Logo

ESPECIAIS

Produção/AR – Até o mês de julho, a produção de leite acumulou queda de 4,8% em relação a 2018. A situação começaria a reverter-se a partir de agosto. Segundo o boletim do Observatório da Cadeia Láctea Argentina (Ocla), a produção acumulada nos 7 meses de 2019 mostra queda de 4,8% quando comparada com 2018, e a média móvel dos últimos 12 meses registra decréscimo interanual de 2,1%.

Cotas/Canadá – Atualmente os produtores de leite do Canadá acham difícil encontrar mais cota de manteiga para comprar. A Comissão Canadense de Lácteos calcula a meta de produção de leite do país, mensalmente. Essa meta, ou cota total, é expressa em quilos de manteiga e é monitorada de forma a refletir mudanças na demanda e na oferta.

Lácteos/Rússia – Vladimir Putin assinou um projeto de lei que eleva o imposto de valor agregado (IVA) sobre o óleo de palma, entre 10% e 20%. A medida pretende apoiar a indústria de laticínios e deverá entrar em vigor no dia 1º de outubro de 2019.

Produção/China – O apetite da China por lácteos australianos continua crescendo e não apenas a demanda por produtos lácteos. Recente delegação comercial da Austrália para a Exposição de Lácteos - 2019 de Tianjin na China, encontrou oportunidades para aumentar a exportação de gado vivo, além de expandir as exportações de sêmen de bovinos e promover pesquisas em conjunto.  

Tecnologia na produção do leite - O governador Carlos Massa Ratinho Junior reforçou na última quinta-feira (15), na Agroleite, em Castro, a necessidade de o Paraná agregar tecnologia e industrialização à produção do leite, mantendo o Estado em uma posição de destaque no País. Em sua 19ª edição, a feira é uma das principais vitrines do Brasil de novas tecnologias para o setor.

CTC/leite - A situação da produção e a qualidade do leite no Brasil foram debatidas nessa semana, em Brasília, na 1ª reunião da Comissão Técnica Consultiva (CTC/Leite). Participaram da reunião representantes da Rede Brasileira de Laboratórios da Qualidade do Leite (RBQL), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados e das secretarias de Política Agrícola, de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação e de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leite/AR – A desvalorização progressiva da moeda argentina registrada até julho passado provocou melhora substancial no preço do leite recebido pelos produtores de leite. Mas, esse fenômeno começará a desinflar a partir deste mês de agosto.

De olho na Bahia - Conhecidos como os maiores produtores de derivados lácteos do mundo, os neozelandeses estão de olho em novas oportunidades de negócios no Brasil.

Leite orgânico - Fornecedores de leite orgânico da Nestlé estão adotando o monitoramento individual do rebanho por sensores eletrônicos. O projeto, batizado de Cowsense, prevê o uso de inteligência artificial para identificar o comportamento padrão dos animais por meio de coleta de dados com sensores e alertas ao produtor quando esses indicadores se desviam do padrão.

Italac - No decorrer desta semana está acontecendo o evento Agroleite da Castrolanda em Castro-PR. A ITALAC conquistou pela terceira vez consecutiva o Troféu Agroleite como Laticínio Destaque do ano.

Pecuária de leite - No município de Chopinzinho, no Sudoeste paranaense, o produtor Rafael Vilmar Matte Carlin faz o melhoramento genético do rebanho há cerca de 25 anos, utilizando técnicas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) com sêmen sexado (permite a escolha do sexo da cria antes do processo) e acasalamento direcionado para aumentar a produção de animais geneticamente superiores.

Troféu Agroleite 2019 - Expectativa, suspense, anúncio, vibração. Esse foi o tom da 18ª edição da cerimônia do Prêmio Troféu Agroleite.

Lácteos - Com o acordo Mercosul-União Europeia, a expectativa do setor brasileiro de lácteos é de aumentar as vendas de leite e derivados.

Investimento Piracanjuba - O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (14), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o diretor-superintendente da empresa de laticínios Piracanjuba, Cesar Helou. Na reunião, o executivo confirmou dois novos investimentos da Região Sudoeste do Paraná que, somados, atingem o valor de R$ 110 milhões. A previsão é que os empreendimentos gerem 370 empregos diretor.

China - Segundo o Ministro da Agricultura da China, Wei, a China aumentará suas importações de lácteos na próxima década, apesar de os esforços do governo para se tornarem mais auto-suficiente.

Nestlé - A Nestlé Brasil está investindo R$ 45 milhões em Feira de Santana para instalar três novas linhas de produção de Nescau Pronto para Beber (RTD). Com tecnologia mais moderna, os equipamentos operam em alta velocidade e terão capacidade para produzir até 75 mil toneladas/ano, além de oferecem flexibilidade para formatos diferenciados, de 150 ml até 350 ml. As novas máquinas estarão em funcionamento a partir do primeiro semestre de 2020 e abrirão em torno de 140 postos de trabalho.

Intestino da vaca - Tecnologias de DNA de ponta descobriram milhares de insetos no estômago de vacas que poderiam melhorar a produção de carne e leite e manter o gado saudável.

Preços/AR – Sem preços certos para os produtos, não se descartam ajustes que poderiam se iniciar com 8% para o consumo interno. O produtor olha pela janela, está quieto e não é porque está com frio. Sabe que deve racionar os insumos por pelo menos uma semana para não sair comprando a qualquer preço. Além do que está vinculado ao âmbito político, a paralisação é normal nesse momento.

Produção/UR – Entre janeiro e junho deste ano, 89 produtores de leite deixaram a atividade, de acordo com dados oficiais do Fundo de Financiamento e Desenvolvimento Sustentável da Atividade Leiteira (FfDSAL). A comissão administradora desse fundo é integrada por representantes do Ministério da Pecuária, outros dois delegados dos ministérios da Indústria e Economia, além de representantes dos produtores, da indústria de laticínios e do Inale.

Codex Alimentarius - Os alimentos produzidos no Brasil são controlados, testados e aprovados. Quando há resíduos, estão muito abaixo do que é permitido pelos códigos internacionais.

"plano de saúde"