Logo

Segunda, 17 Junho 2019 15:18

Londrina pode ganhar rota do queijo artesanal

Escrito por 

Rota do queijo/PR - Visitar uma propriedade rural aconchegante, caminhar entre as vacas leiteiras no pasto, entender todo o sistema de produção e ainda provar e comprar aquele queijo artesanal feito de forma única.

O projeto de turismo rural e agroindustrialização da Emater caminha a passos largos para implementar no Paraná uma rota do queijo artesanal em diversas regiões, inclusive Londrina.

A gestora estadual de turismo rural da entidade, Terezinha Busanello Freire, relata que está acontecendo um mapeamento das propriedades – uma espécie de roteirização e cadastramento delas – para que o trabalho inicie junto aos interessados ainda em 2019. “O queijo artesanal maturado tem o sabor único em cada receita e hoje o Sudoeste é a região que mais possui o produto. Mas temos ótimos casos no Norte Pioneiro, Curitiba e até duas propriedades em Londrina, que estão sendo acompanhadas pela pesquisa e assistência técnica.”

Terezinha salienta que até aqui alguns pilotos de rota já estão sendo realizadas e que o projeto vai ser emplacado. “Em Londrina, temos diversos profissionais da Emater para fazer um trabalho forte nessa roteirização”. Por fim, ela explica que o queijo artesanal agrega mais valor ao leite, além de toda uma raiz histórica e cultural com o País. “Todo mundo gosta, a aceitação é bem forte. Estamos nessa batalha para a regularização do queijo sem que ele perca toda a sua qualidade.”

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5674
  • Fonte da Notícia: Folha de Londrina
  • Data: Segunda, 17 Junho 2019
Lido 149 vezes