Logo

DESTAQUE

Cade - A compra, pela Laticínios Bela Vista (dona da marca Piracanjuba), do capital social da Nestlé Sudeste foi aprovada pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Piracanjuba - A Piracanjuba amplia a linha de produtos refrigerados, que agora passa a contar com uma opção cremosa e marcante: Mistura de Requeijão e Amido no sabor Cheddar Melt.

Queijo Artesanal - O queijo artesanal do Norte de Minas já está conquistando os paladares pelo Brasil. Há mais de 30 anos o senhor Valdir Ferreira de Aquino trabalha com queijos.

Energia Limpa - Cinco projetos das cidades de Bela Vista de Goiás, Piracanjuba, São Miguel do Passa Quatro, Caldazinha, Matrinchã e Inhumas foram selecionados durante a chamada pública, aberta para incentivar a geração de energia limpa em pequenas propriedades produtoras de leite do Estado.

Atualização de custos - Esta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participarão de visitas e painéis no município de Unaí (MG) para atualização dos custos de produção de café arábica, pecuária leiteira, soja, sorgo e milho.

Conflitos/AR – Os conflitos internos entre produtores e indústrias impedem que a cadeia formalize suas relações. A cadeia láctea argentina tem mais de 100 anos de desenvolvimento, mas, ainda não conseguiu formalizar a relação comercial entre a indústria e os produtores de leite.

Segunda, 21 Outubro 2019 14:22

As mais lidas da Semana

Top 5 - Veja abaixo as 5 notícias mais lidas da semana no site da Terra Viva!

Custos de produção - Os custos de produção da pecuária leiteira registraram estabilidade em setembro. O Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os gastos correntes da propriedade na “média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), aumentou apenas 0,03% frente a agosto, e o Custo Operacional Total (COT), que engloba o COE, o pró-labore e as depreciações, 0,01%.

Preço/MS - A diretoria do Conseleite – Mato Grosso do Sul reunida no dia 18 de outubro de 2019, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de setembro de 2019 e a projeção dos valores de referência para o leite a ser entregue no mês de outubro de 2019.

Reivindicações - Produtores reivindicaram agilidade nas ações do governo para executar as políticas públicas para o setor.

Preços/AR – O Índice de Preços ao Consumidor(IPC) na Argentina, no mês de setembro registrou aumento de 5,9%, acumulando reajuste anual de 53,5%. O item alimentos e bebidas não alcoólicas de um modo geral cresceu 5,7%, no mesmo mês, com acúmulo anual de 56,9%, conforme dados dos Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (INDEC).

Preço/MG - Os valores de referência do leite – padrão, maior e menor – que estão sendo entregues em outubro de 2019 apresentaram leve queda na primeira quinzena.

Produção/Chile – A elaboração de produtos lácteos registraram comportamento misto entre janeiro e agosto de 2019, com 4, dentre 11, mostrando desempenho positivo, conforme lista divulgada pelo Departamento de Controle Odepa.

Custos/Alemanha – O cálculo atual dos custos de produção de leite na Alemanha foram publicados e mostram que em julho de 2019, somente 77% dos custos de produção foram cobertos. Mesmo com a ligeira queda em julho, o preço do leite caiu a menos de 34 centavos.

Quinta, 17 Outubro 2019 12:36

Argentina - Consumidores pauperizados

Consumo/AR – As indústrias de carne para consumo começaram registrar dificuldades crescentes de transferir o aumento de custos para os argentinos.

Pecuária leiteira orgânica - O desafio da produção orgânica de leite é substituir os métodos convencionais e ainda assim manter a produtividade da fazenda.

ICPLeite/Embrapa - Em setembro, os custos de produção do leite se mantiveram negativos, registrando variação de -0,06% em relação ao mês anterior, conforme o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite/Embrapa, calculado pela Embrapa Gado de Leite.

Meio ambiente/Irlanda – A expansão da indústria de laticínios na Irlanda começa afetar lagos, rios e estuários do país. David Wall, cientista do Teagasc (organização semi-estatal de pesquisa agrícola, consultoria e educação), diz que o aumento das cotas de leite em 2015 levou o setor de laticínios à expansão. Contribuem para essa expansão os baixos preços da carne bovina e ovina, e a maior rentabilidade dos lácteos.

Mulheres rurais - Quando falamos e estudamos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, percebemos a dicotomia do papel das mulheres em questões que tocam vários temas da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Terça, 15 Outubro 2019 14:15

Artigo - Alimentos para o mundo

Demanda por alimentos - Com tecnologia moderna, a agropecuária brasileira alimenta hoje mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo, o que equivale a um Brasil e uma China juntos.

"plano de saúde"