Maior planta de leite em pó focada em sustentabilidade com tecnologia GEA
Índia – A maior cooperativa de laticínios da Índia, a Amul, começou a produção de produtos lácteos no estado de Gujarat, em 1950. Anunciada como a “revolução branca” na Índia, a Amul foi fundamental para tornar a Índia o maior produtor mundial de leite e de produtos lácteos.

Depois de abrir uma licitação, a GEA, líder global em tecnologia e parceira de longa data da Amul, acabou sendo a escolhida para planejar e construir a maior fábrica de leite em pó da Ásia em sua unidade AmulFed em Gandhinagar.
O foco na nova AmulFed é na sustentabilidade da produção com tecnologias inovadoras e à prova do futuro. A GEA foi responsável pelo projeto completo, desde o processamento do leite até a embalagem do pó, incluindo sistemas auxiliares, elétricos, utilitários, tubulação e automação. A planta foi concluída em tempo recorde para que pudesse entrar em funcionamento ainda no pico da temporada de produção de leite na ìndia este ano.
A escala da fábrica de leite em pó, que possui 26.000 metros quadrados e tem oito andares de altura, não tinha precedentes no setor lácteo indiano. A instalação automatizada da GEA pode produzir 150 toneladas por dia de leite em pó desnatado e 120 toneladas de Dairy Whitener. A fábrica fica no mesmo local em que existem outras duas plantas com capacidades para produzir 60 toneladas de leite e, 100 toneladas de leite em pó, instaladas também pela GEA em 1994 e 2004, respectivamente.
“As três fábricas juntas significam que a AmulFed é agora a maior indústria de leite em pó da Ásia, com capacidade para processar 310 toneladas de leite em pó por dia”, explica Rajesch Golani, gerente da GEA na Índia.
Foto de capa: GEA
















