Logo

Sexta, 29 Novembro 2019 10:18

Argentina – Exportação de queijos sobem 25,1% até outubro

Escrito por 

Preços/AR – A participação do produtor de leite no preço final do produto no mercado, em outubro, foi 34,5%, percentual que fica 1,2 pontos acima do nível de setembro, segundo análise realizada pelo Instituto Argentino de Profissionais Universitários de Custos (IAPUCO).

O nível máximo alcançado em favor do produtor foi na medição registrada em junho de 2019, com 36%. No caso da indústria, a participação subiu para 28,1%. O comércio e o item impostos caíram para 26,5% (-2,8 pontos percentuais) e a 10,9% (-0,1 pp), respectivamente.

“Uma situação similar se deu para a participação nos valores finais do mercado interno – relata o boletim do Observatório da Cadeia Láctea da Argentina (OCLA). A participação sobre o valor de saída de fábrica (preço vendido pela indústria) foi de 55,1%, algo menor em relação ao mês anterior, mas, 3 pontos acima da média histórica”.

 

Participação do Setor Primário

Em outubro de 2019 a participação do produtor de leite no valor final do litro de leite comercializado no mercado interno subiu para 30,5%, 1 ponto percentual a mais que a mediação anterior.

A situação muda em relação aos valores em divisas, já que a participação do produtor sobre o valor da matéria prima utilizada na elaboração do produto exportado alcança 64,8%, um resultado 2,5 pontos percentuais acima do nível registrado em setembro.

Assim, a participação do produtor no cômputo geral ficou em 34,5% no décimo mês de 2019.

 

 

 

Participação do Setor Industrial

A indústria melhorou seu desempenho tanto no mercado interno como no total do sistema, embora tenha caído 2 pontos no mercado externo, quando comparado com o mês anterior, e ficando abaixo da média. Cabe lembrar que a indústria apresentou o menor nível de participação da série histórica em junho passado (23,3%).

Segundo o boletim do OCLA “o faturamento por litro equivalente em dólares para a indústria chega a US$ 0,51/litro, igual o mês anterior e muito abaixo da média histórica (US$ 0,61/litro)”.

 

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5791
  • Fonte da Notícia: Infortambo – Tradução livre: Terra Viva
  • Data: Sexta, 29 Novembro 2019
Lido 46 vezes
"plano de saúde"