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Sexta, 08 Fevereiro 2019 15:38

EUA – Os queijeiros enfrentam desafios diferentes dos enfrentados pelo chamado “Big Dairy”

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Desafios/EUA – A American Cheese Society (ACS) vem acompanhando as recentes lutas enfrentadas pelo setor lácteo dos Estados Unidos, incluindo os baixos preços do leite e o excedente recorde de queijos. Mas, organização sem fins lucrativos percebe uma dissociação entre o setor como um todo, e agricultores independentes.  

A ACS representa os produtores de queijos artesanais e especializados dos Estados Unidos, assim como o mercado de distribuição e varejo. A sociedade, constituída em 1983, conta com 2.400 membros, e quer ser líder na promoção e apoio aos queijos norte-americanos. Relatório recente revelou o recorde de 1,4 bilhões de pounds, [aproximadamente 635 mil toneladas] de queijos excedentes nas câmaras frias dos Estados Unidos o que levou as indústrias debaterem o assunto para detectar, causas, efeitos e soluções. Entretanto, não é incomum o excedente de queijos quando o preço do leite está baixo e as vendas de leite fluido em declínio.

Consumo de queijo

De acordo com Nora Wiser, diretoria executiva da ACS, os produtores de commodities fazem muito do queijo visto no varejo e que abastecem os restaurantes. Isto é predominantemente o queijo que também constrói as pilhas excedentes de queijo e constituem os desafios dos preços e da demanda.

Os pequenos produtores de queijo e queijos especializados enfrentem um problema diferente – nem sempre são capazes de atender à demanda. O queijo artesanal é produzido em pequenas quantidades e elaboradoras com processos muito mais simples do que os queijos produzidos em grande escala.

A crise dos preços do leite fluido não afetou os membros da ACS da mesma forma que os outros grandes atores do setor lácteo. Os produtores de queijo artesanais que produzem, por exemplo o leite de cabra, não estão enfrentando problemas de excedentes.

Mas, Weiser acredita que ainda assim pode afetar a indústria de queijos especiais. Com mais queijo no mercado, ou queijos com descontos acentuados, afetam as vendas de um modo geral. Ela reconhece que os consumidores que compram queijos commodities e aqueles que compram queijos especiais não são mutuamente exclusivos.  

“O mesmo consumidor que compra muçarela para fazer pizza em casa, também pode comprar uma seleção de queijos especiais para uma festa. Existe uma sobreposição de pessoas no consumo de queijos”, disse ao DairyReporter.

Mas queijo é a maior categoria de alimentos especiais nos Estados Unidos e continua crescendo. Os jovens consumidores, em particular, estão à procura de produtos naturais e produzidos localmente. Eles estão se afastando dos queijos ou alimentos processados de um modo geral.

Disso resultou grande parte do recente crescimento dos queijos artesanais e especiais. “É interessante ver que existe mais demanda em algumas áreas, mas, excedente em outras”, observou Weiser.

A recente análise da ACS sobre produtores de leite norte-americanos, descobriu em sua pesquisa anual, que 92% dos produtores de queijos afirmam que a manutenção da rentabilidade é a preocupação atual. As margens de lucro estão diminuindo e 24% dos produtores de queijo registraram receita bruta anual inferior a US$ 50.000 em 2017.  

Promovendo os lácteos

Antes do Super Bowl do último fim de semana nos Estados Unidos, os produtores de leite de Wisconsin projetavam que os americanos comprariam 88 milhões de quilos de quijo antes do grande dia. É um dos maiores “feriados para comida”, e o consumo médio anual de queijo nos EYA mais que triplicou desde 1970.

O queijo de alta qualidade sempre teve um lugar na mesa de lanches do Super Bowl em pratos populares como pizza, nachos e molhos, mas, outros lácteos também apareceram em menor escala este ano. As vendas de queijo sempre aumentaram na época do Super Bowl, mas, com as dificuldades atuais, os grandes laticínios buscavam um grande impulso.

A Dairy Management Inc. (DMI) aproveito o poder de propaganda do fim de semana lançando alguns comerciais de 30 segundos. Os pontos de destaque da campanha da DMI Undeniably Dairy, foi criado em cima do slogan “aumentar a confiança e relevância do leite”.

Os anúncios usaram um tema, o futebol, com os árbitros revisando as peças em um “estande de lácteos” que incentiva o consumo real de laticínios. Inegavelmente a Dairy também produz artigos com histórias de produtores de leite para o seu site Dairy Good.

Informações adicionais

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  • Fonte da Notícia: Dairy Reporter – Tradução livre: www.terraviva.com.br
  • Data: Sexta, 08 Fevereiro 2019
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