2201piracanjubag

ESPECIAIS

Produção/AR – Ainda que tenham morrido poucas vacas, a onda de calor dos últimos 10 dias de janeiro implicou uma forte queda na produção de leite. Um produtor do norte de Córdoba, disse que “nos 9 dias que durou a última onda de calor – desde o dia 21 de janeiro a 20 do mês passado, houve queda de 26% na produção”.

Leite UHT - O preço do leite UHT negociado no atacado do Estado de São Paulo subiu 0,24% entre as duas últimas semanas, fechando com média de R$ 2,4357/litro no período entre 11 e 15 de fevereiro.

Taxas de importação - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta terça-feira, dia 19, que uma possível alternativa para os problemas de competitividade do setor leiteiro seria a redução de taxas de importação de máquinas e equipamentos, como robôs, que segundo ela são importantes para o desenvolvimento da pecuária leiteira moderna.

Leite/PR - A pecuária leiteira do Paraná é a que mais cresceu ao longo das últimas duas décadas, tanto em produção (litros produzidos) quanto em produtividade (litros por cabeça). Esse avanço fez com que o Estado saltasse para terceiro colocado em ambos os rankings nacionais em 21 anos, evidenciando a posição de destaque do setor.

Preços/UE – O último Boletim do Observatório Lácteo da UE, de 15 de fevereiro destacou os seguintes dados:

- Os preços médios da manteiga, leite em pó desnatado (SMP), leite em pó integral (WMP) e queijo cheddar ficaram relativamente estáveis em comparação com a semana anterior, enquanto caíram os preços dos queijos Edam (-1,1%); Gouda (-2,0%); Emmental (-5,8%), e soro de leite em pó (-3,7%).

Conseleite/GO - Produtores de leite do Estado de Goiás participaram, na última sexta-feira (15), de reunião da Comissão de pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - Faeg, no auditório da entidade.

Preço/MS - A diretoria do Conseleite – Mato Grosso do Sul reunida no dia 15 de fevereiro de 2019, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de janeiro de 2019 e a projeção dos valores de referência para leite a ser entregue no mês de fevereiro de 2019.

Pecuária leiteira/Depressão - Expulsa da casa do pai, morando em um lugar que não reconhecia como seu e grávida do segundo filho. Em 2014, a vida estava bem difícil para a jovem Anna Menezes, que hoje tem 23 anos. Para piorar, ela passou a enfrentar outro problema: a depressão.

Leite nas Escolas/EUA – O congressista Glenn Thompson e o presidente do Comitê de Agricultura da Câmara, Collin Peterson apresentaram um projeto de lei no mês passado que aumentaria as opções de leite nas merendas escolares.

Leite/América do Sul – Na Argentina e Uruguai, o tempo ensolarado favoreceu o desenvolvimento do milho e da soja, além de minimizar as condições de lama em diversas fazendas de leite. Enquanto isso, aguaceiros se intensificam no Brasil Central, enquanto uma seca persistente atinge a região sul do país.

Nota Cepea - Os preços brutos do leite ao produtor deixarão de ser calculados pelo Cepea a partir de 2020. Isso porque o cálculo do preço bruto inclui, além do preço do leite recebido pelo produtor, impostos e frete e essas duas variáveis são exógenas ao valor, de modo que as suas variações podem afetar o cálculo da média final sem que isso reflita o mercado.

Comércio exterior – As importações de produtos lácteos NCM 04 no mês de janeiro de 2019 foram 52% maiores do que as verificadas no mesmo mês de 2018, em valores, e o volume cresceu 63%.

Clima/EUA - Frio extremo, ventos fortes e neve estão matando rebanhos de gado leiteiros nos estado de Washington e Idaho, nos Estados Unidos. Pelo menos duas mil cabeças morreram apenas no último fim de semana, situação considerada catastrófica por produtores locais.

Queijo Camembert - Iguaria francesa muito apreciada do público brasileiro, o tradicional queijo camembert pode desaparecer de vez das prateleiras de supermercado, ou mesmo de empórios e importadoras. Pelo menos, em sua produção artesanal.

Concorrência/SP - Produtores da região estão preocupados com o fim da tarifa do leite no exterior. Eles acreditam que a mudança vai trazer prejuízos no campo e demissões.

Taxas de importações - Setor necessita de mais acesso a crédito e melhora na preparação do pequeno produtor, segundo entidade. A retirada da taxa antidumping do leite de 14,8% da União Europeia e de 3,9% da Nova Zelândia não é uma decisão política, mas baseada em investigações técnicas.

Antidumping - A Justiça do Distrito Federal suspendeu a circular do Ministério da Economia que retirava a aplicação de tarifas antidumping para a importação de leite em pó da União Europeia e da Nova Zelândia. A decisão desta quarta-feira, dia 13, foi tomada por meio de um Mandado de Segurança Coletivo.

Leite/PR - A pecuária leiteira do Paraná é a que mais cresceu ao longo das últimas duas décadas, tanto em produção quanto em produtividade. Esse avanço fez com que o estado saltasse para terceiro colocado em ambos os rankings nacionais em 21 anos, evidenciando a posição de destaque do setor.

Capacitação/MG - Em busca de aprimorar a qualidade e crescer, produtores rurais de Mutum participaram do curso de Pasteurização do Leite e Fabricação de Laticínios. Mesmo a distância – muitos levaram cerca de uma hora para chegar ao local do curso – e a chuva, que prejudicou a situação das estradas de terra, não impediram que os alunos se empenhassem para garantir o aprendizado.

Custo de produção - Os estudos mostram que em 2018 os gastos com adubos e corretivos subiram 25,75% no ano e o suplemento mineral 6%.

"plano de saúde"