Pir550

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

Subsídios/EUA – O secretário de Agricultura dos Estados Unidos da América (EUA), Sonny Perdue, anunciou que o pacote de ajuda para proteger os produtores norte-americanos – para compensar as perdas geradas pela “guerra comercial” contra a China – chegará a 16 bilhões de dólares este ano.

Brexit - Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido, anunciou nesta sexta-feira, 24, que deixará o cargo em 7 de junho para que o Partido Conservador possa escolher um novo líder, que será responsável por concretizar o Brexit, algo que ela não conseguiu fazer.

Sexta, 24 Maio 2019 15:59

EUA confirmam ajuda de até US$ 16 bi

Plano agrícola/EUA - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou ontem os detalhes do pacote preparado pelo governo para ajudar os produtores rurais do país a minimizar os reflexos negativos das disputas comerciais entre Washington e Pequim.

OCDE - Os Estados Unidos decidiram nesta quinta-feira, dia 23, apoiar formalmente a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O anúncio foi feito durante a reunião do grupo, em Paris.

Brexit - A ministra Andrea Leadsom - importante apoiadora do Brexit - pediu demissão do governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, nessa quarta-feira (22), elevando a pressão sobre a líder. O pedido de demissão foi feito após o fracasso de uma nova proposta para o Brexit, apresentado pela premiê.

Quinta, 23 Maio 2019 17:15

PIB da Alemanha fica estável no 1T19

PIB/Alemanha - O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, maior economia da Europa, ficou em 0,4% no primeiro trimestre de 2019, segundo dados da agência federal de estatísticas Destatis. O número veio em linha com o registrado no trimestre anterior (0,4%).

Reino Unido - O índice de preços ao consumidor no Reino Unido registrou alta de 0,6% em abril na comparação com o mês anterior, anunciou nesta quarta-feira, 22, o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

Mercosul - De acordo com a Câmara de Comércio do Mercosul, depois de praticamente duas décadas de negociações, o governo brasileiro conseguiu avanço nas negociações, ao lado da Argentina, com a União Europeia.

Taxa de juros - Mais fraqueza da inflação pode levar o Federal Reserve a cortar a taxa de juros, mesmo que o crescimento econômico mantenha seu ritmo, disse James Bullard, presidente do Federal Reserve de St. Louis, nesta quarta-feira.

Guerra comercial - A China tem que se preparar para tempos difíceis já que a situação internacional é cada vez mais complexa, disse o presidente chinês, Xi Jinping, em comentários divulgados pela mídia estatal nesta quarta-feira, no momento em que o país enfrenta aumentos de tarifas em uma guerra comercial com Washington.

Brexit - Em sua tentativa mais recente de solucionar o impasse do Brexit, a primeira-ministra britânica, Theresa May, ofereceu ao Parlamento a possibilidade de votar a respeito da realização ou não de um novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

OCDE - Apenas alguns anos depois de passar pela pior recessão de sua história, o Brasil corre o risco de voltar a registrar recuo da sua economia. O quadro negativo foi apresentado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Soja/EUA – O plantio de soja nos Estados Unidos segue atrasado na comparação com o mesmo período do ano passado e na média dos últimos cinco anos. De acordo com relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nesta segunda-feira, os trabalhos de campo no país atingiram 19%, contra 9% na semana anterior.

Guerra comercial - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a China pretende se tornar a maior economia do mundo, mas que isso não vai acontecer enquanto ele estiver no poder.

Japão - O crescimento econômico do Japão acelerou inesperadamente no primeiro trimestre, impulsionado pelas exportações líquidas e indo contra expectativas de contração na terceira maior economia do mundo.

Guerra comercial - Os produtores norte-americanos enfrentam um dos piores momentos do setor em mais de 30 anos e começam a pedir agilidade ao presidente Donald Trump quando o assunto é uma solução para a guerra comercial com a China.

Abertura de mercado - Os chineses foram receptivos e ficaram de analisar as propostas apresentadas pelo Brasil para abertura de mercado para proteínas, frutas, grãos e lácteos, afirmou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, no último dia da missão asiática na China.

Seca/Coreia do Norte - A Coreia do Norte anunciou que a quantidade de chuvas e nevascas neste ano são as menores em 37 anos. Há poucos dias, a ONU expressou preocupação com a falta de alimentos no país.

China - O Ministério do Comércio da China afirmou nesta quinta-feira, dia 16, que não tem qualquer conhecimento sobre planos dos Estados Unidos para uma visita de autoridades a Pequim para continuar com as negociações comerciais.

Redução taxas de juros - O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, está pedindo novamente que o Federal Reserve, o banco central americano, reduza as taxas de juros. Desta vez, ele disse que a medida iria ajudar o país a vencer a guerra comercial com a China.

"plano de saúde"