Pir550

DESTAQUE

Preço/UE – O último boletim do Observatório Lácteo da União Europeia (UE), de 21 março, ressaltou:

- Em comparação com a semana anterior, os preços médios da manteiga, do leite em pó e do queijo cheddar na UE se mantiveram relativamente estáveis. Os preços do Emmental caíram 2,5%.

Preços do leite - O relatório sobre perspectivas do Rabobank indicou que a oferta elevada de leite pode acabar limitando os preços do produto no Brasil. De acordo com a publicação, os bons preços adquiridos no primeiro semestre do ano podem fazer com que os produtores se sintam confiantes para aumentar a oferta.

Leite/SC - Para discutir a nova política industrial catarinense, o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, esteve reunido nesta quarta-feira, 20, com representantes da pecuária leiteira e criadores de bovinos. “Existe uma defasagem entre os preços dos produtores e o preço final de venda.

Preço/SC - A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 21 de março de 2019, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite, realizado no mês de fevereiro de 2019 e a projeção dos preços de referência para o mês de março de 2019.

Custos de produção - Os custos de produção da pecuária leiteira registraram leve alta nos dois primeiros meses do ano. O Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os desembolsos correntes das propriedades, acumulou alta de 0,33% na “média Brasil” (estados da BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), influenciado principalmente pela valorização dos concentrados e da mão de obra, principais componentes dos custos das propriedades leiteiras do Brasil.

Quinta, 21 Março 2019 15:05

NZ – Mais creme no leite

Preços/NZ – O aumento dos preços dos lácteos no mercado mundial aumenta as chances de a Fonterra ficar apta a pagar o preço do leite ao produtor pelo valor maior da faixa de previsão atual.

Leite/França – A Lei francesa de Alimentação trouxe consigo a obrigação de contar com um contrato entre o pecuarista de leite e a indústria a partir de 1º de abril. Isto é muito importante, pois os pecuaristas não deverão tentar negociar de maneira individual seus contratos.

Setor lácteo/UE – A EMB, entidade que representa os produtores de leite de toda a União Europeia (UE), apresentou no Parlamento Europeu (PE) o “Programa de Responsabilidade do Mercado”.

Volumes de lácteos - Em fevereiro, o comércio internacional de leite esteve aquecido. O volume de lácteos (em equivalente leite) exportado pelo Brasil cresceu 19,2% em relação a janeiro/19, somando 6,5 milhões de litros. Já as importações aumentaram 14,9% na mesma comparação, totalizando 127 milhões de litros em equivalente leite.

Leite UHT - Apesar de o preço da matéria-prima no campo permanecer em alta em fevereiro, o mercado não conseguiu transferir os aumentos para o UHT. Assim, após ter se registrado alta em janeiro, o preço do leite UHT negociado entre indústrias e atacado paulista ficou praticamente estável em fevereiro.

Preço ao produtor - O 1º trimestre de 2019 tem sido caracterizado pela menor oferta de leite no campo, pelo aumento da competição entre empresas para assegurar a compra de matéria-prima e por consequentes altas no preço ao produtor. Desde o início do ano, o valor do leite ao produtor acumulou alta de 13,7% na “Média Brasil” líquida.

Capacitação/GO - A alimentação inadequada ou insuficiente do rebanho é responsável pelo baixo desempenho da produção de leite, especialmente, nas pequenas e médias propriedades em Goiás.

Produção de leite/TO - Em Palmas uma nova tecnologia está sendo utilizada para aumentar a qualidade e a produtividade no período de seca.

Yili – A cooperativa de laticínios Westland (Westland Milk) está sendo comprada pela maior indústria de laticínios da China, Yili, por NZ$ 588 milhões, fortalecendo a posição da empresa chinesa na Nova Zelândia.

Propriedades leiteiras/EUA - Mais de 2,7 mil propriedades leiteiras nos Estados Unidos encerraram as operações em 2018, segundo o Departamento de Agricultura do país (USDA).

Balde Cheio - O programa Balde Cheio completa 21 anos em 2019. Para celebrar, a Embrapa Pecuária Sudeste realiza um evento comemorativo nesta sexta-feira, 22 de março, no hotel Nacional Inn em São Carlos.

Importação de leite e derivados - Os números preliminares da média diária das importações de leite e derivados, em dólar, na terceira semana de março de 2019 foram, 14,5% maiores que os de março de 2018 e 33,1% menores em relação a fevereiro de 2019.

Preço/MS - A diretoria do Conseleite – Mato Grosso do Sul reunida no dia 15 de março de 2019, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de fevereiro de 2019 e a projeção dos valores de referência para leite a ser entregue no mês de março de 2019.

Exportação de lácteos - Quinto maior produtor mundial de leite, o Brasil exportou em 2017 apenas 0,6% da sua produção inspecionada de lácteos. Mesmo prejudicado pelo baixo consumo interno em decorrência da crise, o setor não ampliou suas vendas externas, tendo fechado os últimos anos com déficit na balança comercial.

Preços/AR – A forte queda na produção de leite no primeiro bimestre, junto com os firmes preços internacionais e os baixos estoques das indústrias argentina, fazem prever valores em alta para os produtores de leite nos próximos meses, como consequência de maior concorrência pela matéria prima.

"plano de saúde"