Pir550

DESTAQUE

Westland/NZ – Os produtores associados da Westland Milk aguardam o relatório completo da diretoria sobre a proposta de venda da cooperativa para a chinesa Yili, por meio bilhão de dólares, para votarem.

Leite fresco/Eslovênia - Você acorda cedinho, pega uma garrafa limpinha, vai até à praça e compra um litro de leite fresquinho. Ou vai de madrugada, depois da balada, tomar um copo de leite. Vi isto em Liubliana, capital da Eslovênia.

Exportação de lácteos/AR - Do total exportado no período, 31% correspondeu ao leite em pó integral, 20% a outros produtos e 19% a soro de leite. A exportação de produtos lácteos argentinos aumentou 9% em volume no primeiro trimestre deste ano, em comparação com igual intervalo do ano anterior, informou, em nota, a Secretaria de governo do Agronegócio.

gDT – Depois de onze elevações consecutivas, o índice GlobalDairyTrade teve resultado negativo hoje, -1,2%, fechando em US$ 3.414 o Índice GDT médio. O principal produto negociado na plataforma, o leite em pó integral (WMP) teve queda de 2,1%, e terminou o evento com a cotação média de US$ 3.180/tonelada.

Custos de produção - Os custos de produção da pecuária leiteira registraram ligeira alta em abril. O Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os desembolsos correntes das propriedades, aumentou 0,10% frente a março na “média Brasil”, composta por BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP.

Preço dos derivados - Os derivados lácteos acompanhados pelo Cepea, negociados no mercado atacadista do estado de São Paulo, registraram altas de preços em abril. O impulso veio das valorizações da matéria-prima no campo, dos baixos estoques nos laticínios e da consequente menor produção dos derivados. A demanda enfraquecida, contudo, limitou as altas nos valores do atacado.

Importação de leite e derivados - Os números preliminares da média diária das importações de leite e derivados, em dólar, na terceira semana de maio de 2019 foram, 2,9% maiores que os de maio de 2018 e 25,5% maiores em relação a abril de 2019.

Produção/NZ – Faltando uma semana para o final, esta temporada de leite foi boa – mas não espetacular. As indústrias foram impactadas pelo tempo seco que reduziu a produção de leite. Com excelente crescimento das pastagens, o início foi muito forte. A cooperativa Fonterra, em janeiro, tinha crescimento acumulado de 5% em relação ao ano anterior.

Peste suína – Espera-se que a demanda de importação de produtos lácteos da China se mantenha forte em 2019. A peste Suína Africana (PPA) que se espalha pelo país, pode ter uma importante influência no setor lácteo.

Preço/MS - A diretoria do Conseleite - Mato Grosso do Sul reunida no dia 17 de maio de 2019, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de abril de 2019 e a projeção dos valores de referência para o leite a ser entregue no mês de maio de 2019.

Preço do leite/RO - Com o propósito de iniciar um debate para construir os pilares das políticas públicas para o setor leiteiro rondoniense, uma audiência pública sobre os “Avanços e desafios da cadeia produtiva do leite no estado de Rondônia” foi realizada na última quinta-feira (16), no auditório da Assembleia Legislativa (ALE-RO), em Porto Velho.

Sexta, 17 Maio 2019 18:06

Perspectivas do mercado de lácteos

Perspectivas do mercado – Ao contrário da apertada oferta de leite da União Europeia (UE), a produção de leite no Reino Unido (UK) está registrando o maior crescimento em 20 anos.

Produtividade/EUA – Produtores de leite estão sendo beneficiados pela forte demanda por lácteos com alto teor de gordura, aproveitando os preços melhores. Mesmo com o preço do leite começando a se recuperar, o agricultor não pode se dar ao luxo de ter um rebanho que produza leite com baixo teor de gordura. Foi por isso que a Soaring Eagle Dairy mudou sua ração.

Lácteos/Chile – O objetivo dessa aliança é gerar projetos concretos que vinculem mais estreitamente a Universidade do Chile com as necessidades do setor lácteo.

Uruguai x China – O Instituto Nacional do Leite do Uruguai (INALE) recebeu a visita da Associação das Indústrias de Laticínios da China. A delegação reuniu as principais indústrias de lácteos chinesa.

Produção/AR – A produção total de leite alcançou 10.527 milhões de litros em 2018, o que representou crescimento de 4,2% em relação a 2017. No mês de abril de 2019 a produção foi de 736,0 milhões de litros de leite, o que representa queda de 1,2% em relação ao mês anterior e de 5% na comparação com igual mês de 2018.

Queijo artesanal - A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou na quarta-feira (15) o projeto de lei da Câmara (PLC 122/2018) que define regras para a produção e a venda de queijos artesanais.

Produção mundial – Apresentamos uma tabela sobre a produção de leite nos principais países produtores e importadores que representam em torno de 60% da produção mundial de leite de vaca.

Produção/Uruguai – O abate de vacas de leite voltou a subir em abril, alcançando o maior volume mensal em quase um ano e meio, e estabelecendo um recorde nos últimos doze meses móveis.

Preço/AR – Do preço que pagamos na gôndola por um litro de leite, quase 78,7% são custos, e 26% é imposto, e -4,8% são perdas, já que, se somarmos os valores da cadeia, haverá um resultado negativo.

"plano de saúde"