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Sexta, 13 Dezembro 2019 10:10

Sêniores aumentam consumo de bens massivos

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Consumo Sêniores - Reflexo da crise econômica dos últimos anos, a maioria das famílias brasileiras teve redução de renda de, no mínimo, 16%.

Além disso, a instabilidade política, ainda, impactou no aumento do endividamento e crescimento da renda informal que, por sua vez, refletiram no comportamento de consumo do país.

Sendo assim, racionalizar as compras faz parte do cotidiano do brasileiro. A única faixa etária que tem convivido com um cenário mais favorável é a de sêniores. As pessoas com mais de 65 anos representam 17% da população nacional e são responsáveis por 16% dos gastos com consumo de bens massivos (FMCG).

Nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2019, eles foram o único grupo com crescimento de compras dessas categorias, na ordem de 7%, de acordo com o levantamento Consumer Insights da Kantar.

 

O Brasil tem, atualmente, nove milhões de lares idosos, com renda média de R$ 3,4 mil, valor 9% maior do que a média nacional, e 29% fazem parte da classe AB. Em famílias menores, 64% moram sozinhos ou, no máximo, acompanhados de mais uma pessoa. Além disso, 98% não trabalham fora, 63% não vivem com os filhos, 90% têm celular e 45% acessam internet.

 

 

Preocupados com a saúde, mais da metade (70%) prefere alimentos naturais, 31% eliminaram sódio e 30% cortaram o açúcar da dieta. Glúten e processados também perderam espaço. Em contrapartida, óleos especiais, adoçante, água de coco e pão industrializado cresceram acima da média do mercado nas gôndolas destes lares.

 

Outra especificidade deste público é que para ter certeza de que vale a pena levar determinado produto para casa, eles pesquisam e costumam visitar os pontos de venda 88 vezes em 12 meses, sete idas a mais do que a média da população. O cartão de crédito é a forma de pagamento de 65% das compras de FMCG e 68% verificam a data de validade nas embalagens.

 

Aliás, ter atenção aos detalhes e uma apresentação com informações acessíveis e letras maiores é de extrema importância na hora de eleger um produto entre tantas opções. “Este grupo busca produtos que ofereçam saudabilidade e sejam de marcas que se comuniquem de maneira apropriada”, analisa a diretora de Marketing e Insights da entidade, Giovanna Fischer.

 

Segundo o estudo, quase 30% da população sênior está no estado de São Paulo, principalmente na capital. A concentração segue com 17% vivendo nos estados do Sul. A região da Grande Rio de Janeiro é casa de 9% dos brasileiros acima de 65 anos e, apesar de estes lares terem renda média maior, são os mais endividados.

 

 

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  • Fonte da Notícia: SuperVarejo
  • Data: Sexta, 13 Dezembro 2019
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