Quinta, 13 Setembro 2018 16:29

Semana da Alimentação destaca consumo e produção saudáveis

Semana da Alimentação - Como reforço ao direito humano a uma alimentação saudável com preferência por alimentos frescos, naturais e minimamente processados, foi lançada, nesta quarta-feira (12/09), a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul 2018, no Palácio Piratini. Da Emater/RS-Ascar participaram o diretor técnico, Lino Moura, e as gerentes adjuntas Técnica e de Comunicação, Ivanir Argenta e Raquel Aguiar.

Também participaram do café da manhã o secretário do Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa; a secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann; e o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto.

O evento em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, será promovido na semana dos dias 15 a 21 de outubro em todo o Estado. Autoridades e representantes da sociedade civil participaram de um café da manhã, no Salão Azul, com alimentos orgânicos, sem glúten e sem lactose em apoio à iniciativa.

Com o tema "Alimentação Saudável ao seu Alcance - Hortas Urbanas", a semana terá atividades como rodas de conversas, seminários, feiras e ações culturais. Como destaque, atividades alusivas serão promovidas na Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá, em Porto Alegre, e também acontecerão a feira e o encontro organizados anualmente no último domingo de outubro, no Parque da Redenção.

A secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e presidente da Câmara Intersecretarias sobre Segurança Alimentar, Maria Helena Sartori, reforçou o significado de uma alimentação saudável, que traz melhor perspectiva e qualidade de vida, e a importância da valorização de atividades como as promovidas durante a Semana da Alimentação.

Estamos hoje lançando todas as atividades que irão ocorrer na Semana, como oficinas de plantio em pequenos espaços e as atividades do ônibus-escola do programa Prato para Todos. Desta maneira, além dos alimentos estarem chegando a quem precisa, também estamos levando conhecimento e ensinando as pessoas a como tirar o melhor proveito dos alimentos e incorporar nos seus hábitos alimentares, afirmou Maria Helena.

A integrante da Coordenação do Fórum Estadual de Segurança Alimentar do RS, Eliane Brochet, contou como surgiu a Semana da Alimentação. Desde a década de 1980, um grupo de entidades se reúne para celebrar o Dia da Alimentação. No estado, este dia inspirou uma semana de debates e encaminhamentos a respeito do tema, lembrou.

 

PROGRAMAÇÃO

16/10 - Dia Mundial da Alimentação

Atividades na EMEI Humaitá

Feira Tradicional de Alimentos Saudáveis

Local: Rua Dr. Caio Brandão de Mello, s/nº

Horário: 14h.

 

17 a 20/10 - Atividades em todo o Estado

Acompanhe a programação nas redes sociais pelo Facebook (facebook.com/semdaalimentacaors) e Instagram (instagram.com/semanadaalimentacaors).

 

21/10 - Praça de Segurança Alimentar e Nutricional

Local: Parque Farroupilha, em Porto Alegre

Horário: das 10h às 16h.

 

Organização

A Semana da Alimentação é organizada pelo Governo do Estado através da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional do RS (Caisan), composta pela Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; Emater/RS-Ascar; Conselho Regional de Nutricionistas; e o Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Fesansrs). As entidades interessadas em propor atividades para a programação e divulgação devem manifestar interesse no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira o link abaixo:

https://youtu.be/kbBqt1z1hpc

 

Informações adicionais

  • NUMERO SELECTUS: 5492
  • Fonte da Notícia: Emater/RS
  • Data: Quinta, 13 Setembro 2018
Lido 36 vezes