Pir550

Quinta, 10 Janeiro 2019 16:30

Produtores buscam elaborar queijos saudáveis

Escrito por 

Queijos saudáveis/Chile – Valorizar a produção de queijo mediante a incorporação de matérias primas ricas em compostos funcionais, capazes de diversificar a oferta que existe de queijos saudáveis ao nível nacional, é o objetivo principal de um projeto executado na Região de Los Lagos, pelo Instituto de Pesquisas Agropecuarias (INIA), com apoio da Fundação para a Inovação Agrária (FIA), ambas instituições do Ministério da Agricultura.

A iniciativa “Elaboração de queijos saudáveis utilizando compostos funcionais do Sul do Chile” avalia o sistema produtivo e o processo de elaboração de queijos dos produtores membros da cooperativa El Laurel de Los Muermos. O projeto desenvolve queijos saudáveis utilizando matérias primas locais ricas em compostos funcionais e gera um modelo de negócio que outorga sustentabilidade à comercialização dos novos produtos.

O diretor do projeto, Ignacio Subiabre, engenheiro em alimentos e pesquisador do INIA Remehue, explicou que “a ideia é aproveitar a qualidade do leite produzido a pasto, melhorando os processos produtivos para aumentar o teor de ácido linoleico conjugado (CLA) e incorporar nas receitas ingredientes com alto nível de antioxidantes como amoras, mirtilos e framboesas, entre outros, de forma a produzir queijos com propriedades funcionais, que tragam benefícios para a saúde”.

Nicolás, Pizarro, pesquisador e especialista em segurança alimentar do mesmo centro, acrescentou que – até agora – assessoram em questões de manejo de pastagens, os próprios pastos, higiene na produção, desde a ordenha até a fábrica de processamento.

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5566
  • Fonte da Notícia: Mundo Agropecuario – Tradução livre: www.terraviva.com.br
  • Data: Quinta, 10 Janeiro 2019
Lido 65 vezes
"plano de saúde"