Logo

Terça, 10 Dezembro 2019 14:50

EUA - Relatório mostra que preservação dá retorno

Escrito por 

Meio ambiente/EUA - Os produtos lácteos estão presentes em 94% dos lares dos Estados Unidos (EUA), e, ainda assim os produtores enfrentam, pelo quarto ano consecutivo, dificuldades econômicas, e procuram se equilibrar.

As incertezas econômicas enfrentadas incluem a volatilidade dos preços do leite e da ração, políticas agrícolas imprevisíveis e condições climáticas extremas.

“A maioria desses fatores está fora de controle dos agricultores, mas, a preservação do meio ambiente é algo que os agricultores podem ter certeza”, disse Suzy Friedman, diretora de sustentabilidade agrícola do Environmental Defense Fund (EDF) e co-autora de um novo relatório, Como pode a conservação tornar as fazendas de leite mais resilientes, especialmente em uma economia agrícola apertada.

“A grande lição que fica é que a preservação contribui para o bem-estar econômico e a resiliência das fazendas leiteiras”, disse Friedman.

O relatório teve a colaboração do EDF, K-Coe Isom, TeamAg, Inc. and quatro produtores de leite da Pensilvânia que abriram seus livros para fornecer informações valiosas sobre práticas de conservação e os impactos nos orçamentos das fazendas, e quais práticas poderiam proporcionar o maior retorno do investimento. O relatório tomou como base parte de um relatório de finanças e conservação agrícola de setembro de 2018, também publicada pela EDF e K.Coe Ison.

 

“Os quatro estudos de caso mostram como as fazendas leiteiras de vários tamanhos e orçamentos financiaram diferentes conjuntos de práticas de conservação com uma variedade de benefícios – muitos dos quais os agricultores não perceberam até participar do estudo”, disse Laura Sands, diretor de agricultura de produção da K.Coe Isom.

“Muitas vezes os agricultores perdem ou não quantificam os benefícios econômicos da conservação porque é difícil conectar o lado agronômico e o financeiro de qualquer atividade agrícola. Os agricultores só descobrem o valor real das práticas de conservação quando podem vê-las no contexto de toda a sua operação e contabilizadas ao longo de vários anos, o que leva tempo, conhecimento e comprometimento”, explicou Sands.

Analisando os orçamentos das fazendas, o relatório constatou que os produtores de leite que adotaram práticas de conservação em seus sistemas de cultivo e rebanho leiteiro, incluindo coleta de esterco, manejo de nutrientes, culturas de cobertura, lavouras sustentáveis e proteção de mananciais, tiveram vários benefícios financeiros em cascata, como redução de horas de trabalho, economia em rações, locais de descanso dos animais e contas menores com veterinários em decorrência da melhoria geral da saúde do rebanho.

 

“A Pensilvânia e outros estados trabalham para melhorar a qualidade da água através de muitas práticas de conservação identificadas neste relatório, mas, é importante saber que essas práticas se pagam”, disse Chris Sigmund, presidente da TeamAg. Inc. “Este relatório fornece um roteiro para alcançar fazendas lucrativas e uma bacia hidrográfica saudável. Os produtores de leite compartilham um compromisso de longo prazo com a gestão ambiental e este relatório reconhece que estamos fazendo nossa parte para proteger os recursos naturais”, disse Marilyn Hershey, presidente da Dairy Management Inc. e produtora de leite da Pensilvânia. “Também demonstra que não há duas fazendas leiteiras iguais, ressaltando a importância de parcerias que identificam novas práticas e soluções tecnológicas que vêm com incentivos econômicos e um resultado ambiental positivo”.  

 

O relatório oferece várias recomendações específicas para aumentar o apoio financeiro e técnico aos agricultores por meio de programas governamentais, incentivos fiscais e outras estratégias de financiamento inovadoras.

“Os produtores de leite e seus parceiros comerciais da cadeia de suprimentos estão motivados para aumentar a resiliência as condições econômicas e ambientais desfavoráveis, e este relatório fornece um caminho para uma economia leiteira mais sustentável”, disse Friedman.

 

Relatório completo, em inglês.

 

 

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5798
  • Fonte da Notícia: Food Ingredients – Tradução livre: Terra Viva
  • Data: Terça, 10 Dezembro 2019
Lido 68 vezes