Logo

ECONOMIA

Desigualdade - A desigualdade de renda no Brasil aumentou no 2º trimestre de 2019 pelo 17º trimestre consecutivo, o que representa o ciclo mais longo já registrado no país, segundo pesquisa da FGV Social, a partir de dados da PNAD Contínua do IBGE.

IPC-S - O IPC-S de 15 de agosto de 2019 variou 0,26%, ficando 0,06 ponto percentual (p.p) abaixo da taxa registrada na última divulgação. Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação.

Desemprego - Mais de um quarto (26,2%) dos desempregados procuram trabalho há no mínimo dois anos, o que equivale a 3,347 milhões de pessoas nessa condição.

PIMAgro - Após disparar em maio, o Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) voltou à espiral de variações negativas que deu o tom desde o início do ano e encerrou junho em baixa de 5% ante o mesmo mês de 2018.

PIB - O Monitor do PIB-FGV aponta, nas séries dessazonalizadas, crescimento de 0,2% do PIB no segundo trimestre, na comparação com o primeiro, revertendo a queda de 0,1% observada no primeiro trimestre.

Quinta, 15 Agosto 2019 10:00

Indicador Antecedente subiu em julho

Indicador da economia - O Indicador Antecedente Composto da Economia Brasileira® (IACE), publicado em parceria entre a FGV IBRE e The Conference Board (TCB), subiu 0,5% em julho, para 117,6 pontos.

Quinta, 15 Agosto 2019 09:58

IGP-10 recua para -0,47% em agosto

IGP-10 - O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) caiu 0,47% em agosto, percentual inferior ao apurado em julho, quando registrou taxa de 0,61%. Com este resultado, o índice acumula alta de 3,92% no ano e de 5,20% em 12 meses.

IqPR - O Índice de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1, 2 fechou o mês de julho de 2019 em estabilidade, com pequena baixa de 0,04%. Separado por grupos de produtos, enquanto o IqPR-V (grupo de produtos de origem vegetal) fechou positivo em 0,32%, o IqPR-A (produtos de origem animal) caiu 1,01% (Tabela 1). Nessa mesma tabela são apresentadas as variações da última semana de junho/2019 e as quatro de julho/2019 para os índices calculados “com a cana-de-açúcar” e “sem a cana-de-açúcar”.

Balança - A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 633 milhões nas duas primeiras semanas de agosto, com sete dias úteis, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (12) pela Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia (Secint/ME).

Clima Econômico - O Indicador Ifo/FGV de Clima Econômico (ICE) da América Latina — elaborado em parceria entre o Instituto alemão Ifo e a FGV — registrou piora pelo segundo trimestre consecutivo, puxado pela queda no Indicador da Situação Atual (ISA), que passou de 47,0 pontos negativos em abril para 67,3 pontos negativos em julho de 2019, uma diferença de 14,3 pontos. O Indicador das Expectativas (IE) registrou melhora e continua positivo, ao passar de 9,2 para 17,2 pontos entre abril e julho.

Bens industriais - O País demandou menos bens industriais em junho, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais recuou 0,5% em relação ao mês de maio, na comparação com ajuste sazonal.

IBC-BR - A economia apresentou retração no segundo trimestre deste ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou queda de 0,13% no segundo trimestre, comparado com o período de janeiro a março deste ano. As informações foram divulgadas pelo Banco Central.

Segunda, 12 Agosto 2019 13:39

IGP-M varia -0,65% na 1ª prévia de agosto

IGP-M - O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) caiu 0,65% no primeiro decêndio de agosto, registrando variação abaixo da apurada no mesmo período de julho, quando o índice havia variado 0,40%.

Projeção - O mercado financeiro continua reduzindo a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano. Segundo o boletim Focus, pesquisa divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), a previsão é que a taxa Selic encerre 2019 em 5% ao ano. Na semana passada, a expectativa tinha caído de 5,5% ao ano para 5,25% ao ano.

Consumo - Foi-se o tempo em que preço ou marca definiam uma venda no varejo. Com o consumidor cada vez mais conectado e refinando seu processo de compra ao longo da crise, o entendimento de custo-benefício mudou e hoje 67,9 milhões de brasileiros dizem não se identificar com nenhuma rede.

Sexta, 09 Agosto 2019 13:52

IGP-DI recua para -0,01% em julho

IGP-DI - O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,01% em julho, percentual inferior ao apurado no mês anterior, quando a taxa havia sido de 0,63%. Com este resultado, o índice acumula alta de 4,39% no ano e de 5,56% em 12 meses. Em julho de 2018, o índice havia subido 0,44% e acumulava elevação de 8,59% em 12 meses.

Serviços - O volume de serviços teve a quarta e mais intensa queda no ano, ao recuar 1% em junho, na comparação com maio. É a pior taxa para o mês desde 2015, quando repetiu o mesmo resultado. O desempenho negativo foi acompanhado por todas as cinco atividades, o que não acontecia desde maio de 2018, mês da greve dos caminhoneiros. 

IPC-Fipe - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,12% na primeira quadrissemana de agosto, desacelerando levemente em relação ao aumento de 0,14% verificado no fechamento de julho, segundo dados publicados hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

IPCA - A alta de 4,48% na conta de luz pressionou a inflação, que passou de 0,01% em junho para 0,19% em julho, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje pelo IBGE.

Cadastro único - A Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) vão lançar um sistema de compartilhamento de informações de produtos com o objetivo de melhorar eficiência entre indústria e varejo.

"plano de saúde"