Logo

Sexta, 11 Outubro 2019 12:19

Tetra Pak identifica seis perfis de consumidores

Escrito por 

Consumidores – Foram divulgados na quarta-feira os resultados da 12ª edição do estudo global Tetra Pak Index, produzido pela multinacional de embalagem em parceria com a Ipsos.

A análise identifica seis novos segmento de consumidores, com motivações e comportamentos distintos no que se refere à preocupações com saúde e meio ambiente.

Perto de 60% dos consumidores envolvidos no estudo acreditam que saúde e bem-estar são afetados intensamente por problemas ambientais. Cruzando as duas questões, o estudo identificou os seguintes tipos de consumidores:

1 -Embaixadores ativos: representam 8% da amostra e estão empenhados em todos os aspectos relacionados com o ambiente e a saúde. “Tomam atitudes, desafiam limites e tentam influenciar os outros”, descreve o estudo. Entre esses, 80% procuram influenciar os amigos com seus pontos de vista. As suas motivações passam pelo bem-estar animal e as gerações futuras.

2 – Amigos do planeta: 14% dos consumidores estão igualmente dispostos a tomar medidas em relação às questões ambientais, mas, de forma menos radical e com melhor influência sobre os que os rodeiam. Estão também comprometidos com a maioria dos aspectos relacionados com a saúde, mas, para estes, o bem-estar está mais relacionado com a “paz de espírito”. Estão dispostos a pagar mais por embalagens amigas do meio ambiente e a abdicar da conveniência.

3 – Conscientes em relação à saúde: neste segmento encaixam-se 10% dos consumidores, que estão mais preocupados com a questão da saúde do que com o meio-ambiente. Estão dispostos a experimentar novos produtos, a pagar mais por produtos saudáveis, e sacrificar a conveniência. Estes consumidores se limitam às redes sociais e têm os fóruns como fonte de informação.

4 – Seguidores: respondem por 31% do público e têm um potencial “interesse”, uma vez que estão comprometidos o suficiente com a saúde e o meio-ambiente para se sentirem “culpados”, apurou o estudo da Tetra Pak.

Estes consumidores sentem assim, a necessidade de fazerem mais, porém não mostram predisposição em mudar de comportamento e experimentar novidades. Precisam de mais informações para serem incentivados a agir. “Este segmento é particularmente forte na Coreia do Sul”.

5 – Céticos - este segmento é sobretudo forte nos Estados Unidos, e representa 18% dos consumidores, os quais estão muito pouco comprometidos com a saúde o meio-ambiente. Não acreditam que o seu estilo de vida tenha impacto ambiental, mas, a maioria acredita ser importante manter um estilo de vida saudável. Apenas fazem mudanças quando estas se encaixam no seu estilo de vida. Confiam em fontes como políticos, varejistas e a família.

6 – Leigos: 18% do público está neste segmento, que evidencia falta de conhecimento e de interesse em todos os aspectos relacionados com saúde e meio-ambiente. “Viver o aqui e agora” é o lema, e afirmam não se importarem com o meio-ambiente, e a maioria diz estar “farto de toda essa discussão”. Um estilo de vida saudável “não é importante” para estes consumidores.

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5757
  • Fonte da Notícia: Hipersuper – Tradução livre: Terra Viva
  • Data: Sexta, 11 Outubro 2019
Lido 111 vezes
"plano de saúde"