2201piracanjubag

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

Negociações comerciais - Estados Unidos e China vão lançar uma nova rodada de negociações para tentar solucionar suas desavenças comerciais a partir desta terça-feira, em Washington, segundo comunicado da Casa Branca.

Desemprego/Reino Unido - A taxa de desemprego do Reino Unido ficou em 4% no trimestre até dezembro, inalterada em relação à dos três meses até novembro e mantendo-se no menor nível em quatro décadas, segundo dados publicados hoje pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês).

Terça, 19 Fevereiro 2019 17:50

Economia global no ritmo mais fraco desde 2009

Economia global - A perda de impulso da economia mundial está gerando a expansão mais fraca desde a crise financeira global, resultado que já provocou mudanças drásticas entre os bancos centrais. Um modelo do UBS sugere que o crescimento mundial desacelerou para um ritmo anualizado de 2,1% no fim de 2018, o que, segundo o banco, seria o ritmo mais fraco desde 2008-2009.

Agricultura urbana - A agricultura urbana pode se tornar muito importante para a garantia da segurança alimentar da população dos Estados Unidos, já que cresceu mais de 30% no país nos últimos 30 anos e pode satisfazer entre 15% e 20% da demanda global por alimentos.

Tarifas chinesas – O governo chinês anunciou na sexta-feira que a partir desse domingo, passa a vigorar tarifas alfandegárias sobre frangos procedentes do Brasil. Os percentuais podem variar de 17,8 a 32,4%, e estarão vigentes por cinco anos.

Superávit - A União Europeia (UE) registrou um superávit comercial recorde com os Estados Unidos em 2018, fator que pode pesar nas negociações comerciais bilaterais.

Taxa de juros - Em um cenário de Brexit sem acordo, é mais provável que o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) corte a sua taxa básica de juros, hoje em 0,75% ao ano, do que a aumente, afirmou nesta quinta-feira o membro do comitê de política monetária do BC britânico Gertjan Vlieghe.

Fundo de garantia – A China determinou que governos locais usem um fundo de garantia nacional de forma mais eficiente para ajudar pequenas empresas e produtores rurais em dificuldades financeiras, afirmou o Conselho Estatal do país em comunicado divulgado hoje.

Quinta, 14 Fevereiro 2019 16:51

Soja paraguaia também sofre com quebra

Soja/Paraguai - A produção de soja do Paraguai, correspondente ao ciclo médio da safra 2018/2019, está enfrentando problemas de quebra da mesma forma que a soja precoce.

Fome/África - Novos dados apresentados no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado de “Visão geral da segurança alimentar e nutricional em África Regional”, mostram que 237 milhões de pessoas na África sub - Saariana sofrem de desnutrição crônica, ameaçando o progresso na últimos anos, o que significa que a fome no continente continua aumentando.

Guerra comercial - Economistas do mundo inteiro afirmam que preocupações com o crescimento global estão pesando à medida que as reuniões entre os Estados Unidos e a China se aproximam. De acordo com Mihir Kapadia, CEO e fundador da Sun Global Investments, é preciso pensar nos possíveis benefícios em que um acordo entre os dois países renderia.

Segurança alimentar - A cooperação internacional para alcançar a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável é o tema da conferência internacional de Segurança Alimentar, em Addis Ababa, na Etiópia.

Brexit - A primeira-ministra britânica Theresa May insistiu nesta terça-feira diante dos deputados que "precisa de tempo" para discutir com a União Europeia (UE) as alterações do acordo sobre o Brexit que possam satisfazer seu Parlamento - mantendo a incerteza sobre as modalidades do divórcio.

Zona do euro - O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou hoje, em evento em Madrid, que a inflação na zona do euro ainda deverá acelerar no médio prazo.

Redução uso de plástico - O governo japonês decidiu cortar o uso de produtos de plásticos em cafeterias e lojas em cerca de 200 órgãos e instituições ligadas ao governo, como universidades, a partir do ano fiscal de 2019, que tem início em abril.

Segunda, 11 Fevereiro 2019 16:37

Reino Unido sob apreensão à espera do Brexit

Brexit - O Reino Unido está em contagem regressiva. A sexta-feira 29 de março marcará a mudança de rumo da economia britânica neste século. É a data final para o país sair da União Europeia (UE).

Guerra comercial - Um estudo das Nações Unidas revelou que como a magnitude e a duração da disputa não são claras, produtores brasileiros têm relutância em tomar decisões de investimento, que podem ser não lucrativas se as tarifas não forem revogadas.

Colheita da soja - A exemplo do que acontece em diversas regiões do Brasil, o Paraguai também sofre com as condições climáticas adversas durante o ciclo da safra de soja 2018/19.

USDA - O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz nesta sexta-feira (8), enfim, seu novo boletim mensal de oferta e demanda, depois de mais de uma paralisação de mais de 30 dias do governo norte-americano que impediu o reporte dos números em janeiro.

Índia - O Banco da Reserva da Índia (RBI, pela sigla em inglês) anunciou hoje um corte inesperado em sua taxa básica de juros, numa tentativa de impulsionar o crescimento econômico num momento em que a inflação doméstica parece estar sob controle.

"plano de saúde"