• catlogo.gif
  • Pirakids_school.png
  • 1609g100.gif
  • Abiq New.jpg
  • tirolezlogo0311.jpg
  • cIsis.png
  • Logo Scala - Cpia.gif
  • Logo bebamaisleite.png
  • baldebranco.jpg
  • Logo Ablv.gif
  • Zero-Lactose.png
ÍNDICES IFCN

ÍNDICES IFCN

Segunda, 15 Agosto 2016 15:49

Indicadores de preços do leite e custos de produção do IFCN – julho/2016

Índices IFCN – Depois de dois meses com prejuízo a relação entre os Índices IFCN do preço do leite/custo da ração, no mês de julho aumentou, ligeiramente, depois de ter chegado ao menor valor apurado, desde agosto de 2012, em maio e julho de 2016. A situação é pouco confortável, e o produtor precisa fazer um grande esforço para ter margem de lucro com a atividade. Houve aumento de 15% e 13% em relação ao mês anterior e ao mesmo mês de 2015, respectivamente. A média da rentabilidade dos últimos 12 meses, 1,14, é a segunda menor dos últimos 43 meses, e apenas 66% do pico alcançado em julho de 2014, que foi de 1,73. A média de janeiro a julho de 2016 também os menores níveis dos últimos três anos, e equivale aos níveis da crise de 2012. Este cenário mostra a dificuldade que o produtor, ao nível mundial, vem enfrentando desde julho de 2015. Grandes regiões produtoras que possuem grandes mercados internos, como os Estados Unidos, fogem um pouco dessas dificuldades. Mas, mesmo os produtores brasileiros, que poderiam estar sendo beneficiados, atravessam uma das maiores secas dos últimos anos, encarecendo pastagens e insumos para ração.

- O Índice IFCN dos preços do leite, é uma combinação dos preços médios de uma cesta de commodities lácteas negociadas no mercado mundial.

Representa o quanto uma indústria poderia, teoricamente, remunerar seus produtores, se os produtos lácteos fossem vendidos com as cotações vigentes no período.

O indicador IFCN é elaborado da seguinte forma: 1 – Leite em pó desnatado & Manteiga (35%); 2 – Queijos e Soros de leite (45%); e 3 – Leite em pó integral (20%).

- O Índice IFCN dos custos da alimentação representa o nível dos preços no mercado mundial de insumos para ração, farelo de soja e milho.

A relação entre o preço do leite e a cotação da ração, indica a rentabilidade. De uma forma simplificada, mostra quantos quilos de ração o produtor pode comprar com a venda de um quilo de leite. A relação leite/ração (> 1,5) significa rentabilidade, mesmo com a utilização de concentrados. Por outro lado, se a razão ficar abaixo de 1,5, e for caindo em direção a um, a utilização de concentrados pode significar perda de rentabilidade. Abaixo, ou próximo de um, significa prejuízo.

Quinta, 14 Abril 2016 18:51

Índices IFCN do preço do leite e custo de produção – março/2016

Indicadores IFCN - A relação entre os Índices IFCN do preço do leite/custo da ração, no mês de março, ficou em 1,12. A rentabilidade média do produtor de leite nos últimos 12 meses está em 1,23, mantendo a persistente queda iniciada em julho de 2014, quando era 1,73. Comparada ao mesmo mês do ano passado, houve redução de 26%.

Quinta, 19 Novembro 2015 13:33

ÍNDICES IFCN de preço do leite ao produtor e custo de produção

Índices IFCN - A relação entre os Índices IFCN do preço do leite/custo da ração, no mês de outubro, ficou em 1,30, afastando o produtor do prejuízo ocorrido em julho, e da falta de rentabilidade de agosto, pelo segundo mês consecutivo. No entanto, é 17% menor que o valor verificado um ano antes, embora seja maior que o índice do mês anterior.

Call me on Skype Subscribe on YouTube