Logo

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

 

Brexit – O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, obteve aprovação para sua legislação do Brexit nesta terça-feira (22). Esse é o primeiro passo para conseguir a aprovação do acordo no Parlamento para que o Reino Unido deixe a União Europeia em 31 de outubro.

Redução de CO2 - O Brasil caminha para atingir a meta de redução nas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 2020, disse o Ministério do Meio Ambiente. Segundo a pasta, a projeção foi publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta que a meta voluntária nacional de emitir 1.977 milhão de toneladas de CO2 equivalente, (unidade de medida das emissões de gases do efeito estufa) é considerada possível na avaliação das pesquisadoras, caso não ocorram alterações bruscas nas políticas nacionais sobre esse tema.

Reino Unido - Os fabricantes britânicos estimam que as encomendas à indústria cairão no ritmo mais rápido em uma década nos próximos três meses devido à desaceleração da economia global e à incerteza do Brexit, mostrou uma pesquisa trimestral realizada pela Confederação da Indústria Britânica (CBI, na sigla em inglês) nesta terça-feira.

Oferta de cotas - A China ofereceu nesta terça-feira cotas livres de tarifa para a importação de 10 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos, para grandes empresas locais e internacionais, disseram duas fontes com conhecimento do assunto.

CEPAL – O principal resultado da Terceira Reunião da Conferência Regional sobre o Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe, encontro convocado pela Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL), o Governo do México e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi a aprovação da Agenda regional para promover o Desenvolvimento Social Inclusivo.

Desaceleração global - A desaceleração da economia global em 2019 e em 2020 imporá desafios a todos os países. O Brasil, no entanto, pode minimizar os efeitos da retração se prosseguir com medidas internas.

COP 25 - O Brasil deve levar à 25ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 25), no Chile, em dezembro, dados que comprovam a sustentabilidade do agro brasileiro, com o uso das tecnologias de baixa emissão de carbono e o cumprimento da legislação florestal.

Nomeação BCE - Líderes da União Europeia (UE) confirmaram nesta sexta-feira a nomeação de Christine Lagarde como a nova presidente do Banco Central Europeu (BCE), substituindo Mario Draghi a partir de 1º de novembro.

Guerra comercial - Fortalecer o comércio internacional é a primeira das cinco prioridades globais apontadas pela nova diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, em sua primeira entrevista coletiva na assembleia anual da instituição.

PIB/China - O crescimento econômico da China no terceiro trimestre desacelerou mais do que o esperado e para o ritmo mais fraco em quase três décadas, conforme a guerra comercial com os Estados Unidos afeta a produção industrial.

Acordo China-EUA - A China já está redigindo o texto da primeira fase do acordo com os Estados Unidos, noticiou a agência internacional Bloomberg nesta quinta-feira (17).

Brexit – Boris Johnson pediu aos deputados britânicos que aprovem o texto, em uma votação incerta no sábado, enquanto Jean-Claude Junker descartou a possibilidade de novo adiamento da data de saída.

Quinta, 17 Outubro 2019 12:38

Índia prepara uma reforma agrícola

Reforma agrícola - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e seu Partido Bharatiya Janata retornaram ao poder em maio passado, com apoio esmagador da maior parte da Índia e tem no topo da lista de reformas necessária o setor agrícola da Índia, que afeta diretamente os meios de subsistência de metade da população, as necessidades nutricionais de todos os indianos e a segurança alimentar de longo prazo do país. 

Alimentação/China – A China intensificará a cooperação internacional com outros países para lutar contra a fome e garantir a segurança alimentar mundial, segundo um documento publicado.

Brexit - Em mais uma rodada de conversas ontem, negociadores britânicos e europeus avançaram para apresentar um novo acordo para o Reino Unido deixar a União Europeia (UE) antes do prazo final de 31 de outubro.

China - O banco central da China disse nesta terça-feira que a demanda da economia real por crédito permanece relativamente forte, e que o apoio ao crédito está aumentando.

PIB Mundial - O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu as previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial em 2019 e em 2020, argumentando que a atividade industrial está se enfraquecendo e que as tensões comerciais e geopolíticas deixam dúvidas sobre como a economia se comportará no futuro.

Logística/EUA - Os transportadores de grãos, em sua maioria, estão experimentando um melhor desempenho do frete ferroviário e taxas mais baixas, devido em grande parte à demanda reduzida no sistema ferroviário.

Acordo EUA-China - Os Estados Unidos e a China vão anunciar nesta semana os termos finais do acordo concluído na última sexta-feira em Washington por negociadores dos dois países e que o presidente Donald Trump classificou como o “melhor e maior acordo” já feito para os agricultores americanos, sem dar detalhes acerca do documento.

Milho/EUA - Produtores de milho dos Estados Unidos podem ficar com a menor fatia das exportações globais das últimas sete temporadas, um reflexo da maior competição enfrentada pelos agricultores dos EUA de grãos mais baratos da América do Sul e do Mar Negro.

"plano de saúde"