Pir550

Sexta, 11 Janeiro 2019 16:00

Mapa e produtores de leite debaterão apoio ao setor na próxima 5ª-feira

Escrito por 

Cadeia do leite - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e produtores de leite se reúnem, na próxima quinta-feira (17), em Brasília, para avaliar a situação do setor, que enfrenta dificuldades com a queda de preço, acentuada no segundo semestre do ano passado.

“Vamos nos reunir com os produtores para discutir a conjuntura da cadeia do leite e ver o que é possível fazer para apoiá-la”, disse ao AGROemDIA, nesta quinta-feira (10), o secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio.

No entanto, o secretário não adiantou quais medidas poderiam ser tomadas pelo governo para apoiar o setor leiteiro. Isso, assinalou, vai depender justamente da avaliação que será feita durante a reunião. O setor deve apresentar uma pauta com reivindicações ao ministério.

O encontro agendado para a próxima quinta-feira é resultado da decisão da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, de instalar uma mesa de negociação com a cadeia produtiva do setor de leite.

 

Acordo de restrição voluntária

No passado, uma das medidas adotadas para dar sustentação ao setor de leite brasileiro foi o Acordo de Restrição Voluntária de Exportações. Na ocasião, exportadores e importadores brasileiros e argentinos chegaram a um entendimento para manter o equilíbrio dos dois mercados, evitando perdas para um dos lados. Nesse tipo de acordo, o governo administra é o que é acertado pelo setor privado.

À época em que Brasil e Argentina estabeleceram o Acordo de Restrição Voluntária de Exportações, o Uruguai não aceitou participar. Mas agora, diante da intenção do governo brasileiro de ter um novo tipo de relação com os países do Mercosul, a expectativa é que os uruguaios possam ser mais sensíveis à necessidade de reduzir os desequilíbrios comerciais regionais.

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5567
  • Fonte da Notícia: Agro em Dia
  • Data: Sexta, 11 Janeiro 2019
Lido 132 vezes
"plano de saúde"