Eventos nos municípios melhoram a produção de leite

nova erechim aberturaNas últimas semanas, a Epagri promoveu reuniões, dias de campo e outros eventos para orientar as famílias rurais sobre diferentes aspectos da produção leiteira. Confira abaixo algumas dessas iniciativas em seis municípios catarinenses:

 

 

 

Iraceminha

A equipe da Epagri de Iraceminha, no Extremo Oeste, promoveu no dia 10 de junho o Encontro Municipal de Bovinocultura de Leite na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais (Aspumi). O objetivo foi levar aos produtores orientações técnicas sobre alimentação animal e qualidade de leite.

iraceminhaokNo evento, o extensionista Humberto Bicca Neto falou da importância da pastagem perene, do fornecimento de ração e silagem de qualidade e dos cuidados para reduzir custos de produção. O médico-veterinário Felipe Wrobel, da Cooperativa Auriverde, palestrou sobre conjuntura econômica e qualidade de leite, destacando a importância dos cuidados com a higiene. O evento foi uma ação do Programa SC Rural em parceria com a Prefeitura, cooperativas e outras entidades.

maracajaok

Maracajá

A Epagri do município promoveu uma reunião técnica sobre qualidade do leite na propriedade do agricultor Bento Manoel Machado no dia 10 de junho. No encontro, que reuniu 12 produtores, foi discutida a Instrução Normativa nº 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre qualidade do leite e procedimentos para ordenha higiênica das vacas. O médico-veterinário da Epagri de Criciúma, Marcelo Silva Pedroso, apresentou os procedimentos para a ordenha e enfatizou a importância da higiene e da desinfecção de materiais e equipamentos. Na parte prática da reunião, os agricultores puderam ordenhar uma vaca e realizar testes para identificar mastite.

Palma Sola

Com o objetivo de fortalecer a pecuária leiteira no município, a Epagri realizou duas reuniões técnicas em Palma Sola no dia 10 de junho. Pela manhã, na propriedade da família Anhaia, em Linha Formosa, os participantes receberam informações sobre qualidade do leite, ordenha higiênica e limpeza dos equipamentos. À tarde, na propriedade da família Bizzelo, em Linha São José, o tema abordado foi sanidade animal. Oito famílias puderam aprender mais sobre o manejo sanitário do rebanho, incluindo calendário de vacinações, incidência e prevenção de zoonoses, problemas clínicos decorrentes do manejo nutricional, entre outros assuntos.

nova erechimok

Nova Erechim

No dia 10 de junho, uma tarde de campo sobre o sistema silvipastoril reuniu agricultores na propriedade de Vanderlai Gastaldo e Luisete Solivo, na Comunidade de Linha Guabiroba. Os participantes assistiram a uma demonstração sobre melhoramento de pastagens perenes de verão com sobressemeadura e aprenderam como se faz a colocação da mangueira para água com adaptação em “pé de pato”.  Segundo o agricultor Valderlai, além de aumentar a produção de leite, o sistema dá mais liberdade para as famílias participarem de eventos da comunidade, já que os animais permanecem nos piquetes durante todo o dia.

sj do sul okSão João do Sul

Produtores de leite participaram de uma reunião sobre manejo de pastagem organizada pela Epagri na comunidade de Nova Fátima. No encontro, eles aprenderam as práticas de inoculação e peletização de sementes de trevo. A inoculação consiste em propiciar o contato entre bactérias e sementes e a peletização é a criação de uma “capa” que garante a adesão das bactérias às sementes. A iniciativa partiu de uma demanda da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Artesanato de São João do Sul (Coopersertão), que estavam com dificuldades para implantar trevo nas pastagens de inverno.

itaiopolisokItaiópolis

Cerca de 50 agricultores participaram das reuniões sobre implantação de pastagens perenes de verão promovidas pela Epagri nos dias 17 e 18 de junho. As reuniões, realizadas em quatro comunidades, fazem parte do Programa Planorte Leite, com apoio do Programa SC Rural. As pastagens perenes de verão, devido ao longo ciclo de vida e de pastejo, reduzem significativamente os custos com alimentação dos animais, que é o principal gargalo da atividade na região. Os participantes discutiram a importância de preparar o solo com correção da fertilidade e adubação para viabilizar a implantação do pasto perene no período de setembro a outubro.