Logo

Call me on Skype Subscribe on YouTube
Quinta, 27 Setembro 2018 15:04

Ideas for Milk chega à Região Nordeste

Escrito por 

Ideas for Milk - A Região Nordeste foi a última parada da Caravana do Ideas for Milk, a competição nacional de startups voltada para a cadeia produtiva do leite.

Os organizadores da competição estiveram em duas cidades do Rio Grande do Norte: Macaíba (Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Escola Agrícola de Jundiaí) e Natal (Universidade Potiguar – Unidade Salgado Filho). Mais de 100 pessoas entre estudantes, professores e empreendedores participaram do evento, coordenado pelo chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins.

No dia dois de outubro, a Caravana estará em Recife (Universidade Federal de Pernambuco) e, no dia seguinte, em Porto Alegre (TecnoPUC). Ao final, terão sido visitadas 25 instituições em diversas cidades brasileiras com o objetivo de divulgar o principal desafio de startups para o agronegócio do leite. O analista da Embrapa Gado de Leite Wagner Arbex explica que o objetivo das caravanas é levar a informação do setor leiteiro às instituições de ensino para sensibilizar desenvolvedores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e despertar a atenção dos empreendedores.

“Buscamos motivar empreendedores com ideias inovadoras de modelos de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software para web, aplicativo mobile ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas”, diz o analista. O objetivo é atrair ideias que promovam a eficiência no setor lácteo. “Muitas são as ações na cadeia produtiva do leite que podem ser aprimoradas com o uso de soluções digitais”, conclui.

Desafio de startups e hackaton – O Ideas for Milk está em sua terceira edição. O evento é composto por duas programações distintas: o desafio de startups, conforme mencionado, e um bootcamp (programa de ensino imersivo) seguido de maratona de programação, que leva o nome de ‘Vacathon’ (um trocadilho com as palavras “vaca” e “hackaton”, definido como uma maratona de programação).

Diferente do que ocorreu no ano passado, quando a Embrapa Gado de Leite sediou as duas atividades na mesma data, o Ideas for Milk deste ano será realizado em dois locais e dias distintos: o desafio de startups ocorrerá no dia 30 novembro, em São Paulo. O local escolhido foi o Cubo Itaú, considerado o mais relevante centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina. Já o Vacathon acontece dos dias seis a dez de novembro, na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora - MG.

Para o Vacathon são esperados times de estudantes de cerca de vinte instituições de ensino de todas as regiões do país. O grupo ficará no campo experimental da Embrapa, uma fazenda localizada em Coronel Pacheco – MG. Os estudantes terão dois dias de aprendizado em imersão nas diferentes áreas relacionadas à produção de leite e em plataformas de desenvolvimento de software. Em seguida, inicia-se uma maratona de programação para criar um projeto baseado em software e/ou hardware aplicável à atividade de produção de leite.

Para o desafio de startups, podem ser inscritas propostas de soluções digitais inovadoras, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou hardware, aplicáveis a um ou mais segmentos da cadeia produtiva do leite. As inscrições são gratuitas e vão até 28 de outubro. O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa em parceria com as empresas Agripoint, Kick Venture, Qranio e Carrusca Innovation, Texto Comunicação e BovControl. Em suas edições, reuniu mais de 50 entidades parceiras e 22 instituições de ensino superior.

Outras informações podem ser conferidas no site www.ideasformilk.com.br e nas redes sociais fb.com/ideasformilk e @ideasformilk_br, no Instagram.

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5502
  • Fonte da Notícia: Embrapa
  • Data: Quinta, 27 Setembro 2018
Lido 2059 vezes
"plano de saúde"