Logo

Selectus Edição: 5717 (16/08/2019)


:


 


 

DESTAQUES

Lácteos - Com o acordo Mercosul-União Europeia, a expectativa do setor brasileiro de lácteos é de aumentar as vendas de leite e derivados.

Fonte: Canal Rural




Troféu Agroleite 2019 - Expectativa, suspense, anúncio, vibração. Esse foi o tom da 18ª edição da cerimônia do Prêmio Troféu Agroleite.

Fonte: Paraná Cooperativo




Pecuária de leite - No município de Chopinzinho, no Sudoeste paranaense, o produtor Rafael Vilmar Matte Carlin faz o melhoramento genético do rebanho há cerca de 25 anos, utilizando técnicas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) com sêmen sexado (permite a escolha do sexo da cria antes do processo) e acasalamento direcionado para aumentar a produção de animais geneticamente superiores.

Fonte: Faep




Impostos/AR – Em busca de reduzir o impacto da inflação depois da desvalorização do pesos nos últimos dias, o Governo lançou uma nova medida que impactará de cheio o bolso dos consumidores: alguns produtos da cesta básica terão 0% de IVA – Imposto de Valor Agregado -  a partir desta sexta-feira.

Fonte: ámbito.com – Tradução livre: Terra Viva




Italac - No decorrer desta semana está acontecendo o evento Agroleite da Castrolanda em Castro-PR. A ITALAC conquistou pela terceira vez consecutiva o Troféu Agroleite como Laticínio Destaque do ano.

Fonte: Terra Viva




Leite orgânico - Fornecedores de leite orgânico da Nestlé estão adotando o monitoramento individual do rebanho por sensores eletrônicos. O projeto, batizado de Cowsense, prevê o uso de inteligência artificial para identificar o comportamento padrão dos animais por meio de coleta de dados com sensores e alertas ao produtor quando esses indicadores se desviam do padrão.

Fonte: Valor Econômico




De olho na Bahia - Conhecidos como os maiores produtores de derivados lácteos do mundo, os neozelandeses estão de olho em novas oportunidades de negócios no Brasil.

Fonte: Correio 24horas




Leite/AR – A desvalorização progressiva da moeda argentina registrada até julho passado provocou melhora substancial no preço do leite recebido pelos produtores de leite. Mas, esse fenômeno começará a desinflar a partir deste mês de agosto.

Fonte: valorsoja – Tradução livre: Terra Viva




:

NEGÓCIOS







:

SETORIAL







:

ECONOMIA

IPC-S - O IPC-S de 15 de agosto de 2019 variou 0,26%, ficando 0,06 ponto percentual (p.p) abaixo da taxa registrada na última divulgação. Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação.

Fonte: FGV/IBRE



Desigualdade - A desigualdade de renda no Brasil aumentou no 2º trimestre de 2019 pelo 17º trimestre consecutivo, o que representa o ciclo mais longo já registrado no país, segundo pesquisa da FGV Social, a partir de dados da PNAD Contínua do IBGE.

Fonte: G1



:

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

Soja/AR - O cenário político na Argentina terá um "grande impacto" na situação da soja no país, observa a consultoria INTL FCStone, em comunicado. A consultoria avalia que a forma como os agricultores vão reagir aos eventos políticos permanece incerta, mas que eles provavelmente vão reter a oferta de soja até depois da eleição do país, em outubro, em virtude da possível maior desvalorização da moeda local no exterior.

Fonte: Globo Rural



Saída do Mercosul - O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na noite desta quinta-feira (15) que, caso a oposição vença as eleições presidenciais na Argentina e apresente resistência à abertura econômica do Mercosul, o Brasil deixará o bloco. As primárias realizadas no último fim de semana pelo país vizinho, que servem como uma pesquisa nacional, indicou o favoritismo da chapa encabeçada pelo peronista Alberto Fernández, que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner. Eles receberam 47% dos votos. O atual presidente, Mauricio Macri, ficou com 32%.

Fonte: Agência Brasil



Agronegócio à estaca zero - Por seis meses "afastado voluntariamente" da política e dos negócios da Amaggi, maior trading do agronegócio de capital nacional da qual é acionista, o ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi afirma que o discurso "agressivo" do governo Jair Bolsonaro na área ambiental tem combustível suficiente para cancelar o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, anunciado em 28 de junho.

Fonte: Valor Econômico



"plano de saúde"