Selectus Edição: 5434 (22-06-2018)


:


 


 

DESTAQUES

Preço/RS - Como resultado da redução de captação durante a greve dos caminheiros no final de maio, o preço do leite registrou alta de 6,76% no Rio Grande do Sul.

Fonte: Página Rural




Balde Cheio - Maior comprometimento institucional e de parceiros marcam nova fase do projeto. O Balde Cheio, criado pela Embrapa há 20 anos, se tornou referência no desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira por meio de capacitações continuadas de técnicos, atendendo demandas de extensionistas de entidades públicas e privadas e de produtores de leite de todo o Brasil.

Fonte: Embrapa




Compost barn - O produtor de leite Douglas Vorpagel sabe bem a diferença entre um rebanho cheio de mastite e um com baixos índices. Há poucos mais de três anos, quando os animais ficavam soltos em piquetes, a doença acometia em níveis altos os animais da propriedade, em Marechal Cândido Rondon, PR.

Fonte: O Presente Rural




Greve dos caminhoneiros - Um mês após a deflagração da paralisação dos caminhoneiros nas rodovias do país, o agronegócio brasileiro ainda sente os efeitos dos protestos, que vão da alta do preço do leite às dificuldades no comércio de grãos e ao prejuízo no setor sucroenergético.

Fonte: Gazeta do Povo




Leite/Oceania – As expectativas para a próxima temporada dos lácteos na Austrália são positivas. A forte demanda, particularmente da China, por leite em pó é tida como a impulsionadora do setor.

Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva




Leite/Europa – O calor no início de junho na Alemanha e em outras partes da Europa Ocidental resultou em queda significativa da produção de leite. A estimativa é de que a produção da Alemanha tenha ficado 1% abaixo da de um ano antes.

Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva




Leite/América do Sul – Na América do Sul, especialmente no Cone Sul, as chuvas estão melhorando a umidade para o plantio de trigo e outras culturas em áreas de plantação. No entanto, em termos de produção de leite, o clima úmido tem um impacto mínimo nas principais bacias leiteiras, exceto no Paraguai e Uruguai. Nesses dois países, muitos produtores relataram que a umidade e a lama, dificultam o manejo do rebanho, e impacta negativamente na produtividade.

Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva




:

NEGÓCIOS





:

SETORIAL



:

ECONOMIA

Inflação dos custos de produção - A variação cambial foi responsável por um forte aumento nos custos de produção no mês de maio. O acréscimo de 2,19% teve grande influência dos fertilizantes que sofreram reajuste de 7% na comparação com abril.

Fonte: Farsul



Confiança da indústria - A prévia da Sondagem da Indústria de junho de 2018 sinaliza queda de 1,4 ponto do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação ao número final de maio, para 99,7 pontos.

Fonte: FGV/IBRE



:

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

Safra - A colheita de milho na Argentina atingiu 51,3% da área, ou 2,701 milhões de hectares. De acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, os trabalhos avançaram 6,3 pontos percentuais desde a semana passada. O volume acumulado totaliza 17,58 milhões de toneladas.

Fonte: Canal Rural