Logo

Terça, 10 Setembro 2019 13:49

Argentina – “A desvalorização afeta o produtor de leite e pode haver outra crise”

Escrito por 

Produção/AR –  Durante a Jornada Nacional do Agro (Jonagro) realizado no dia 5 de setembro, o vice-presidente da Confederação Rural Argentina (CRA), Jorge Chemes assegurou que “a desvalorização afeta de forma impressionante o produtor de leite. Ele consome em dólares e produz em pesos, gerando um grande desequilíbrio. Não entendo o fundamento de Sammartino”.

Jorge Chemes se referiu às declarações do diretor do Departamento de Lácteos, Alejandro Sammartino, assegurando que “o setor está se recuperando, e que os preços estão muito bons”. “A produção vem se recuperando: no mês passado crescimentos 9%, e vamos ter muito leite na primavera porque os produtores fizeram muitos investimentos”, disse Sammartino.

O dirigente da CRA, que também é produtor de leite, explicou que do ponto de vista comercial tampouco existe vantagens, dado que o percentual para exportação de leite é baixo quando o dólar está mais competitivo. “Quase 90% do leite produzido vai para o consumo interno”, disse.

“Não haverá o aumento de leite esperado pelo governo. Muito menos agora, porque com essa desvalorização muitas indústrias terão a tendência de frear ou reduzir o preço ao produtor. Estamos, portanto, na ante-sala de uma nova crise. Cuidado. É preciso estar alerta”, disparou. E assegurou que poderá voltar a fechar fazendas de leite, algo que havia sido minimizado com a melhora dos preços de outubro para cá.

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5734
  • Fonte da Notícia: Infocampo – Tradução livre: Terra Viva
  • Data: Terça, 10 Setembro 2019
Lido 39 vezes
"plano de saúde"