Quinta, 08 Novembro 2018 16:12

BNDES financia com R$ 31 mi construção de indústria para processamento de leite no RS

Financiamento - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou a operação de financiamento de R$ 31 milhões para a Cooperativa Santa Clara construir uma nova indústria destinada à produção de lácteos, com capacidade de processamento de 400 mil litros de leite diários, no município de Casca (RS).

O financiamento foi aprovado por meio da linha Finem, modalidade indireta não automática, com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) como agente financeiro. A estimativa é de que sejam gerados cerca de 150 novos empregos até 2021.

A Cooperativa Santa Clara, com sede em Carlos Barbosa (RS), é a produtora de laticínios mais antiga em operação no Brasil. Desde 1912 a empresa vem produzindo requeijão, fondue, queijos diversos, creme de ricota e bebidas lácteas. Em parceria com outras indústrias, comercializa também doce de leite, leite condensado e manteiga, entre outros produtos.

Atualmente, a Santa Clara tem duas plantas de processamento de leite no Rio Grande do Sul. As vendas dos produtos lácteos respondem por 60% do faturamento da cooperativa. O restante provém de cortes e embutidos suínos realizados em seis unidades de produção também espalhadas pelos municípios gaúchos.

A cooperativa vê como grande oportunidade a ampliação da capacidade produtiva, já que a ingestão de leite per capita brasileira é ainda inferior a países como Costa Rica, Argentina e Uruguai. O investimento — com prazo de execução de 18 meses — envolve obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos, além de capital de giro.

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5530
  • Fonte da Notícia: Bndes
  • Data: Quinta, 08 Novembro 2018
Lido 87 vezes