Logo

DESTAQUE

Sexta, 20 Setembro 2019 15:39

Custos de produção caem em agosto

Custos de produção - Os custos de produção da pecuária leiteira registraram ligeira queda em agosto. O Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os gastos correntes da propriedade na “média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), recuou 0,45% frente a julho e o Custo Operacional Total (COT), que engloba o COE, o pró-labore e as depreciações, 0,43%.

Exportações de lácteos - Em agosto, os embarques nacionais de produtos lácteos subiram, enquanto as importações ficaram praticamente estáveis. As exportações totalizaram 1,8 mil toneladas em agosto, elevação de 2,2% frente a julho, mas recuo de 10,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Leite UHT - O preço do leite longa vida recebido pelas indústrias em negociações com o atacado paulista registrou expressiva alta de 7,3% de julho para agosto, fechando o mês a média de R$ 2,53/litro.

Preço Cepea - Depois de registrar forte queda acumulada de 12,1% em julho e agosto, em termos reais (deflação pelo IPCA de agosto/19), os preços do leite recebido por produtores podem reagir em setembro.

Doação - No mês de setembro a Associação Lajeado de Futsal (Alaf) e a Cooperativa Languiru destinaram 594 litros de leite, arrecadados em campanha junto aos torcedores no dia 30 de agosto.

Sexta, 20 Setembro 2019 10:13

O aumento da concentração

Lácteos/NZ – O resultado do Global Dairy Trade foi muito bem vindo e revela o quão dependente é a Nova Zelândia do mercado chinês, que embora seja lucrativo, não é sem riscos.

Aliança Láctea - A reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB) realizada ontem em Florianópolis (SC), debateu sobre os resultados positivos e as principais dificuldades do setor leiteiro depois da implementação das Instruções Normativas do Leite (INs) 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que desde 30 de maio, alteram a forma de produção, coleta e armazenagem do leite cru em todo o território nacional.

Sexta, 20 Setembro 2019 10:05

Conaprole recupera captação

Captação/UR – A captação de leite pelas plantas da Conaprole hoje é de 4,5 milhões de litros e se aproximando dos níveis do ano passado. Na primeira quinzena de setembro o volume de leite processado foi apenas 2% menor do que o verificado no mesmo período do ano passado. Se o clima continuar favorável, é bem possível que o nível de captação possa superar o da primavera passada.

Leite em pó/AR – O governo federal aprovou uma licitação pública para adquirir 4842 toneladas de leite em pó integral fortificado com ferro, zinco e ácido ascórbico em embalagens de 1 quilo, no valor total de 1.486 milhões de pesos.

Leite e derivados - Desde fevereiro passado, entidades, produtores, cooperativas e empresários da área de laticínios e similares da região oeste, estão desenvolvendo a governança Foresight Leite e Derivados, uma iniciativa que visa entender as perspectivas do presente e projetar ações, estratégias e investimentos para o futuro da cadeia produtiva de leite no oeste do Paraná.

Leite com qualidade - O Sistema FAEP/SENAR-PR elaborou um guia com o objetivo de orientar os produtores de leite do Paraná a trabalharem em harmonia com as novas regras para produção e padrão de qualidade do leite cru, pasteurizado e tipo A, conforme as Instruções Normativas (INs) 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

PEC 110/19 - O relator da reforma tributária no Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), enxertou na proposta quatro itens que beneficiam o Maranhão, seu reduto eleitoral, e que não estavam no texto original.

Leite de feno - A França já tem 76 fazendas com certificação STG (Spécialité Traditionnelle Garantie, especialidade tradicional garantida, em tradução livre) de leite de feno.

Produção de leite - Santa Catarina teve um crescimento de 6,6% na produção de leite no primeiro semestre deste ano, com 1,27 bilhão de litros, contra 1,19 bilhão de litros do primeiro semestre do ano passado, de acordo com dados do IBGE.

Quarta, 18 Setembro 2019 14:48

Argentina – Produção até agosto de 2019

Produção/AR – Como antecedentes podemos mencionar que a produção total de leite alcançou 10.527 milhões de litros no ano de 2018, o que representou crescimento de 4,2% em relação a 2017.

Harmonização do Queijo - Produtores de Queijo Artesanal Serrano (QAS) dos municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi, pertencentes ao o grupo CITE Caminhos da Serra (Clube de Integração e Troca de Experiências), participaram de uma oficina de gastronomia de serviços para o QAS no sítio de turismo rural Metamorfose, município de Capão Alto.

Aliança Láctea - A abertura das exportações de lácteos para a China e o acordo Mercosul-União Europeia estão na pauta da reunião que a Aliança Láctea Sul Brasileira (Alsb) fará nesta quinta-feira (19), das 10 às 16 horas na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em Florianópolis.

Produção/AR – Jorge Giraudo, Diretor Geral do Observatório da Cadeia Láctea da Argentina (OCLA), antecipou que sem maior demanda que absorva o incremento sazonal da produção, a rentabilidade retornará ao terreno negativo na primavera. Nem o consumo interno, nem as exportações conseguirão superar o desafio.

Fonterra – A prorrogação do anúncio dos resultados da Fonterra, por precisar discutir com seus auditores sobre os valores apropriados de seus ativos, fornece uma oportunidade para refletir se a estrutura do capital da cooperativa ainda é adequado a seus propósitos. A resposta é simplesmente não.

Webinar Anvisa - Nesta quinta-feira (19/9), a Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos (Coali) da Anvisa apresentará um Webinar sobre o Guia de Boas Práticas para Bancos de Alimentos, com o objetivo de divulgar a publicação. O seminário virtual terá início às 15h.

"plano de saúde"