Logo

Selectus Edição: 5816 (17/01/2020)


:


 


 

DESTAQUES

Leite UHT - Após três meses consecutivos de quedas nos preços, em dezembro, o leite longa vida negociado no atacado de São Paulo registrou leve alta.

Fonte: Cepea




Volume de lácteos - Após o aumento dos volumes de produtos lácteos importados e exportados em novembro, o cenário se inverteu no último mês de 2019. Segundo dados da Secex, as importações somaram 10,3 mil toneladas em dezembro, 7,9% abaixo do registrado em novembro/19 e de 2% em relação ao último mês de 2018.

Fonte: Cepea




Custo de produção - Após registrar alta de 1,45% em dezembro de 2019, o custo de produção do leite, representado pelos desembolsos do produtor, termina o ano com elevação de 2,65% na “média Brasil”, que considera os estados de BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP.

Fonte: Cepea




Queijo artesanal - Feito de forma rústica e mais próxima da natureza, queijo persillé des Combettes tem massa semidura e rajadas de mofos azuis.

Fonte: Paladar - Estadão




Leite/América do Sul – Depois de muitas semanas de seca, precipitações moderadas retornaram à região central do Sul da América do Sul.

Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva




Leite/Oceania – Quando o fogo começou na Austrália no início do outono, poucos produtores de leite ou funcionários de laticínios acreditavam que ele continuasse queimando até janeiro.

Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva




Leite/Europa – Grande parte da Europa Ocidental passa por condições climáticas amenas neste inverno, beneficiando a produção de leite nas últimas semanas.

Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva




Queijo leite de cabra - Acontece neste sábado (18/01), às 9h, no Sítio Terra Seca, em Casa Nova-BA, a solenidade de entrega do certificado de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para a Casa de Queijo Nia Leite de Cabra.

Fonte: Embrapa




Uruguai x Argentina – Em termos mensais médio, produtores uruguaios e argentinos terminaram o ano de 2019, recebendo praticamente a mesma coisa – US$ 0,30/litro – mas, os uruguaios tiveram muito maior estabilidade.

Fonte: valorsoja – Tradução livre: Terra Viva




Preço/MG - O Conseleite MG confirma a alta de 1,6% prevista para o valor de referência do leite padrão no estado, apesar do período de safra, com maior produção no país.

Fonte: Faemg




Isenção ICMS/SE - Desde o início de janeiro deste ano, a alíquota do ICMS do queijo coalho, requeijão e manteiga de garrafa foi isenta pelo Governo do Estado.

Fonte: Infonet




:

NEGÓCIOS









:

SETORIAL







:

ECONOMIA

Câmara fria - A Latam Cargo inaugurou oficialmente ontem, dia 14 de janeiro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), sua câmara fria, concebida com o objetivo de garantir a qualidade, o frescor e a consistência dos produtos perecíveis – salmão, aspargos, flores, cereja, mirtilo, manga, amora, truta e merluza – transportados de diferentes países da América do Sul com conexão no Brasil para a América do Norte e a Europa.

Fonte: Tecnologística



IPC-S - O IPC-S de 15 de janeiro de 2020 registrou variação de 0,48%, ficando 0,09 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa divulgada na última apuração. Quatro das sete capitais pesquisadas registraram decréscimo em suas taxas de variação.

Fonte: FGV/IBRE



ICOMEX - A corrente de comércio (exportações mais importações) recuou 4,6% entre 2018 e 2019.

Fonte: FGV/IBRE



Indicador da economia - O Indicador Antecedente Composto da Economia Brasileira® (IACE), publicado em parceria entre a FGV IBRE e The Conference Board (TCB), subiu 1,0% em dezembro, para 119,7 pontos, nível máximo da série histórica.

Fonte: FGV/IBRE



:

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

China –  O crescimento da economia chinesa enfraqueceu em 2019, ficando no menor nível em trinta anos, tendo como fundo a guerra comercial com os Estados Unidos e a morosidade dos investimentos.

Fonte: La Tribune - Tradução livre: Terra Viva



FMI - A assinatura da Fase 1 do acordo comercial entre os Estados Unidos e a China reduzirá – mas não eliminará – a incerteza que prejudicou o crescimento econômico global, disse nesta sexta-feira a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.

Fonte: Money Times



Consumo/Europa – “Com um crescimento decepcionante e perspectivas menos favoráveis do que 2019, a prudência aumentou entre os consumidores europeus.

Fonte: Agromedia – Tradução livre: Terra Viva