UE – Os eurodeputados pedem que as importações cumpram os mesmos padrões comunitários
Bem estar animal/UE – A Comissão de Agricultura (AGRI) do Parlamento Europeu votou um relatório sobre o bem-estar dos animais, que foi aprovado com ampla maioria.

O relatório reconhece os esforços realizados pelos pecuaristas comunitários para ter os padrões mais avançados. Este relatório será votado no Plenário do Parlamento Europeu em dezembro.
Alguns pontos de destaque são:
- As decisões precisam ter base científica
- Devem vir acompanhadas de relatório sobre os impactos econômico, ambiental e social
- Contar com um período de transição
- Proporcionar apoio econômico aos produtores para realizar a adaptação para as novas normas
- Prever medidas comerciais adequadas, de forma que somente possam entrar na União Europeia (UE) produtos animais de terceiros países que tenham sido produzido dentro de padrões similares aos europeus
A COPA-COGECA, que representa os agricultores e cooperativas da UE, acolheram de forma favorável o relatório. O presidente da entidade, Ramon Armengol, disse que “os pecuaristas europeus já têm os padrões de bem-estar animal mais avançados e congratulamo-nos por ver que um relatório COM AGRI do Parlamento reconhece este fato. Os agricultores e as cooperativas agrárias europeias estão de acordo em ir mais além, respondendo às demandas da sociedade, mas para conseguir este objetivo, precisamos de um alinhamento claro dos meios de comunicação, ferramentas, ciência e política comercial. O relatório votado apresenta várias propostas de bom senso a este respeito, sem deixar nada para trás. Apoiamos a abordagem e esperamos que o Parlamento Europeu considere as propostas votadas pelo Plenário em dezembro”.
















