Logo

ESPECIAIS

Plano de qualificação do leite - O novo guia orientativo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (Pqfl), publicado no dia 19 de novembro, foi tema do primeiro encontro organizado nesta quarta-feira (11) pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat).

Leite/AR – O ajuste do preço do leite ao produtor de leite – recomposição dos custos de produção nos últimos meses – ainda não chegou às prateleiras dos supermercados.

Preço/MG - A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 11 de dezembro de 2019 na cidade de Belo Horizonte, aprova e divulga os valores de referência finais do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em outubro de 2019 a ser pago em novembro de 2019, os valores de referência finais do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em novembro de 2019 a ser pago em dezembro de 2019, os valores de referência projetados do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em dezembro de 2019 a ser pago em janeiro de 2020.

Alimentos artesanais - A Câmara dos Deputados poderá formar um grupo de trabalho para discutir um novo marco regulatório para produtos alimentícios artesanais, como queijos, geleias e mel, de forma a facilitar a formalização do pequeno produtor, seu acesso aos órgãos de inspeção sanitária e sua entrada no mercado nacional.

Câmara Setorial do Leite - Jeferson Smaniotto, presidente da Cooperativa Piá, foi eleito coordenador da Câmara Setorial do Leite no Rio Grande do Sul, na tarde desta quinta-feira (12), durante reunião do grupo, na sede da Fepagro em Porto Alegre.

Incentivos fiscais - A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou ontem proposta que institui uma série de incentivos fiscais para a produção de alimentos com baixo teor ou isentos de lactose e os orgânicos.

Venda de fatiados/RS - Fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural com representantes do setor varejista, o novo decreto que regulamenta o fracionamento e a venda de carnes, fiambres e queijos foi sancionado ontem (11/12) pelo governador Eduardo Leite.

IGP/UE – A Nova Zelândia poderá, em breve, ser impedida de exportar “Feta” para a China? As empresas de laticínios da Nova Zelândia dizem que as Indicações Geográficas Protegidas (IGP) continuam aumentando na União Europeia (UE) e agora impedirá que a Nova Zelândia exporte, para o mercado chinês, queijos de maior valor agregado como o Feta.

A UE assinou, recentemente, um acordo com a China.

Leite em Rondônia - O estado de hoje contemplado pela Série Terra Viva Dados Estaduais é Rondônia. 

Quinta, 12 Dezembro 2019 10:10

Recepção de leite no 3º trimestre de 2019

Recepção - No 3º trimestre de 2019, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária – seja ela Federal, Estadual ou Municipal foi de 6,29 bilhões de litros.

Quarta, 11 Dezembro 2019 15:35

Iogurte – O futuro do iogurte probiótico

Iogurte probiótico – Com o crescimento contínuo da preferência do consumidor por alimentos saudáveis e funcionais, o mercado de iogurtes probióticos estará em evidência. A associação dos benefícios do iogurte para a saúde digestiva é aceita pelos consumidores – a tal ponto que eles querem mais.

Selo Arte - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cumpriu mais uma etapa para implantação do Selo Arte em todo o país. Nesta quarta-feira (11), foi publicada a Instrução Normativa 67, que estabelece os requisitos para que os estados e o Distrito Federal concedam o Selo Arte, aos produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal.

Clima/UR – A baixa ou ausência ocorrência de chuvas nos últimos 20 e 25 dias em quase todo território nacional afeta de diversos modos os agricultores, prejudicando muito os produtores de leite e as culturas verão, e um pouco menos os pecuaristas de corte que suportam um pouco mais a escassez hídrica.

Preço/MT - O preço do leite pago ao produtor apresentou queda de 0,83%, sendo cotado a R$ 1,09/litro, reflexo do aumento na captação.

Leite/Rússia – O governo russo está despendendo esforços para melhorar a qualidade dos produtos lácteos no mercado doméstico. O principal objetivo é aumentar o consumo per capita de lácteos, o que é dificultado, não apenas pelo poder de compra da população local, mas, também pela falta de confiança do consumidor no leite e produtos lácteos disponíveis nas prateleiras dos supermercados.

Lácteos/UE – A tendência dos preços no mercado atacadista da União Europeia (UE), durante o ano, foi variada de acordo com o produto.

Importação de leite e derivados - Os números preliminares da média diária das importações de leite e derivados, em dólar, na primeira semana de dezembro de 2019 foram, 13,5% menores que os de dezembro de 2018 e 22,2% menores em relação a novembro de 2019.

Segunda, 09 Dezembro 2019 17:27

Rede de pesquisa busca novos membros

Pesquisas em queijos - A Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros (REPEQUAB) convida pesquisadores de todo o Brasil, que se dedicam ao tema "queijos artesanais", para integrar seu quadro de pesquisa.

Conseleite/PR - Desde 2002, Conselho formado por produtores e indústrias de laticínios harmoniza relações entre as partes e permite ambiente de negociação mais justo.

Economia circular – O Centro Europeu de Pesquisa (JRC) apresentou os resultados de um estudo de dois anos sobre a utilização de esterco do gado na adubação de culturas.

"plano de saúde"