Logo

Segunda, 10 Fevereiro 2020 16:10

Índices IFCN do preço do leite e custos de produção – outubro/2019

Escrito por 

Índices IFCN – A relação entre os Índices IFCN das commodities lácteas/custo dos insumos para ração, que reflete a rentabilidade da produção de leite, no mês de dezembro de 2019 subiu em relação ao mês anterior, ficando em 1,79.

O Índice de preços das commodities lácteas subiu 3% em relação ao mês anterior, e 25% em relação a dezembro de 2018. O Índice dos custos, por outro lado, ficou praticamente inalterado em relação a novembro de 2019, e caiu 2% em relação a dezembro 2018.

 

 

A variação entre o maior e o menor Índice de Preços de 2019 foi de 25%, mostrando que a volatilidade de outros anos não ocorreu em 2019. A estabilidade foi maior ainda no Índice dos Custos de Insumos, que teve a variação de 17% entre o maior e o menor preço durante todo ano.

Assim, o Índice da lucratividade do produtor, em 2019, foi o mais constante da década, uma tendência que já foi verificada em 2018, mas, muito distante das grandes oscilações registradas nos oito anos anteriores.

 

- O Índice IFCN dos preços do leite, é uma combinação dos preços médios de uma cesta de commodities lácteas negociadas no mercado mundial.

Representa o quanto uma indústria poderia, teoricamente, remunerar seus produtores, se os produtos lácteos fossem vendidos com as cotações vigentes no período.

O indicador IFCN é elaborado da seguinte forma: 1 – Leite em pó desnatado & Manteiga (35%); 2 – Queijos e Soros de leite (45%); e 3 – Leite em pó integral (20%).

- O Índice IFCN dos custos da alimentação representa o nível dos preços no mercado mundial de insumos para ração, farelo de soja e milho.

A relação entre o preço do leite e a cotação da ração, indica a rentabilidade. De uma forma simplificada, mostra quantos quilos de ração o produtor pode comprar com a venda de um quilo de leite. A relação leite/ração maior que 1,5 é considerada favorável. Se o aumento da produção se dá via utilização de concentrados, e a razão continua subindo, o sistema é recomendável.

Por outro lado, se a razão for caindo em direção a 1, ou menos, o concentrado pode significar aumento do prejuízo.

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5832
  • Fonte da Notícia: Dados IFCN – Elaboração: www.terraviva.com.br
  • Data: Segunda, 10 Fevereiro 2020
Lido 56 vezes