GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

EUA - As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 0,2% em novembro ante outubro, a US$ 513,5 bilhões, segundo dados com ajustes sazonais publicados hoje pelo Departamento do Comércio. O resultado veio um pouco acima da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam aumento de 0,1%.

Zona do euro - Os líderes da União Europeia deram um passo na direção de uma integração mais profunda da zona do euro nesta sexta-feira para ajudar a impedir crises futuras, mas desacordos sobre elementos importantes do plano deixaram pendentes questões como um Orçamento da zona do euro ou um mecanismo de garantia de depósito.

China - As vendas no varejo da China cresceram em novembro no ritmo mais fraco desde 2003 e a produção industrial aumentou à taxa mais fraca em quase três anos uma vez que a economia perdeu ainda mais força, aumentando a pressão sobre Pequim para acabar com a disputa comercial com os Estados Unidos.

EUA x China – Trump comentou em uma entrevista à Reuters que o governo chinês estava “de volta ao mercado” para comprar soja depois da trégua estabelecida em 1º de dezembro na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Quinta, 13 Dezembro 2018 17:35

Risco da febre aftosa ainda existe

Febre aftosa - Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INTA) afirmaram que o risco da febre aftosa no mundo inteiro ainda existe e está preocupando alguns pesquisadores ao redor do globo.

Mudanças climáticas - Representantes do grupo Basic – bloco de países recém-industrializados formado por Brasil, África do Sul, Índia e China – cobraram hoje (12) avanço nas negociações para implementar o Acordo de Paris.

BCE - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, divulgou as projeções econômicas da instituição na coletiva de imprensa realizada após o anúncio de sua decisão monetária, quando optou por manter sua taxa básica de juros - a de refinanciamento - em 0% e a de depósitos, em -0,4%.

Impacto do clima - Um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, listou os impactos que as mudanças climáticas causaram na agricultura do país norte-americano.

Compra de soja - A China fez suas primeiras grandes compras de soja dos Estados Unidos em mais de seis meses nesta quarta-feira, disseram dois operadores norte-americanos, no primeiro negócio de porte desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, concordaram com uma trégua na guerra comercial no começo de dezembro.

Acordo Mercosul - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quarta-feira que o Mercosul está pronto para fechar um acordo comercial com a União Europeia, que só não foi acertado ainda porque os europeus não querem concordar.

Auxílio agrícola - O governo norte-americano voltou a adiar a segunda rodada de pagamentos de um pacote de auxílio de US$ 12 bilhões a agricultores prejudicados pela disputa comercial entre a China e os Estados Unidos, em meio a otimismo de que o país asiático retome em breve as suas compras de soja norte-americana.

Agroquímicos/UE – Como é tradicional no final de cada ano, a Associação da Cadeia se Soja (Acsoja), Associação Argentina de Milho e Sorgo (Maizar), a Associação Argentina de Trigo (Argentrigo) e a Associação Argentina de Girassol (Asagir) leem mensagem conjunta apresentando as principais questões que devem ser consideradas e abordas para melhorar a atividade, principalmente através de exportações.

Aquecimento global - As temperaturas globais médias estão a caminho de ultrapassar e muito a meta central estabelecida no Acordo de Paris de 2015 para limitar o aquecimento global, alertou estudo nesta terça-feira.

FMI - Uma das autoridades do Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou nesta terça-feira que os riscos para a economia global estão aumentando e que os governos e bancos centrais podem não estar bem equipados o suficiente para lidar com essa situação.

Brexit - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, apresentará o acordo do Brexit para votação na Câmara dos Comuns antes do próximo dia 21 de janeiro, segundo o porta-voz da residência oficial de Downing Street. May decidiu suspender a votação que aconteceria hoje, depois que deputados conservadores eurocéticos e da oposição indicaram que não apoiariam o pacto negociado entre Londres e Bruxelas.

Desaceleração global - O economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Maurice Obstfeld, alertou, em entrevista coletiva neste domingo, que os Estados Unidos provavelmente sentirão o peso da desaceleração do crescimento global.

Brexit - O Tribunal Europeu de Justiça (ECJ) decidiu nesta segunda-feira que o governo britânico podereverter a decisão de deixar a União Europeia sem consultar os demais Estados-membros do bloco, em uma decisão bem recebida por aqueles que fazem campanha para impedir o Brexit.

China - Já comentamos que a China é gigante em vários aspectos: tamanho do território, da população e do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, o que pode ser novidade para muitos cidadãos, é saber que ela também é grande na produção de alimentos. A bem da verdade, não é apenas grande, é líder na produção agrícola mundial.

Cepal - As exportações da América Latina e Caribe devem crescer neste ano. Apesar disso, a região ainda encontra diversos desafios para se posicionar melhor na economia mundial. Os países precisam buscar uma maior integração regional, com transações e trocas entre eles, para melhorar o desempenho frente aos concorrentes no comércio global.

Sexta, 07 Dezembro 2018 16:32

Inundações atrasam semeadura na Argentina

Clima/AR - As fortes chuvas durante agosto e setembro causaram danos notáveis em todas as principais áreas de cultivo da Argentina, especificamente nas províncias de Buenos Aires, Santa Fé e Córdoba. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), relatórios locais estimam que 5 a 10 milhões de hectares podem estar submersos ou danificados devido a essas chuvas.