Pir550

ESPECIAIS

Sexta, 24 Maio 2019 17:35

Captação de leite na UE caem 0,1%

Lácteos/UE – O último boletim do Observatório Lácteo da União Europeia (UE), de 23 de maio tem os seguintes destaques:

- A captação de leite na UE aumentou 1,2% em março, mas, no acumulado do primeiro trimestre de 2019, registrou queda de 0,1%.

DPA Brasil - A multinacional suíça Nestlé a cooperativa neo-zelandesa Fonterra anunciaram na última quarta-feira (22) que chegaram a um acordo para fazer uma revisão "estratégica" de suas opções na parceria na Dairy Partners Americas (DPA), incluindo uma possível venda de suas participações nesta que é sua joint venture no Brasil.

INs 76 e 77 - A cidade de Pelotas (RS) sediará, no dia (05), a reunião sobre as Instruções Normativas (INs) 76 e 77 que entram em vigor a partir do próximo dia 30 de maio e alteram a forma de produção, coleta e armazenagem do leite cru.

Conjuntura leite e derivados - Os  dados mundiais  de oferta e demanda,  preços internacionais, preço doméstico e relação de troca são  os destaques da conjuntura neste mês. No cenário global,  a oferta está recuando em importantes países exportadores como é o caso de Argentina, Uruguai, União Europeia e Austrália.

Chilelácteo – Analisar os pontos chaves do setor lácteo mundial junco com as principais referências é o propósito da 8ª Edição do Congresso Internacional e a Exposição do Setor Lácteo, Chilelácteo 2019.

Fonterra – A Fonterra anunciou que a previsão do preço do leite na abertura da próxima estação será na faixa de NZ$ 6,25 a NZ$ 7,25/kgMS. A cooperativa disse que a faixa de preços será reduzida à medida que a temporada progredir. O valor do adiantamento na estação 2019/20 foi definido em NZ$ 6,75/kgMS.

Mercado de leite - Os dados mundiais de oferta e demanda, preços internacionais, preço doméstico e relação de troca são os destaques da conjuntura neste mês. No cenário global, a oferta está recuando em importantes países exportadores como é o caso de Argentina, Uruguai, União Europeia e Austrália.

Projeto de Lei Queijo Artesanal - Um novo projeto de lei para regulamentar fabricação e produção de queijo artesanal está correndo em regime de urgência no Senado. Uma reviravolta legislativa vem alvoroçando os produtores de queijo artesanal do Brasil nesta última semana.

UE x NZ – Nova Zelândia passou a ser o maior exportador mundial de manteiga, e o segundo de queijo, atrás da União Europeia (UE), e é, de longe, o maior exportador de leite em pó. Por este motivo, a Irlanda, que é um país exportador de lácteos teme as repercussões que terá um acordo comercial da UE com a Nova Zelândia.

Preços/NZ – Economistas de banco observam que as cotações internacionais e o cenário em geral que o preço do leite ao produtor na próxima temporada poderá ficar acima de NZ$ 7,00/kgMS. A cooperativa Fonterra deverá pensar sobre o assunto depois que divulgar os resultados financeiros do terceiro trimestre, na quinta-feira, 23. 

Conseleite-PR - Conselho criado em 2002 ajudou a criar soluções para os conflitos entre os setores produtivo e industrial, estabelecendo valores de referência para o leite. A cadeia produtiva brasileira de leite, principalmente a partir dos anos 90, passou a enfrentar transformações provocadas pela desregulamentação do setor.

Queijo D’Alagoa-MG - Escondido entre as montanhas altas da Mantiqueira, no sul de Minas, o pequeno município de Alagoa ficou internacionalmente conhecido depois que o fundador da Queijo D’Alagoa-MG, Osvaldo Martins de Barros Filho trouxe para o Brasil uma Medalha de Bronze conquistada durante o Mondial du Fromage em Tours, na França, em Junho de 2017.

Custos leite/RO - Para levantar os custos de produção da pecuária leiteira, técnicos do Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) visitaram na segunda (21) o município de Jaru, em Rondônia. O encontro reuniu pesquisadores e produtores rurais para discutir dados e informações da propriedade típica de leite da região.

Preço/RS - O valor de referência projetado para o litro do leite no Rio Grande do Sul para o mês de maio é de R$ 1,1783, alta de 2,04% em relação ao consolidado do mês de abril (R$ 1,1547).

Marcas – A Kantar publicou seu relatório anual de “Pegada das Marcas”, [Brand Footprint], que é um ranking global das marcas de consumo preferidas. A empresa de pesquisa utiliza o Consumer Reach Points para calcular o ranking, que é uma combinação da população (número de domicílios em um país), penetração (porcentagem de famílias que compram certas marcas) e escolha do consumidor (número de interações com uma determinada marca).

Mestres queijeiros - Começaram nesta segunda-feira (20/5) as obras no terreno onde será construída a primeira escola destinada à formação de mestres queijeiros de leite cru do Brasil. O instituto vai funcionar na cidade de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Italac Whey Protein – Seguindo as tendências do mercado mundial de nutrição funcional, alinhada com as necessidades dos consumidores brasileiros que buscam cada vez mais por um estilo de vida saudável aliado a uma alimentação balanceada e uma dieta com produtos de alto teor de proteínas, a Italac lança Whey Protein 25 gramas pronto para beber.

 

Exportações de lácteos - Em abril, a menor oferta de matéria-prima interna impactou diretamente as exportações brasileiras de lácteos, reduzindo o volume negociado de todos os produtos analisados frente ao mês anterior. Com base nos dados da Secex, os embarques recuaram 46,7% em relação a mar/19 e 19,5% frente a abr/18, totalizando 4,3 milhões de litros em equivalente leite.

Preço ao produtor - O movimento de alta nos preços do leite ao produtor deve seguir firme em maio, mas em menor intensidade, assim como verificado em abril. Pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia aplicada), da Esalq/USP, estimam que a elevação em maio sobre o mês anterior deve ficar em torno de 2%.

Guerra comercial – Começam aparecer os resultados da guerra comercial entre Estados Unidos da América (EUA) e União Europeia (UE), diz pesquisa do Rabobank.

"plano de saúde"