
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Publicado em: 16/11/2023
Fonte: Fonte: The Dairy Site – Tradução livre: www.terraviva.com.br | Foto de capa: Photo by CHUTTERSNAP on UnsplashIsto significa um alto nível de produção e tecnologia que permite aos produtos lácteos conservar suas propriedades. Para isso, devem ser submetidos a tratamentos eficientes que sejam capazes de garantir sua segurança alimentar, prolongar sua vida útil, eliminar patógenos, preservar nutrientes e proporcionar um produto final de alta qualidade e sabor.
Levando isto em consideração, o tratamento a altas temperaturas (UHT) vem demonstrando ser um pilar essencial na produção de produtos lácteos seguros e de qualidade. Este processo consiste em esquentar o produto a mais de 135ºC, o que destrói todos os microorganismos, garantindo que o produto final seja, também, adequado para uma distribuição responsável.
Esta tecnologia é aplicada a uma ampla gama de produtos, como o leite UHT, leites aromatizados, cremes UHT, e outras alternativas de produtos lácteos. Além disso, este método é utilizado para esterilizar alimentos preparados como sopas, molhos, pastas, preparações à base de tomate e frutas, e alimentos para bebês.
No tratamento UHT, o objetivo é maximizar a destruição de microrganismos ao mesmo tempo em que minimizam alterações químicas do produto. Isto implica encontrar a combinação ideal de temperatura e tempo de processamento para diferentes tipos de alimentos.
Para isto, a Tetra Pak, líder na indústria de processamento e empacotamento de alimentos, oferece dois métodos alternativos de tratamento UHT: o direto e o indireto. No processo direto, o vapor é injetado brevemente no produto que sofrerá, em seguida, um resfriamento instantâneo. O pouco tempo que dura o processo permite conseguir uma boa qualidade do produto.
O método indireto, por outro lado, permite que o produto atinja a temperatura adequada mediante a troca de calor, sem entrar em contato direto com a fonte. A alta rentabilidade deste método está na eficiente recuperação da energia térmica.
Incidência na pegada de carbono
Outro dado que se soma à tecnologia UHT é como ela pode ajudar na redução do impacto ambiental, considerando que gera menor consumo de energia ao não precisar de armazenamento e cadeia de frios para distribuição, o que resulta em menor pegada de carbono.
Além disso, a capacidade do método de ser energeticamente eficiente contribui para reduzir o desperdício de alimentos, já que os produtos têm maior tempo de duração e, em consequência, as devoluções são reduzidas.
Acesse aqui a matéria na íntegra