
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Publicado em: 30/09/2022
Fonte: Fonte: Diário do Nordeste | Foto de capa: Photo by Mehrshad Rajabi on UnsplashNessa perspectiva, pesquisadores estão desenvolvendo um tipo de pasteurização do leite, por meio do uso de radiação ultravioleta (UV). Dessa forma, seria possível baratear o processo e torná-lo mais acessível para pequenos produtores.
A iniciativa é liderada pelo Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados do Estado do Ceará (Sindlaticínios Ceará), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Sebrae, Instituto Euvaldo Lodi (IECL) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). As primeiras etapas da pesquisa devem começar no próximo mês de outubro, em chão de fábrica cedido por associado do Sindlacticínios.
A técnica envolve aplicar os raios UV dentro de tanques, com quantidade progressiva de leite. Por exemplo: se uma camada de 10 centímetros for pasteurizada, a quantidade será aumentada e assim por diante, com alterações na intensidade da luz e na área de aplicação, a depender de cada resultado.
Segundo José Antunes da Mota, presidente do Sindlacticínios, o processo é uma inovação tanto em nível estadual, quanto em nível relacionado ao uso de laticínios. Por ser uma tecnologia mais acessível e que permite que pequenos produtores possam utilizá-la sem depender de equipamentos de larga escala, a prática pode baratear a produção. Dessa forma, os produtores certificarão os produtos de forma mais acessível.
O presidente explica que o papel do sindicato foi intermediar os diálogos entre as partes. “Conseguimos financiamento para esse estudo, são técnicos específicos para isso do IFCE e da UFC. Vamos divulgar a posteriori para todo o setor. É um projeto experimental, nós estamos começando uma alta inovação”, afirma José Antunes da Mota.
Por ser um processo que demanda tempo de avaliação, tanto em relação à qualidade da pasteurização quanto do acesso aos produtos, José Antunes ressalta que, durante os próximos meses, será feita a difusão da tecnologia, a partir dos resultados obtidos nos testes.
Em relação a outras atuações do sindicato no Ceará, o presidente comenta que a organização trabalha para reduzir a entrada de produtos sem certificação no estado, provindos de outras unidades da federação.
Com foco em aproximar indústrias produtoras de sorvete e açaí no Ceará com os principais fornecedores do mercado, a Exposorvetes 2022 será realizada na próxima semana, nos dias 5 e 6 de outubro, na sede da Fiec. Durante a programação, players do segmento irão apresentar os produtos mais atuais do setor para os participantes, por meio de palestras.
O evento é direcionado para empresários, dirigentes sindicais da indústria, fornecedores, parceiros do setor e outros. De acordo com Mirian Silva Pereira, presidente do Sindicato das Indústrias de Sorvete do Estado do Ceará (Sindsorvetes), responsável pelo evento, o mercado atual vem se atualizando, com a chegada de itens que se adaptam às novas demandas do público, como produtos veganos, sem lactose, sem açúcar ou com whey protein.
Em relação às inovações para o setor, embalagens recicláveis e biodegradáveis estão entre os produtos que serão apresentados aos participantes. “O segmento está no momento de crescimento, por conta do surgimento de novas sorveterias e cafeterias no mercado com produtos e sabores novos”, explica Mirian.
Entre os destaques da programação estão a participação do presidente da Associação Brasileira Do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), Martin Eckhardt, e de representante da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins (Agagel).
SERVIÇO
Exposorvetes 2022
Data: dias 5 e 6 de outubro
Local: Fiec - Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota, das 14h às 20 horas
Mais informações: exposorvetes.sindsorvetes.com.br/
Acesse aqui a matéria na íntegra