Pir550

ESPECIAIS

Marcas – A Kantar publicou seu relatório anual de “Pegada das Marcas”, [Brand Footprint], que é um ranking global das marcas de consumo preferidas. A empresa de pesquisa utiliza o Consumer Reach Points para calcular o ranking, que é uma combinação da população (número de domicílios em um país), penetração (porcentagem de famílias que compram certas marcas) e escolha do consumidor (número de interações com uma determinada marca).

Mestres queijeiros - Começaram nesta segunda-feira (20/5) as obras no terreno onde será construída a primeira escola destinada à formação de mestres queijeiros de leite cru do Brasil. O instituto vai funcionar na cidade de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Italac Whey Protein – Seguindo as tendências do mercado mundial de nutrição funcional, alinhada com as necessidades dos consumidores brasileiros que buscam cada vez mais por um estilo de vida saudável aliado a uma alimentação balanceada e uma dieta com produtos de alto teor de proteínas, a Italac lança Whey Protein 25 gramas pronto para beber.

 

Exportações de lácteos - Em abril, a menor oferta de matéria-prima interna impactou diretamente as exportações brasileiras de lácteos, reduzindo o volume negociado de todos os produtos analisados frente ao mês anterior. Com base nos dados da Secex, os embarques recuaram 46,7% em relação a mar/19 e 19,5% frente a abr/18, totalizando 4,3 milhões de litros em equivalente leite.

Preço ao produtor - O movimento de alta nos preços do leite ao produtor deve seguir firme em maio, mas em menor intensidade, assim como verificado em abril. Pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia aplicada), da Esalq/USP, estimam que a elevação em maio sobre o mês anterior deve ficar em torno de 2%.

Guerra comercial – Começam aparecer os resultados da guerra comercial entre Estados Unidos da América (EUA) e União Europeia (UE), diz pesquisa do Rabobank.

China x EUA – A guerra comercial entre os Estados Unidos da América (EUA) e a China atingiu novos picos recentemente, quando a China anunciou tarifas adicionais de US$ 60 bilhões em produtos norte-americanos.

Lácteos/AR – O valor de US$ 0,30/litro é tradicionalmente, considerado o equilíbrio histórico para a rentabilidade do setor. E, depois da constante elevação de preços que vem sendo registrada, esse limite foi alcançado em abril.

Queijos clandestinos - Episódio sobre queijos mineiros e gaúchos da série 'Cheese Slices' foi produzido em 2013, mas só chega ao Brasil agora; assista à íntegra.

Robotização/AR – O especialista em automação, Jorge Ghiano, destacou que a robotização é um ímã da fazenda de leite para as novas gerações. Explica que a parte central deste processo é a coleta de dados que vão gerando em toda a cadeia produtiva.

Normas do leite - O leite produzido em Santa Catarina tem qualidade, mas parte dele ainda não atende plenamente as novas regras para produção no País, instituídas pelas Instruções Normativas (INs) 76 e 77, de 30 de novembro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pontua a Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc) em nota.

Lácteos/AR – Produtos em falta no mercado local. O ajuste de preços do leite pago ao produtor – pela escassez registrada nos últimos meses – foi transferido diretamente para a gôndola.

Soro de leite – Hoje em dia, na maioria dos lares não pode faltar aquele queijinho que passamos nas torradas a cada manhã, nem aquele que acompanha grande parte de nossas comidas, isso sem dizer do que usamos no macarrão de domingo.

Preço/MG - Foi anunciado nessa quarta (15/5), o primeiro valor referência para o leite na história de Minas Gerais. O cálculo era um pleito antigo do setor, e se tornou possível com a criação, em dezembro, do Conseleite - Conselho Paritário entre Produtores de Leite e Indústrias de Laticínios.

Regras produtos de origem animal - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, na segunda-feira (13), a Instrução Normativa (IN) nº 11, que estabelece as regras para o ingresso no território nacional de produtos de origem animal não veiculadores de doenças contagiosas em bagagem de viajantes, para consumo próprio e sem finalidade comercial.

Preço do leite - Entidades que representam a cadeia produtiva de lácteos têm pressa para que o Ministério da Agricultura divulgue uma nota técnica postergando parcialmente a entrada em vigor das novas normas IN 76 e IN 77. Isto porque se elas entrarem em vigor dia 30 de maio e o Ministério Público cobrar a exigência, uma parte da produção não poderá ser usada pelas indústrias, o preço do leite vai ficar muito mais caro para o consumidor e milhares de produtores que têm uma renda importante nessa atividade serão excluídos.

Lácteos - Embora os holofotes da missão da ministra Tereza Cristina na Ásia estejam voltados para as oportunidades abertas para a ampliação das vendas de carnes bovina, suína e de frango à China, o governo brasileiro considera positivas as perspectivas de abertura do mercado do país asiático para as exportações de lácteos - sobretudo queijos -, ainda que nada vá ser definido agora.

Custos leite - A grande competição entre as atividades no campo exige que o produtor de leite realize um gerenciamento técnico e financeiro da produção, buscando eficiência, que se traduz na potencialização da rentabilidade.

Queijos/EUA – Apesar da queda no apetite por leite fluido, os norte-americanos estão com fome de queijo e aumentando o consumo doméstico. De acordo com uma recente pesquisa do RaboResearch, o consumo per capita de queijo cresceu de 14,3 libras, [6,49 quilos], para 36,9 libras, [16,74 quilos], ou seja, 22,6 libras, [10,25 quilos] de aumento.

Produção/EUA – No primeiro trimestre de 2019, a produção e exportações de lácteos nos Estados Unidos da América (EUA) caíram em comparação com o mesmo período de 2018, particularmente nos estados do Meio Oeste. Mundialmente, o setor lácteo é dominado por poucos atores importantes, e agora enfrentam o desafio da febre suína.

"plano de saúde"