“Na Europa estamos matando o setor leiteiro”, disse o presidente da FIL/IDF
Lácteos – Piercristiano Brazzale, o presidente da Federação Internacional do Leite (FIL/IDF), falou na Índia, com Bichos de Campo sobre a necessidade de regularizar a situação da Argentina na entidade, para que ela não fique relegada às normas, padrões e regulamentos que regem o setor lácteo globalmente.

Esta é uma questão de dinheiro, são umas 36 toneladas de leite para ter a resposta. A vontade existe, mas quem tem que agir é a política nacional que continua espoliando o setor com retenções.
Um olhar para o futuro do leite. Falando de temas mais amplos, mas não menos delicados, Piercristiano conhece a produção, os negócios e também os desafios do setor ao nível global.
Entre os prêmios que foram entregues na Cúpula (WDS2022) ficaram em destaque a Índia, China e Israel. Claramente o futuro do setor lácteo está voltado para estes destinos e não os tradicionais players do setor.
“Me surpreende o nível de inovação que estes países apresentam, cada um adaptado às suas necessidades e ao seu modo de produção. Por exemplo, na China os avanços são mais focados nos produtos finais. Isto está diretamente conectado com o futuro dos laticínios”.
Falando pessoalmente e não como presidente da FIL, compara as situações que são apresentadas pelas diferentes regiões, disse “muito pouco diplomático” que “na Europa estamos matando o setor leiteiro, a agricultura, com estratégias como “Farm to fork”, que na Holanda está sufocando a produção, mas que é algo que começa a passar para todo o continente”.
Este programa estabelecido pela União Europeia (UE), soa bem quando é descrito como a forma de tornar os sistemas de produção de alimentos mais justos, mais saudáveis e mais amigáveis com o meio ambiente. No entanto, eles começam a restringir a produção e é isso que tem sido visto. A contração da produção de leite em países que são referência no assunto.
Mais restrições na produção contraem os resultados e em vez de ter alimento assegurado para mais pessoas, ocorre o contrário, e inclusive se avança sobre a terra que antes não estava produtiva e que não contribuem em momentos de impactos como a covid-19 ou mesmo a redução de matérias-primas diante de uma guerra, como a da Ucrânia-Rússia.
O programa “Farm to fork”, - fazenda ao prato -, é uma estratégia ideológica que se desconecta com a realidade, porque a redução de 66% no uso de agrotóxicos, ou 50% das emissões em poucos anos, e a ampliação da produção orgânica vai destruir 25% do total da atividade agropecuária. É uma loucura”.
Brazzale cita estudos feitos nos Estados Unidos da América (EUA) demonstrando que até 2030 a Europa deverá importar entre 20 e 40% do alimento demandado por sua população, pela impossibilidade de continuar produzindo, e inclusive ele, como agrônomo e especialista em meio ambiente afirma que é uma postura demasiado otimista apoiar um programa como este que vai contra seu objetivo original.
“Devemos ser pragmáticos, não diplomáticos. Se a opinião pública acredita que vamos no caminho correto, temos que demonstrar que não é assim, através de vias legais, mas sobretudo baseando-se na ciência, não em sentimentos. Devemos frear a ideologia, as políticas idealistas e temos que nos basear na ciência. O politicamente correto geralmente não é baseado na ciência”.
A tendência não pode ir contra a eficiência na hora de produzir alimentos, porque isso também significa ir contra a recomendação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) de uma intensificação sustentável, respeitando a redução das pegadas de carbono da água e da terra.
Brazzale afirma que “existe futuro para os laticínios, mas deve estar vinculado a políticas baseadas em alta eficiência, nas boas práticas e não nas proibições”.
A FIL/IDF promove para todo o mundo métodos produtivos, metodologias, padrões, mas não depende da entidade a definição de políticas em diferentes partes do mundo, nem se tomam posições políticas.
Do mesmo modo, não se trabalha contra os produtos de base vegetal, pois eles são considerados como complementares aos lácteos, mas devem ter sua própria terminologia porque “os termos lácteos são só para laticínios”. Não se pode utilizar a denominação deste setor para não confundir os consumidores, que é uma pequena proporção da demanda, mas que demonstra convicção quanto às suas necessidades e uma maior capacidade econômica para ter acesso a eles.
Paragraph
Esta é uma questão de dinheiro, são umas 36 toneladas de leite para ter a resposta. A vontade existe, mas quem tem que agir é a política nacional que continua espoliando o setor com retenções.
Um olhar para o futuro do leite. Falando de temas mais amplos, mas não menos delicados, Piercristiano conhece a produção, os negócios e também os desafios do setor ao nível global.
Entre os prêmios que foram entregues na Cúpula (WDS2022) ficaram em destaque a Índia, China e Israel. Claramente o futuro do setor lácteo está voltado para estes destinos e não os tradicionais players do setor.
“Me surpreende o nível de inovação que estes países apresentam, cada um adaptado às suas necessidades e ao seu modo de produção. Por exemplo, na China os avanços são mais focados nos produtos finais. Isto está diretamente conectado com o futuro dos laticínios”.
Falando pessoalmente e não como presidente da FIL, compara as situações que são apresentadas pelas diferentes regiões, disse “muito pouco diplomático” que “na Europa estamos matando o setor leiteiro, a agricultura, com estratégias como “Farm to fork”, que na Holanda está sufocando a produção, mas que é algo que começa a passar para todo o continente”.
Este programa estabelecido pela União Europeia (UE), soa bem quando é descrito como a forma de tornar os sistemas de produção de alimentos mais justos, mais saudáveis e mais amigáveis com o meio ambiente. No entanto, eles começam a restringir a produção e é isso que tem sido visto. A contração da produção de leite em países que são referência no assunto.
Mais restrições na produção contraem os resultados e em vez de ter alimento assegurado para mais pessoas, ocorre o contrário, e inclusive se avança sobre a terra que antes não estava produtiva e que não contribuem em momentos de impactos como a covid-19 ou mesmo a redução de matérias-primas diante de uma guerra, como a da Ucrânia-Rússia.
O programa “Farm to fork”, - fazenda ao prato -, é uma estratégia ideológica que se desconecta com a realidade, porque a redução de 66% no uso de agrotóxicos, ou 50% das emissões em poucos anos, e a ampliação da produção orgânica vai destruir 25% do total da atividade agropecuária. É uma loucura”.
Brazzale cita estudos feitos nos Estados Unidos da América (EUA) demonstrando que até 2030 a Europa deverá importar entre 20 e 40% do alimento demandado por sua população, pela impossibilidade de continuar produzindo, e inclusive ele, como agrônomo e especialista em meio ambiente afirma que é uma postura demasiado otimista apoiar um programa como este que vai contra seu objetivo original.
“Devemos ser pragmáticos, não diplomáticos. Se a opinião pública acredita que vamos no caminho correto, temos que demonstrar que não é assim, através de vias legais, mas sobretudo baseando-se na ciência, não em sentimentos. Devemos frear a ideologia, as políticas idealistas e temos que nos basear na ciência. O politicamente correto geralmente não é baseado na ciência”.
A tendência não pode ir contra a eficiência na hora de produzir alimentos, porque isso também significa ir contra a recomendação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) de uma intensificação sustentável, respeitando a redução das pegadas de carbono da água e da terra.
Brazzale afirma que “existe futuro para os laticínios, mas deve estar vinculado a políticas baseadas em alta eficiência, nas boas práticas e não nas proibições”.
A FIL/IDF promove para todo o mundo métodos produtivos, metodologias, padrões, mas não depende da entidade a definição de políticas em diferentes partes do mundo, nem se tomam posições políticas.
Do mesmo modo, não se trabalha contra os produtos de base vegetal, pois eles são considerados como complementares aos lácteos, mas devem ter sua própria terminologia porque “os termos lácteos são só para laticínios”. Não se pode utilizar a denominação deste setor para não confundir os consumidores, que é uma pequena proporção da demanda, mas que demonstra convicção quanto às suas necessidades e uma maior capacidade econômica para ter acesso a eles.
















