Wednesday, 08 August 2018 17:08

Produção de leite cai no estado e consumidor percebe aumento do preço

Preço/TO - Os consumidores perceberam o aumento no preço do leite no estado. O Tocantins produz 300 milhões de litros por dia. É o terceiro produtor da região norte, mas na época de estiagem, a produção cai até 50%. Por isso, o valor aumenta quase na mesma proporção.

Os laticínios estão pagando de 20% a 30% a mais pelo preço do litro do leite in natura. Quando o produto chega aos supermercados, fica ainda mais caro para o consumidor.

A administradora Taciana Costa olhou, conferiu e decidiu não vai levar o leite porque o preço estava nas alturas. "Vou pesquisar mais, esperar baixar um pouquinho ou ver se encontro uma promoção", diz.

A secretária Nilde do Carmo até que levou três caixinhas. Reclamou do preço, mas não tinha outra opção. "Na realidade não gosto desse leite, estou procurando o in natura, mas está difícil, então a gente arrisca levar esse."

O litro do leite pode ser encontrado a quase R$ 4. O veterinário da Secretaria Estadual de Agricultura, Tiago Túlio, explica o porquê.

"Tem a ver com um pouco da queda da produção do milho safrinha, que a gente teve tanto no estado, quanto em nível nacional. A gente sabe que o milho é o principal componente das rações dos bovinos. Se tem queda na produção, o produtor deixa de investir e consequentemente a produção do animal cai ainda mais nesse período seco. Tem também a questão dos laticínios estarem pagando um pouco a mais do preço do leite, pela baixa oferta que tem no mercado."

Additional Info

  • NUMERO SELECTUS: 5467
  • Fonte da Notícia: G1/TO
  • Data: Wednesday, 08 August 2018
Read 607 times