Thursday, 11 January 2018 16:31

França – Supermercados mantiveram nas prateleiras leite com risco de salmonela

Riscos/França – Quatro grandes cadeias de supermercados da França admitiram que mantiveram em estoque as fórmulas infantis, apesar da possibilidade de estarem contaminadas com salmonella. Carrefour, E.Leclerc., Auchan, e Systéme U, todos continuaram a disponibilizar o leite para bebê da Lactalis depois do recall ter sido feito em dezembro. A questão ameaça aprofundar as preocupações com segurança alimentar que já ensejaram investigações pelo governo.

Um porta voz do Systéme U, que possui as cadeias Hyper U, Super U, Marché U, e Utile, disse que todos os varejistas “cometeram erros”. Mas Thierry Desouches também negou que houvesse alguma maldade nas ações dos varejistas, questionando se eles arriscariam, intencionalmente, sua reputação ao manter um produto para obter “lucros ridículos”.

Desouches disse que o recall foi complexo e negou a alegação de que o Systéme U tenha demorado muito para responder.

Enquanto isso, foi revelado que o Leclerc vendeu mais de 1.000 unidades do produto afetado, causando problemas em quase quarenta crianças. A Lactalis – cujas marcas Picot, Milumel e Taranis foram afetadas pelo recall – suspendeu as operações da fábrica no noroeste da França até eliminar o risco para o público. Mais cedo anunciou que havia demitido, temporariamente, 250, dos 327 empregados da fábrica de Craon. Alguns dos produtos incluídos no recall foram enviados para o exterior, inclusive para a China.

A Lactalis está empenhada em evitar uma crise de confiança no país, onde a crise da melamina matou seis crianças e deixou mais de 100 mil doentes. O grupo francês de laticínios, como muitas outras concorrentes, vêem a China como um importante mercado em crescimento.  

Additional Info

  • NUMERO SELECTUS: 5324
  • Fonte da Notícia: FoodBev – Tradução livre: Terra Viva
  • Data: Thursday, 11 January 2018
Read 746 times