Selectus Edição: 5555 (14-12-2018)


:


 


 

DESTAQUES

ILCT - O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, convida para a inauguração do Centro de Capacitação em Laticínios da EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

 

Fonte: G100




ICPLeite/Embrapa - O custo de produção de leite caiu em novembro, após três aumentos consecutivos. Essa foi apenas a terceira queda mensal registrada nesses onze meses do ano. Em novembro o custo caiu 0,72% reflexo da acomodação de preços da alimentação concentrada, mão de obra e tarifas de energia.

Fonte: Embrapa




Preços do leite - Em novembro, os preços do leite pagos ao produtor caíram pelo terceiro mês consecutivo, sendo esta última queda, a de maior intensidade. Nesse último mês, o leite ao produtor fechou cotado a R$1,47 na média nacional, queda de 5,4% em relação ao mês anterior.

Fonte: Embrapa




Cenário do leite - Produtores rurais dos municípios de Bela Vista de Goiás, Cromínia, Pontalina, Orizona e Goiás procuraram a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), na quarta-feira (12), para discutir o atual cenário do setor de leite e as perspectivas da atividade no estado.

Fonte: Faeg




Importação de leite - Em reunião com representantes dos produtores rurais de todo o país, a futura ministra da Agricultura sinalizou medidas para o desenvolvimento do setor. A suspensão das importações de leite do Mercosul estaria entre as prioridades.

Fonte: Faemg




Prejuízos - Os produtores de leite de Mato Grosso e de outros estados estão sofrendo neste final de ano devido à importação de leite da Argentina e Uruguai que alcançaram patamares bastante elevados, crescendo 70% em volume entre os motivos relacionados e levam os produtores a ficarem desmotivados com a atividade.

Fonte: Jornal Oeste




Produção/Espanha – A Sindicato Unió de Pagesos, que representa os agricultores, pediu o Departamento de Agricultura da Catalunha a limitação das fazendas de leite ao máximo de 300 vacas em produção com o objetivo de deter o desaparecimento de fazendas competitivas que têm dificuldades em encontrar indústrias para comprarem seu produto.

Fonte: Agrodigital – Tradução livre: www.terraviva.com.br




China – A China tem um potencial significativo de crescimento no consumo de leite orgânico, iogurte e queijos, impulsionado pela demanda de produtos ‘Premium’, de qualidade, para consumidores conscientes, diz um novo relatório.

Fonte: The Dairy Site – Tradução livre: www.terraviva.com.br




Mercado lácteo - O Sindicato da Indústria de Laticínios no Rio Grande do Sul (Sindilat) promoveu, quarta-feira (07/12), a reunião anual de análises e projeções para o mercado de lácteos. O ciclo de palestras, realizado da Sala Juá, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, contou com a presença de representantes de entidades ligadas ao setor.

Fonte: Agrolink




:

NEGÓCIOS





:

SETORIAL





:

ECONOMIA

IGP-10 - O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) caiu 1,23% em dezembro, após queda de 0,16% em novembro. Com este resultado, o índice acumula alta 7,92% no ano. Em dezembro de 2017, o índice havia registrado elevação de 0,90% e acumulava queda de 0,42% em 12 meses.

Fonte: FGV/IBRE



Serviços - O volume de serviços variou 0,1% em outubro, na comparação com setembro, puxado pelas altas de 5,5% em outros serviços, e de 0,5% em serviços de informação e comunicação.

Fonte: IBGE



:

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

China - As vendas no varejo da China cresceram em novembro no ritmo mais fraco desde 2003 e a produção industrial aumentou à taxa mais fraca em quase três anos uma vez que a economia perdeu ainda mais força, aumentando a pressão sobre Pequim para acabar com a disputa comercial com os Estados Unidos.

Fonte: Reuters



Zona do euro - Os líderes da União Europeia deram um passo na direção de uma integração mais profunda da zona do euro nesta sexta-feira para ajudar a impedir crises futuras, mas desacordos sobre elementos importantes do plano deixaram pendentes questões como um Orçamento da zona do euro ou um mecanismo de garantia de depósito.

Fonte: Reuters



EUA - As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 0,2% em novembro ante outubro, a US$ 513,5 bilhões, segundo dados com ajustes sazonais publicados hoje pelo Departamento do Comércio. O resultado veio um pouco acima da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam aumento de 0,1%.

Fonte: Estadão