Logo

Sexta, 11 Outubro 2019 12:40

O que é um sanitizador? Um equipamento raro para eliminar patógenos do leite

Escrito por 

Sanitizador – Os pesquisadores do Instituto de Patobiologia do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina estão desenvolvendo um equipamento que foi batizado de sanitizador, que eliminaria os patógenos do colostro bovino mediante o processo de ozonização, sem prejudicar os anticorpos contidos no alimento.

Assim, poderia ser recuperado um volume importante de leite que atualmente não é comercializado e é destinado à alimentação dos bezerros.

O INTA diz que o leite que não pode ser comercializado – porque tem colostro ou de animais que estão em tratamento – representa um volume estimado em 16 milhões de litros, e que em geral é destinado a alimentação de bezerros, dentro da própria fazenda. Para que este leite tenha valor comercial, afirma o instituto, “é fundamental passar por um tratamento que permita eliminar os possíveis patógenos nele contido, capazes de transmitir doenças, e assim, evitar perdas econômicas para os produtores”.

A pasteurização é o procedimento mais utilizado para realizar a eliminação de microrganismos, e, ainda que seja efetivo, tem como desvantagem o custo elevado e redução de nutrientes por ação da temperatura.

A chave da inovação está no método de ozonização, um procedimento de baixo custo que minimiza o impacto sobre a qualidade nutricional do leite e cuja aplicação permite reutilizar o leite de descarte para a alimentação de terneiros de forma segura.

“O ozônio é uma molécula altamente instável que, ao decompor-se, produz radicais livres; ao ozonizar o leite e o colostro, os radicais livres rompem as membranas e o DNA dos microrganismos e os tornam inativos”, explicou Winston Morris, pesquisador do INTA, e que participa do estudo junto com outros especialistas Daniel Vilte, Sergio Garbaccio e Maríana Dunleavy.

Morris destacou que este tratamento é utilizado frequentemente no processo de potabilização da água e que permite a conservação dos anticorpos, em contraposição aos resultados obtidos com os métodos térmicos como a pasteurização.  


 

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5757
  • Fonte da Notícia: Bichos de campo – Tradução livre: Terra Viva
  • Data: Sexta, 11 Outubro 2019
Lido 98 vezes
"plano de saúde"