Japão reduz importações de NDM, mas mantém as de manteiga
Japão – O Ministro da Agricultura e Pesca (MAFF) anunciou que irão rever os planos de importações do Nonfat Dry Milk (NDM) dos Estados Unidos, das 4.000 toneladas anunciadas para somente 750 toneladas para o ano fiscal de 2020.

A queda no planejamento das importações foi resultado do aumento da produção doméstica de NDM diante da baixa demanda por leite fresco durante a pandemia do Covid-19. As 750 toneladas permite que o Japão cumpra os compromissos assumidos com a assinatura do Tratado de Comércio Japão-EUA.
Antes da pandemia os estoques de NDM já estavam atingindo máximos históricos diante de uma fraca demanda. O fechamento de escolas e restaurantes por causa da pandemia levou o governo a incentivar o envido do leite fresco para processamento. Em março e abril, estima-se que a produção de NDM tenha aumentado 15% na comparação anual.
Para se ter uma ideia, em 2017 o Japão importou 34.000 toneladas de NDM. Depois reduziu para 27.000 toneladas em 2018 e para 14.000 toneladas em 2019.
Por outro lado, o Japão mantém o plano de importar 20.000 toneladas de manteiga, mesmo tendo crescido 32% sua produção. O governo estima, no entanto, que houve aumento do consumo com o retorno de comidas feita em casa durante a pandemia, sendo necessária a importação.
















