase de um acordo comercial.

Argentina - Em seu primeiro contato formal com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, adiantou que está disposto a cumprir com os compromissos assumidos pelo país, mas com uma condição: não haverá mais ajuste fiscal.

BCE - O Banco Central Europeu (BCE) alertou sobre possíveis efeitos colaterais de sua política monetária ultra-acomodatícia, ao destacar que anos de medidas de estímulos destinadas a impulsionar a economia da zona do euro estão contribuindo para a deterioração da estabilidade financeira.

Fed - O Federal Reserve está com a taxa de juros no nível apropriado para a economia dos Estados Unidos, disse nesta terça-feira o presidente do Fed de Nova York, John Williams.

Tarifas/EUA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que ele aumentará as tarifas sobre as importações de produtos chineses se nenhum acordo comercial for fechado com Pequim para acabar com uma guerra comercial retaliatória que abalou os mercados e prejudicou o crescimento no mundo todo.

Exportações de alimentos – A Argentina exportou 35 milhões de toneladas de alimentos entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 16% na comparação com igual período do ano passado, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do país. No período, a receita com nove primeiros meses de 2018.

Ajuda a agricultores - Os Estados Unidos irão iniciar a segunda rodada de ajuda a agricultores prejudicados pela guerra comercial entre o país norte-americano e a China, nesta semana.

Segunda, 18 Novembro 2019 14:51

UE pode sofrer desastre econômico sem OGMs

Culturas GM - O Comissário Europeu de Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, defendeu a posição da União Europeia como o segundo maior importador de soja geneticamente modificada em todo o mundo.

Cúpula do Brics - Reunidos durante a XI Cúpula do Brics, os chefes de Estado dos cinco países aprovaram na quinta-feira (14) a Declaração de Brasília, com as principais decisões do grupo.

Brexit - Apesar da apreensão causada pela demora no processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit pode abrir possibilidades comerciais para o Brasil.

Fórum do Brics - A diminuição do protecionismo é essencial para enfrentar a desaceleração econômica global, disseram nesta quarta-feira, 13, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.

Venda de soja - O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de 129 mil toneladas de soja para a China nesta sexta-feira (14).

Novas tecnologias - Embora seja verdade que precisamos maximizar o uso de recursos disponíveis localmente nas áreas rurais, a aplicação de novas tecnologias pode contribuir bastante para melhorar a qualidade de vida nas áreas rurais.

BRICS – O presidente chinês, Xi Jinping, chegou na noite de terça-feira em Brasília para assistir à XI Cúpula dos BRICS, um bloco de mercados emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Aquecimento global - Uma descoberta atual afirmou que os principais causadores do aquecimento global não são as vacas, como muito vem se afirmando por algum tempo.

"plano de saúde"