
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Leite certificado/Espanha – A cadeia de distribuição Lidl se transformou em setembro passado, na primeira com 100% de seu leite fresco duplamente certificado: pastagens e bem-estar animal. Todo o leite fresco comercializados pela Lidl na Espanha vem, atualmente, de mais de 100 pequenas propriedades familiares da Galícia, que já contam com esta dupla certificação, e em 2019, ampliará para 150 fornecedores.
Esta iniciativa está tendo uma grande acolhida entre os seus clientes. Desde que passou a vender leite fresco com a dupla certificação, a Lidl viu as vendas de leite fresco subir 30%, liderando o aumento do consumo de leite fresco na Espanha, que em 2018 cresceu 17,4%. No ano passado, 1 de cada 10 lares espanhóis comprou leite fresco, e metade deles foram adquiridos na cadeia Lidl. Deste modo, a cadeia continua aumentando sua cota de mercado no setor de leite fresco, e já alcança 14,9% (2% a mais desde setembro), triplicando sua cota no mercado global de distribuição (4,8%).
A Lidl comercializa o leite fresco com dupla certificação com sua marca própria, Milbona. A captação é feita de propriedades em que as vacas pastam regulamente ao ar livre e que têm o mais alto padrão de bem-estar animal. A certificação é feita pela AENOR.
O selo de pastagem da AENOR garante que as vacas pastam em liberdade pelo menos 5 horas por dia, durante um mínimo de 150 dias por ano, e se alimentam, majoritariamente, de forragens naturais. O selo de bem-estar animal da AENOR se baseia em padrões de Welfare Quality, que garante boa alimentação, boas instalações, boa saúde e comportamento apropriado do animal.